Quarentena: confira cinco recursos que podem ajudar os professores durante esse período de adaptação ao universo digital

Em função dos efeitos da pandemia de Covid-19 a transformação digital de todo o ambiente escolar precisou ser acelerada de uma forma sem precedentes. Com o fechamento das instituições de educação, sejam elas de nível básico, superior ou mesmo extra curricular, muitos são os desafios que se apresentam não apenas na esfera da gestão ou da adaptação dos alunos, mas principalmente na reinvenção dos professores.

A continuidade do aprendizado de maneira remota em função da quarentena decretada na maior parte dos Estados tem contado com uma série de plataformas e ferramentas que permitem a transmissão online das aulas e até mesmo a interação dos estudantes. E, para que seja efetivo, os docentes precisam ser os regentes no sentido de transmitir conhecimento e de engajar a audiência nas atividades, o que envolve o desenvolvimento de novas habilidades.

Então, para auxiliar professores que desejam aprofundar seu conhecimento em torno de uma atuação digital e também em diferentes abordagens ou recursos remotos, Cambridge Assessment English, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge voltado para exames de proficiência e preparo de professores, criou uma lista de recursos — disponíveis aqui — que podem ajudar os professores nesse momento repleto de incertezas. Além disso, o departamento também listou abaixo uma série de aplicações gratuitas que podem ser acessadas sem sair de casa. Veja a seguir:

MOOC Teaching English Online

Se a necessidade no momento for se posicionar como um professor à distância, um MOOC (curso online virtual) completo que ensina a transferir suas habilidades de ensino para um contexto online está disponível sem nenhum custo. Durante quatro semanas a partir da sua inscrição os especialistas de Cambridge English aprofundam como é atuar em um contexto diferente do físico, estratégias de engajamento, planejamento de aula e desenvolvimento contínuo de acordo com o breve avanço da tecnologia. O “Teaching English Online” pode ser acessado na plataforma Future Learn. Mais de 57.000 pessoas em cerca de 180 países já fizeram esse curso.

Agenda de webinars

O departamento da Universidade de Cambridge preparou também uma agenda de webinars totalmente voltada para auxiliar o processo de atualização e de educação contínua dos docentes, principalmente os que lidam com disciplinas de linguagens. Eles são gratuitos e acontecem de forma remota. Abaixo um resumo de tudo o que será tratado:

Teaching Mixed Ability Classes será um bate-papo rápido a respeito de algumas abordagens metodológicas para o ensino de diferentes habilidades em aula. Clicando nesse link você consegue se inscrever para participar;

Já o Combining Exams and Life Skills propõem uma reflexão a respeito de quais são seus objetivos enquanto professor. Passar conhecimento, preparar alunos para serem aprovados em exames importantes ou ajudá-los a desenvolver importantes habilidades para a vida? Esse webinar explora quais são exatamente essas habilidades, passando por pontos como colaboração, inteligência emocional e responsabilidade social. Ajuda também a entender como mesclar a partilha de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e preparo para exames. Esse é o link para inscrição.

Com uma abordagem mais prática, o Getting Feedback Write! é voltado para diferentes maneiras de fornecer um feedback a respeito da produção de redações dos alunos. O link de inscrição é esse;

E, com foco total em professores de inglês, há ainda outras três opções:

Write fromthe Start mostrará como iniciar o aprimoramento da habilidade da escrita em inglês com os alunos mais jovens, dos níveis A1 Movers e A2 Flyers and Key. Esse é o link para inscrição.

B1 Preliminary for Schools in the classroom vai dar ideias e dicas de preparação e revisão para os exames B1 Preliminary e Preliminary for Schools. Aqui você pode se inscrever para participar;

Writing at B2 and above mostra para o professor como auxiliar seus alunos do nível B2 a melhorarem cada vez mais a habilidade da escrita. Aqui você pode se inscrever para participar;

Por fim, o Speaking activities and assessment voltado para a habilidade oral no idioma, esse webinar aborda diferentes atividades para o treino de pronuncia e avaliação do nível de domínio dos alunos. Aqui você pode se inscrever para participar;

E não precisa se preocupar caso perca algum conteúdo! Apesar da transmissão ao vivo ser em datas e horários pré estabelecidos, o canal oficial de Cambridge English no YouTube hospeda todas as gravações para acesso posterior.

