ยท As companhias pesquisadas tรชm, atualmente, uma mรฉdia de quatro canais de venda; nos prรณximos dois anos, esse nรบmero pode chegar a 6,5, impulsionado, sobretudo, pelo crescimento dos canais digitais;
ยท Os canais de comunicaรงรฃo mais importantes para a estratรฉgia das organizaรงรตes sรฃo o Instagram (63%), o Facebook (61%) e o Google (46%).
“O varejo e o desafio de personificar a tecnologia – Comunicaรงรฃo centrada no consumidor”, nova pesquisa da Deloitte, mostra como as organizaรงรตes do varejo e de bens de consumo tรชm investido na relaรงรฃo com os clientes, seja por meio da oferta de novos canais de comunicaรงรฃo e de venda, seja buscando produzir conteรบdo voltado a engajar o pรบblico.
“Em um ambiente onde os consumidores estรฃo buscando novos meios de consumir, o meio digital รฉ a forma que cresce para atender essa demanda. As empresas que jรก investiam nesses canais antes da crise saรญram na frente nessa corrida, enquanto organizaรงรตes que ainda nรฃo promoveram a transformaรงรฃo digital em sua estratรฉgia tรชm que, mais do que nunca, se adequar a esse novo modo o mais rรกpido possรญvel”, diz Reynaldo Saad, sรณcio da Deloitte responsรกvel pela pesquisa.
A pesquisa, que contou com a participaรงรฃo de 162 empresas, traz informaรงรตes sobre os principais canais e estratรฉgias das organizaรงรตes para alavancar as vendas. Segundo a opiniรฃo dos respondentes, as tecnologias mais adotadas para engajar os clientes sรฃo: plataforma de e-commerce (69%), plataforma de CRM (56%), soluรงรตes de gerenciamento de pedidos (43%), soluรงรตes de gerenciamento de estoque (43%) e aplicativos prรณprios (42%).
“ร preciso combinar capital tecnolรณgico com o humano para atingir a eficiรชncia em todas as frentes. O simples fato de usar a tecnologia nรฃo significa proximidade com o cliente”, ressalta Saad.
Participaรงรฃo dos canais digitais
As empresas pesquisadas tรชm, atualmente, uma mรฉdia de quatro canais de venda; esse nรบmero deve chegar a 6,5 nos prรณximos dois anos, impulsionado, sobretudo, pelo crescimento dos canais digitais.
A pesquisa revela ainda que, entre os respondentes, os trรชs canais de venda que mais tendem a crescer neste perรญodo sรฃo os digitais: mรญdias sociais (salto previsto de 35% para 88% de adoรงรฃo), aplicativos prรณprios (aumento de 24% para 67%) e aplicativos de terceiros (crescimento de 18% para 52%).
Alรฉm disto, a participaรงรฃo dos canais digitais na composiรงรฃo geral das vendas/receitas saltou de 12% em 2010 para 43% em 2019. Os canais que mais ampliaram sua participaรงรฃo no mesmo perรญodo foram aplicativos (de 0% para 11%), mรญdias sociais (de 1% para 9%), site da empresa (10% para 16%) e marketplace (1% para 7%).
Conhecendo o consumidor
De acordo com a pesquisa, administrar tantos canais traz desafios – e a melhor maneira de lidar รฉ investir em ferramentas e mecanismos para conhecer o consumidor. Por meio de uma estratรฉgia de inteligรชncia de dados possibilitada pelos prรณprios canais digitais, pode-se identificar caracterรญsticas importantes de perfil do pรบblico alvo, para entรฃo se definir o canal e o conteรบdo adequados. Alรฉm disso, a multiplicidade de canais demanda um esforรงo de integraรงรฃo entre os meios fรญsico e virtual, do qual faz parte a gestรฃo de marca, de sistemas e tambรฉm de logรญstica.
De acordo com os entrevistados, os canais digitais sรฃo considerados os mais importantes para a estratรฉgia de comunicaรงรฃo das empresas do setor de varejo e bens de consumo, em relaรงรฃo aos canais tradicionais. Especificamente, o Instagram (63%), o Facebook (61%) e o Google (46%) sรฃo os canais mais relevantes para a estratรฉgia de comunicaรงรฃo das empresas pesquisadas com o seu pรบblico.
As empresas dos setores de varejo e bens de consumo pesquisadas parecem jรก ter compreendido a importรขncia da criaรงรฃo de um conteรบdo relevante e da personalizaรงรฃo da comunicaรงรฃo para o engajamento do cliente com a marca. Contudo, ainda enfrentam desafios na implementaรงรฃo de uma estratรฉgia de conteรบdo com foco no consumidor. Trรชs em cada quatro respondentes declararam buscar produzir conteรบdo relevante para o seu pรบblico; no entanto, 24% das empresas que o fazem nรฃo sabem qual conteรบdo o seu cliente de fato deseja. Ainda, como aliado aos canais digitais, a possibilidade de construir pontes com pรบblicos-alvo especรญficos, tem sido explorada pelas organizaรงรตes de todos os segmentos e portes, e coloca-se como grande tendรชncia para a estratรฉgia de comunicaรงรฃo das organizaรงรตes no futuro bem prรณximo.
Metodologia
A pesquisa “O varejo e o desafio de personificar a tecnologia – Comunicaรงรฃo centrada no consumidor” consultou 162 empresas, entra as quais 57% sรฃo varejistas e atacadistas, 37% de bens de consumo e 6% sรฃo marketplaces.
Dos respondentes, 76% tรชm cargos executivos – gerentes, diretores, superintendentes e presidentes. As empresas, cuja soma de receitas รฉ de R$ 332 bilhรตes, sรฃo dos segmentos de alimentos, bebidas e supermercados (33%); tecidos, vestuรกrio, couro e calรงados (12%); perfumaria, cosmรฉticos e higiene (9%); material de construรงรฃo e madeira (7%); farmacรชuticos e veterinรกrios (7%); eletrรดnicos (7%) e outros (25%). A coleta de informaรงรตes foi feita entre novembro de 2019 e janeiro de 2020.
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