O Sebrae/PR lançou a plataforma #toolboxSebrae, que reúne diversas iniciativas para auxiliar empreendedores durante a crise do Coronavirus. Digital, o local oferta soluções em sete categorias e três classificações para o uso das ferramentas, como Grátis, Limitada ou Teste. Ou seja, é possível encontrar serviços digitais para gerenciar projetos, criar produtos, realizar comunicação remota e mais.
O site proporciona ao empreendedor analisar e incorporar em seu negócio serviços digitais durante um cenário que pede por diversificação e inovação no mercado.
“O Sebrae está dedicado a construir soluções para apoiar as micro e pequenas empresas no enfrentamento e superação da crise causada pelo Coronavírus. Além do nosso atendimento 100% digital e gratuito, analisamos as demandas e construímos iniciativas como o toolbox, que facilita a busca por soluções para o empreendedor”, detalha Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR. A instituição disponibiliza no seu portal seleções de levantamentos sobre linhas crédito, editais de inovação, dicas de gestão e orientações úteis para os empresários de pequenos negócios.
A plataforma #toolboxSebrae está dividida em sete categorias: Produtividade, que reúne ferramentas para auxiliar na gestão de projetos e realização de tarefas colaborativas; Negócios, para soluções ou ambientes que têm como objetivo criar ou dar suporte para a realização de negócios; Comunicação, que traz ferramentas para comunicação da equipe, chatbox e campanhas de e-mail; Criação, com ferramentas de criação e edição de materiais publicitários, banco de imagem e prototipagem de interfaces; Utilidade, como armazenamento em nuvem, criação de contratos e outros; Educação, com conteúdos de oferta educativa; e Bem-estar, que reúne soluções voltadas à saúde mental e física.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, o momento pede para que empresários se adaptem ao cenário atual e se permitam um novo olhar para a solução dos problemas apresentados.
“Fizemos uma curadoria de informações e serviços de empresas terceiras que podem agregar valor para os usuários, como tecnologia, aumento de produtividade, comunicação mais assertiva, e outros. No site, está tudo compilado por categorias e tipos de acessos, o que facilita a busca de soluções”, explica o consultor.
Além das categorias divididas de acordo com a necessidade do empresário, o #toolboxSebrae também aponta quando há gratuidade no acesso aos serviços e produtos. Na seção Grátis, não há custo para a utilização da solução ou ferramenta oferecida. Na seção Limitada, há a opção de adesão gratuita, mas com acesso limitado a algumas funções básicas da solução. Para o acesso completo, é necessária a contratação de um plano pago. Já na seção Teste, o usuário tem acesso a uma quantidade ou período pré-determinado para a utilização sem custo. Após esse limite, é preciso a contratação de um plano pago para manter o acesso ao serviço.
Para integrar o #toolboxSebrae
A iniciativa tem como objetivo facilitar a identificação de ferramentas úteis disponíveis no mercado. Não há responsabilização por parte da instituição pelas soluções de outras empresas apresentadas no portal, uma vez que o site é um autosserviço. Empresas que desejarem ter suas soluções expostas na plataforma, devem preencher um formulário pela página do site do #toolboxSebrae.