A qualidade dos anúncios e a redução do esforço operacional foram fundamentais para que a Electrolux pudesse focar na estratégia de vendas
Com mais de 100 anos de existência, a Electrolux é uma multinacional sueca que, em 2019, foi reconhecida como a marca de eletrodomésticos mais vendida no Brasil. A centenária possui um notável histórico, que abrange mais de 40 milhões de produtos vendidos ao ano a clientes de 150 países e mais de 20 fábricas só na Europa. Em seus pilares carrega o propósito de reinventar as experiências de sabor, cuidado e bem-estar, visando criar uma vida agradável e sustentável para milhões de pessoas no mundo.
No ano passado, em sua estratégia omnichannel e buscando sucesso nas vendas durante a Black Friday, a Electrolux decidiu facilitar a experiência de compra dos consumidores com uma loja oficial em um dos maiores marketplaces da América Latina, o Mercado Livre. Entretanto, a gigante sueca enfrentou problemas para formalizar a integração utilizando a plataforma já utilizada pela empresa.
“O principal desafio foi o fato de o Mercado Livre possuir uma série de atualizações de cada anúncio e nosso sistema não conseguir fazer a integração direta e acompanhar as mudanças”, explica Jorge Nascimento, analista de marketplace da Electrolux. A partir deste transtorno, a Electrolux resolveu buscar outra solução e novamente não obteve sucesso. “Buscamos outro integrador, que até fazia a integração com o Mercado Livre, como queríamos, mas nos trouxe um problema muito grande com a questão da gestão do catálogo, que não possuía informações completas, como dimensões, embalagens e outros atributos, e não fazia atualização de forma massiva, dificultando o poder de decisão do cliente”, conta.
Faltando menos de um mês para a Black Friday, a Electrolux iniciou então uma busca para encontrar a melhor plataforma, que atendesse todas as necessidades da multinacional, e por meio da indicação, a empresa conheceu o ANYMARKET, uma das maiores plataformas de vendas em marketplaces da América Latina para atender ao universo e-commerce, que diferentemente dos outros sistemas, não apresentou falhas e realizou a migração de sistema em tempo recorde para a sexta-feira mais esperada do ano: duas semanas.
“O ANYMARKET entendeu nossas necessidades, solucionou nossas dúvidas e por isso iniciamos o processo de integração, que fluiu muito bem. Além da parte técnica, o ANYMARKET foi parceiro na parte de atendimento. Todas as preocupações, questionamentos que tínhamos, tudo era conversado e sanado”, comenta Jorge.
A mudança na plataforma da Electrolux com a integração do ANYMARKET foi nítida e permitiu uma fluidez maior no dia a dia do trabalho, pois atendeu a todas as entregas que o Mercado Livre traz de inovação apresentando soluções em conjunto.
Além disso, todas as exigências da multinacional foram implantadas: todos os produtos possuem uma ficha técnica completa, com diferencial da marca e capacidade do produto, por exemplo, além da breve descrição; e graças ao dashboard com informações em tempo real, a gestão comercial da Electrolux consegue tomar decisões mais rápidas sobre atualização de preço e estoque, impacto do valor das vendas, aspectos fundamentais para todas as operações de e-commerce.
De acordo com Jorge Nascimento, a Electrolux tem o ANYMARKET incluso nos planos futuros da empresa e o foco agora é em estratégia comercial. “Nosso futuro será de fato com o ANYMARKET. A plataforma merece nota 10 e teve um papel muito importante na nossa Black Friday! Não adianta ter um sistema bom se você não tem um bom atendimento. Além de intuitiva, há também uma equipe que ajuda muito a entender todas as ferramentas que você tem. Cada vez mais deixamos de olhar a parte operacional, que era o problema lá atrás, para podermos focar na parte estratégica comercial, pois o operacional está bem resolvido. Eu indicaria o ANYMARKET para qualquer empresa porque a parceria, de fato, foi muito boa”, conclui o colaborador da Electrolux.
O ANYMARKET registrou em 2019 a melhor Black Friday da história da empresa com 98 milhões de requisições realizadas em apenas um dia, sendo mais de 1.100 por segundo com 100% de disponibilidade durante a data de vendas mais aguardada do ano. Ainda durante a Black Friday, o ANYMARKET contou com uma equipe de 100 pessoas se revezando em plantões de 24 horas acompanhando o processamento de mais de 100 pedidos processados por minuto.
Também no ano passado, um dos melhores da história da empresa, o ANYMARKET cresceu de 137%, conquistou mais de 500 clientes, com destaque para a conquista de clientes como GPA, Electrolux, Cobasi, Oster, Cadence, Lacoste, Acer, Etna, Kipling, Diesel e New Balance, Atlas, Ellu’s, Richards, VR e Camicado, entre outros e recebeu avaliação 10 em mais de 89% dos atendimentos.