sábado, 22 fevereiro 2025
21.3 C
Curitiba

Gartner alerta fabricantes e concessionárias de automóveis para melhorarem modelos de vendas on-line por causa do coronavírus

Situação sem precedentes também aumenta a necessidade de serviços pós-venda sem contato

 

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que para mitigar uma provável queda nas vendas de carros e garantir a segurança dos funcionários e clientes durante a pandemia de coronavírus, os fabricantes de equipamentos (OEMs – Original Equipment Manufacturers, em inglês) e as concessionárias de carros deveriam fazer a transição para serviços e vendas on-line simples e de ponta a ponta.

As medidas de contenção ao COVID-19 estão forçando o fechamento de showrooms de carros em muitos países, e isso também está aumentando a exigência de um processo de compra on-line completo e eficaz. “Atualmente, a maioria dos fabricantes e concessionárias de carros nos principais mercados, incluindo Estados Unidos, China, Alemanha e Reino Unido, não oferecem um canal de vendas on-line de ponta a ponta que otimize o processo de compra”, diz Pedro Pacheco, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Fabricantes e concessionárias deveriam configurar plataformas de vendas diretas nas quais os usuários possam comprar um carro em apenas três cliques, recebendo-o em sua casa. Este modelo deveria ser usado para configuração e inventário de automóveis.”

O Gartner recomenda investir em tecnologias de realidade aumentada e virtual para oferecer aos compradores on-line uma experiência mais abrangente ao especificar os requisitos do carro. Além disso, o investimento em um chatbot avançado com inteligência artificial poderia ajudar, respondendo a uma ampla gama de perguntas dos clientes. Os fabricantes e as concessionárias de carros também deveriam garantir total transparência dos preços para evitar problemas de preços e longas negociações, o que frustra os compradores.

Embora muitos consumidores hesitem em comprar um carro nas circunstâncias atuais, os fabricantes e as concessionárias de automóveis ainda precisam oferecer mais flexibilidade. “Os fabricantes e lojas poderiam considerar uma plataforma digital que oferecesse um modelo de assinatura baseado no uso, que permite ao consumidor escolher um carro, com a liberdade de sair do contrato em um prazo muito curto”, avalia Pacheco.

Além disso, os fabricantes e as concessionárias precisam considerar o aprimoramento de sua estratégia de pós-venda. Eles deveriam criar um hub on-line onde os usuários possam comprar peças, marcar compromissos de manutenção e encontrar todas as informações em um modelo de pós-venda “sem contato”. Com essas opções, os clientes não terão contato físico com nenhuma outra pessoa, e essas alternativas podem cobrir reservas de serviços, coleta e devolução de veículos, assistência na estrada e pagamento on-line. Este é um modelo que concessionárias de carros e oficinas também podem adotar para continuar atendendo os clientes no futuro.

“A velocidade da mudança é crucial para a sobrevivência dos fabricantes e das concessionárias de carros em tempos de confinamento e insegurança”, afirma o analista. “Diante do fechamento de fábricas e showrooms, é essencial que as montadoras elaborem uma forte carteira de pedidos on-line para garantir que, depois que as fábricas e as lojas reabram, elas possam se recuperar rapidamente.”

Destaque da Semana

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

Dieta carnívora: por que comer só produtos de origem animal é um risco

Sucesso nas redes sociais, o plano alimentar recomenda a...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor