Como a empatia tem transformado os projetos de tecnologia

Por Nana Baffour,ย Chairman, CEO & Chief Culture Officer da Qintess

Ao longo de minha carreira, aprendi duas liรงรตes fundamentais sobre o mundo dos negรณcios. Em primeiro lugar, estรก o fato de que nรฃo hรก uma fรณrmula mรกgica para ser bem-sucedido. A segunda รฉ que, invariavelmente, o รชxito nos negรณcios depende da combinaรงรฃo de ofertas atraentes, que entreguem o que os clientes realmente precisam, e atendimento personalizado, alinhado ao que os consumidores querem. Ou seja, para se sobressair, รฉ necessรกrio entender quem estรก do outro lado e isso exige um exercรญcio cotidiano de colocar-se โ€œno lugar do outroโ€. ร‰ preciso ter empatia, portanto.

ย  ย  ย  ย  ย  ย  ย Em tempos de engajamento digital e descentralizaรงรฃo das rotinas de trabalho, ser capaz de ler e se colocar na posiรงรฃo dos outros รฉ uma habilidade valiosa para a gestรฃo dos negรณcios, para o trabalho em equipe e, inclusive, para o desenvolvimento de novos projetos de tecnologia.

De acordo com especialistas, a capacidade de entender as outras pessoas รฉ um dos principais ativos da inteligรชncia emocional necessรกria para a construรงรฃo de uma carreira sรณlida neste sรฉculo XXI. Estudos indicam que os valores associados ร  empatia, autoconhecimento, motivaรงรฃo, autogestรฃo e relacionamento social sรฃo responsรกveis por quase 60% da performance de um profissional hoje em dia.

O ponto รฉ que a empatia, de fato, รฉ um poderoso elemento para integrar equipes, mostrando que todos estรฃo no mesmo barco e tรชm responsabilidades e papeis diferentes. Saber os desafios e o valor de cada um nos ajuda a compreender as dificuldades e as oportunidades de melhoria, tornando a realidade muito mais colaborativa e agradรกvel.

Do ponto de vista da produรงรฃo, porรฉm, os ganhos de se adotar uma postura atenta ร s necessidades dos outros tambรฉm sรฃo inegรกveis. Entender profundamente os desejos e demandas dos consumidores รฉ fundamental para construir soluรงรตes realmente prรกticas e atraentes. Se os clientes de sua empresa sempre reclamam de um determinado problema, propor soluรงรตes para atendรช-los de forma mais cuidadosa certamente ajudarรก sua companhia a gerar novas vendas e, acima de tudo, relacionamentos mais sรณlidos para o futuro.

Este princรญpio tambรฉm vale para quem estรก desenvolvendo os rumos da inovaรงรฃo tecnolรณgica. Pesquisas recentes mostram que 35% dos consumidores utilizam dois ou mais canais para se conectar com uma marca e, dentro desse universo, osย millennialsย preferem ser atendidos porย botsย automatizados. Alรฉm dos limites das vendas, os assistentes virtuais eย chatbotsย tambรฉm jรก sรฃo uma realidade no ambiente de trabalho. Estudos indicam que atรฉ 2024 essas tecnologias substituirรฃo quase 69% da carga de trabalho mundial dos profissionais em cargos de gerรชncia.

Isso significa que todas as empresas, em qualquer segmento de atuaรงรฃo, precisarรฃo adaptar-se aos relacionamentos com a Inteligรชncia Artificial (IA), investindo em inovaรงรตes tecnolรณgicas capazes de gerar mais confianรงa junto aos clientes e, assim, melhores resultados. Mostrar que a nova era pode ser autรดnoma e ao mesmo tempo personalizada, porรฉm, รฉ um desafio a ser vencido diariamente e contar com soluรงรตes que considerem a empatia como um pressuposto bรกsico certamente ajudarรก as organizaรงรตes nessa tarefa.

Estar em um carro autรดnomo, por exemplo, pode causar certo estranhamento no comeรงo, mas isso certamente serรก revertido com um produto inteligente, desenvolvido para atender os clientes de acordo com seus gostos e opรงรตes. A personalizaรงรฃo รฉ a chave dessa mudanรงa de estรกgio da tecnologia. Mas isso exige que os projetos de transformaรงรฃo digital de hoje sejam pensados, tambรฉm, para estimular a colaboraรงรฃo, a empatia e a valorizaรงรฃo das pessoas.

Para isso รฉ imprescindรญvel praticar esses valores dentro das organizaรงรตes, adotando uma estratรฉgia centrada em pessoas, que sรฃo os principais agentes propulsores da transformaรงรฃo digital. No mundo corporativo, empatia significa aceitar a diversidade, estar sempre aberto a sugestรตes e ter disposiรงรฃo para tentar o novo, compreender os erros e, a partir deles, aprender novas liรงรตes. Um ambiente que acolhe a inovaรงรฃo certamente terรก mais sucesso na hora de desenvolver e propor soluรงรตes realmente disruptivas.

ย  ย  ย  ย  ย  ย  ย Estรก na hora de abrir espaรงo para as ideias e para as diferenรงas que cada um de nรณs tem em si. Ao utilizar esse potencial, a indรบstria estarรก preparada para criar tecnologias atraentes e assertivas para atender as pessoas. A liรงรฃo do futuro รฉ entender como transformar a capacidade de ouvir as pessoas verdadeiramente e entender seus anseios para entregar o que buscam. Esse รฉ o caminho certo e nรฃo nos resta outra opรงรฃo a nรฃo ser percorrรช-lo atรฉ o fim.

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