sábado, 22 fevereiro 2025
21.3 C
Curitiba

Pesquisa da Deloitte revela crescimento dos canais digitais nas vendas

 Entre as empresas pesquisadas, a participação dos canais digitais de venda na composição geral saltou de 12% para 43% em menos de uma década;

· As companhias pesquisadas têm, atualmente, uma média de quatro canais de venda; nos próximos dois anos, esse número pode chegar a 6,5, impulsionado, sobretudo, pelo crescimento dos canais digitais;

· Os canais de comunicação mais importantes para a estratégia das organizações são o Instagram (63%), o Facebook (61%) e o Google (46%).

São Paulo, maio de 2020 – O aprimoramento da jornada do consumidor é uma conhecida e fundamental estratégia para fidelizar e conquistar clientes. Em meio a um cenário de crise, como a pandemia do novo coronavírus que o mundo vive nesse momento, muitos setores tiveram que se readequar às possiblidades presentes para continuarem funcionando. As empresas de varejo e de bens de consumo, que tiveram alguns dos seus sub-setores afetadas com a pandemia devido principalmente pelo fechamento de lojas físicas, têm a oportunidade e facilidade de ampliar a interação com os consumidores finais por meio de novos canais de venda digitais, utilizando da inteligência de dados e do perfil especifico dos consumidores para a oferta de verdadeiras experiências positivas com a marca.

“O varejo e o desafio de personificar a tecnologia – Comunicação centrada no consumidor”, nova pesquisa da Deloitte, mostra como as organizações do varejo e de bens de consumo têm investido na relação com os clientes, seja por meio da oferta de novos canais de comunicação e de venda, seja buscando produzir conteúdo voltado a engajar o público.

“Em um ambiente onde os consumidores estão buscando novos meios de consumir, o meio digital é a forma que cresce para atender essa demanda. As empresas que já investiam nesses canais antes da crise saíram na frente nessa corrida, enquanto organizações que ainda não promoveram a transformação digital em sua estratégia têm que, mais do que nunca, se adequar a esse novo modo o mais rápido possível”, diz Reynaldo Saad, sócio da Deloitte responsável pela pesquisa.

A pesquisa, que contou com a participação de 162 empresas, traz informações sobre os principais canais e estratégias das organizações para alavancar as vendas. Segundo a opinião dos respondentes, as tecnologias mais adotadas para engajar os clientes são: plataforma de e-commerce (69%), plataforma de CRM (56%), soluções de gerenciamento de pedidos (43%), soluções de gerenciamento de estoque (43%) e aplicativos próprios (42%).

“É preciso combinar capital tecnológico com o humano para atingir a eficiência em todas as frentes. O simples fato de usar a tecnologia não significa proximidade com o cliente”, ressalta Saad.

Participação dos canais digitais

As empresas pesquisadas têm, atualmente, uma média de quatro canais de venda; esse número deve chegar a 6,5 nos próximos dois anos, impulsionado, sobretudo, pelo crescimento dos canais digitais.

A pesquisa revela ainda que, entre os respondentes, os três canais de venda que mais tendem a crescer neste período são os digitais: mídias sociais (salto previsto de 35% para 88% de adoção), aplicativos próprios (aumento de 24% para 67%) e aplicativos de terceiros (crescimento de 18% para 52%).

Além disto, a participação dos canais digitais na composição geral das vendas/receitas saltou de 12% em 2010 para 43% em 2019. Os canais que mais ampliaram sua participação no mesmo período foram aplicativos (de 0% para 11%), mídias sociais (de 1% para 9%), site da empresa (10% para 16%) e marketplace (1% para 7%).

Conhecendo o consumidor

De acordo com a pesquisa, administrar tantos canais traz desafios – e a melhor maneira de lidar é investir em ferramentas e mecanismos para conhecer o consumidor. Por meio de uma estratégia de inteligência de dados possibilitada pelos próprios canais digitais, pode-se identificar características importantes de perfil do público alvo, para então se definir o canal e o conteúdo adequados. Além disso, a multiplicidade de canais demanda um esforço de integração entre os meios físico e virtual, do qual faz parte a gestão de marca, de sistemas e também de logística.

De acordo com os entrevistados, os canais digitais são considerados os mais importantes para a estratégia de comunicação das empresas do setor de varejo e bens de consumo, em relação aos canais tradicionais. Especificamente, o Instagram (63%), o Facebook (61%) e o Google (46%) são os canais mais relevantes para a estratégia de comunicação das empresas pesquisadas com o seu público.

As empresas dos setores de varejo e bens de consumo pesquisadas parecem já ter compreendido a importância da criação de um conteúdo relevante e da personalização da comunicação para o engajamento do cliente com a marca. Contudo, ainda enfrentam desafios na implementação de uma estratégia de conteúdo com foco no consumidor. Três em cada quatro respondentes declararam buscar produzir conteúdo relevante para o seu público; no entanto, 24% das empresas que o fazem não sabem qual conteúdo o seu cliente de fato deseja. Ainda, como aliado aos canais digitais, a possibilidade de construir pontes com públicos-alvo específicos, tem sido explorada pelas organizações de todos os segmentos e portes, e coloca-se como grande tendência para a estratégia de comunicação das organizações no futuro bem próximo.

Metodologia

A pesquisa “O varejo e o desafio de personificar a tecnologia – Comunicação centrada no consumidor” consultou 162 empresas, entra as quais 57% são varejistas e atacadistas, 37% de bens de consumo e 6% são marketplaces.

Dos respondentes, 76% têm cargos executivos – gerentes, diretores, superintendentes e presidentes. As empresas, cuja soma de receitas é de R$ 332 bilhões, são dos segmentos de alimentos, bebidas e supermercados (33%); tecidos, vestuário, couro e calçados (12%); perfumaria, cosméticos e higiene (9%); material de construção e madeira (7%); farmacêuticos e veterinários (7%); eletrônicos (7%) e outros (25%). A coleta de informações foi feita entre novembro de 2019 e janeiro de 2020.

Sobre a Deloitte
A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. Atendemos a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os 312 mil profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado, com seus 5.500 profissionais e com suas operações em todo o território nacional, a partir de 12 escritórios.

A Deloitte refere-se a uma firma-membro da Deloitte, uma de suas entidades relacionadas, ou à Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). Cada firma-membro da Deloitte é uma entidade legal separada e membro da DTTL. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais. A Deloitte é líder global em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos, consultoria tributária e serviços correlatos. Nossa rede de firmas-membro, presente em mais de 150 países e territórios, atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®. Saiba como os 312.000 profissionais da Deloitte impactam positivamente seus clientes em www.deloitte.com

mariana.pacheco@idealhks.com

Destaque da Semana

Academia do Coração do Hospital Costantini ultrapassa 350 mil atendimentos

Estima-se que os praticantes da academia caminharam juntos, nos...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Wesley Safadão volta ao Curitiba Country Festival para show inesquecível

Luan Santana,  Maiara & Maraisa, Simone Mendes, Pedro Sampaio,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor