Promovida pelo Instituto Ânima e UNICURITIBA, roda de conversa online com a participação da mestre em Educação, Barbara Born, da Universidade de Stanford, será na sexta-feira às 17h
A importância da formação docente ser pensada como um conjunto de saberes e fazeres que potencializem a capacidade para lidar com a complexidade da sala de aula. Este será o mote central da roda de conversa realizada na sexta-feira (29/5), às 17h, pelo Instituto Ânima e o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/webinar-formacao-professores.
O encontro virtual que abordará as práticas formativas e a aprendizagem profissional de professores em formação inicial terá a participação da mestre em Educação, Barbara Born, doutoranda nos programas Internacional e Comparado de Educação, Currículo e Formação de Professores da Universidade de Stanford (Califórnia – Estados Unidos).
Também participará do encontro a mestre e doutora em Medicina-Biomedicina, Fernanda Sarmento Fagundes Netto, líder de formação de professores no Instituto Ânima e coordenadora do Programa de Especialização Docente da Universidade de Stanford.
O webinar será mediado pela mestre em Educação Matemática, Alessandra Silva, com Extensão Universitária no Programa de Especialização Docente da Escola de Educação da Universidade de Stanford, coordenadora do Programa de Especialização Docente – PED Brasil e de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Ânima.
A COMPLEXIDADE DA SALA DE AULA
Pesquisadora de mecanismos para melhorar a qualidade dos programas de formação contínua de educadores no Brasil, Barbara Born fala sobre a importância de discutir a formação de professores justamente em um período como o atual – a pandemia do novo coronavírus que obrigou educadores a se reinventarem.
A especialista reconhece que professores da educação básica têm se desdobrado, por exemplo, para tentar ajudar os estudantes a continuar aprendendo em tempos de pandemia e a formação é essencial. “Não é fácil ensinar em plataformas tão distintas, ainda mais quando consideramos todas as limitações que os alunos podem ter em suas casas”, comenta.
Uma forma interessante para propor aprendizagens que sejam ao mesmo significativas e rigorosas, comenta Barbara, é pensar em como os objetivos de aprendizagem disciplinares se relacionam com a vida dos alunos e com o momento que estão vivendo.
“A partir daí, a ideia é propor atividades que os estudantes possam fazer em casa e que exijam olhar para o conhecimento da disciplina de forma aplicada, que faça sentido”, sugere a pesquisadora, que durante quase dez anos trabalhou como professora em escolas públicas e privadas de São Paulo.
SERVIÇO
• O quê: Roda de conversa “Formação de Professores do Ensino Básico”
• Quando: Sexta-feira (29/5), 17h
• Onde: canal do YouTube do Instituto Ânima
• Quanto: Gratuito
• Inscrições: bit.ly/webinar-formacao-professores