Além disso, há dois recursos já existentes no portfólio de Cambridge English que também podem ser muito úteis nesse momento, veja:

The Digital Teacher

Voltado para o aperfeiçoamento digital dos docentes de qualquer disciplina, o recurso é totalmente gratuito e convida cada profissional a se autoavaliar levando em consideração a familiaridade com as tecnologias que surgem no ambiente da educação.

A partir de um teste remoto rápido a plataforma identifica o nível pessoal de habilidades em algumas competências-chave que abordam desde produtividade, aspectos legais e gerenciamento das informações, passando por metodologia, aperfeiçoamento do idioma e adoção de recursos, até colaboração, curadoria, plano de aula, integração entre canais de ensino e avaliação.

Com esse panorama são indicadas sugestões de caminhos para o desenvolvimento profissional, que envolvem leituras, webinars, MOOCs, e também dicas práticas que podem ser adotadas com facilidade no dia-a-dia, como apps, sites e soluções em nuvem, por exemplo.

No portal há ainda uma seção voltada para o compartilhamento de exercícios e modelos de tarefas que podem ser aplicadas para si mesmos ou para os alunos dentro e fora da sala de aula; reviews elaborados por especialistas sobre diferentes aplicações e um blog para que a comunidade de professores divida histórias sobre as suas jornadas digitais.

Para acessar basta clicar no link: https://thedigitalteacher.com/

Write&Improve

Apesar de não ser um recurso específico de desenvolvimento de habilidades, o Write&Improve, plataforma de estímulo da escrita em inglês, pode ser um aliado dos docentes no dia a dia virtual em função da otimização de tempo.

De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

Depois da correção o usuário pode refazer sua redação e submeter à plataforma novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível, que segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

É possível escolher entre os níveis iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana); intermediário (com temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea ou discorrer sobre o que acontece quando não há uma boa conexão com a internet); ou ainda avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

Além disso, uma área da ferramenta dedicada a professores, que até então contava com um período de degustação gratuito de 14 dias, teve esse prazo estendido para dois meses. Trata-se do Class View, seção da ferramenta onde os professores podem agrupar seus alunos por classe, definir atividades para os estudantes, recebe-las corrigidas pela ferramenta, acrescentar seu próprio feedback, e ainda obter relatórios por tarefa, por aluno e por classe.

Ou seja, é possível que a plataforma seja incorporada para lições de casa e, ao delegar o papel operacional da correção para ela, o professor ganha mais tempo para tratar dos pontos de melhoria quando está em contato com os alunos.

Exam Booster

Cambridge University Press, editora da Universidade de Cambridge, disponibilizou de forma gratuita alguns dos seus títulos da família Exam Booster, voltados para prática dos exames de Cambridge English. É possível baixar os volumes B1 Preliminary e Preliminary for SchoolsB2 First e First for Schools; e C1 Advanced. Os títulos podem ser indicados pelos professores aos alunos, isso ajuda (ainda mais) no preparo para os testes de proficiência que eles desejam aplicar no futuro.

Para que todos tenham acesso aos conteúdos citados acima com mais facilidade, eles ficam hospedados em uma ala própria do site de Cambridge English: https://www.cambridgeenglish.org/pt/supporting-teachers/. Além disso, há a página no Facebook dedicada aos professores, Cambridge English Teaching que é atualizada com conteúdos diários que podem auxiliar a categoria.

anna.beatriz@growthcomunicacoes.com.br

Destaque da Semana

IA impulsiona outsourcing de TI e reduz tempo de contratação em 82%

Agilidade no recrutamento amplia demanda por serviços de alocação...

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Manter o equilíbrio em uma perna ajuda a avaliar a saúde ao envelhecer

Estudo sugere que, com a idade, o chamado equilíbrio...

Amigos do HC realiza venda de obras de arte em campanha beneficente

O valor arrecadado será revertido para reforma da sede...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor