União Brasileira de Compositores e Spotify socorrem artistas afetados por queda nas arrecadações de shows e direitos autorais. Campanha recebe também doações individuais
A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. Exceção feita às lives de grandes estrelas, a proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R﹩ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo “Juntos Pela Música”, que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo já nasce com R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e outros R﹩ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.
Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abrem a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding: http://www.benfeitoria.com/juntospelamusica . Até o momento, mais de 140 artistas já receberam a primeira parcela do auxílio, logo em seguida ao lançamento do fundo. E mais de 800 já se cadastraram solicitando acesso ao programa, que dependerá das doações do público para chegar a mais artistas em situação de vulnerabilidade.
O movimento faz parte do projeto global “Spotify COVID-19 Music Relief”. A empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1. Para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor, além do aporte inicial de R﹩ 500 mil, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.
Alceu Valença fará live em apoio à “Juntos Pela Música”
Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Diogo Nogueira: estrelas da música brasileira também convocam para a campanha
Em live realizada no último domingo, 26, o cantor Diogo Nogueira convidou seu público a colaborar com a campanha, através de um QR code durante a transmissão. A iniciativa deu resultado imediato, com dezenas de novas adesões. E o sambista está em ilustre companhia. Alceu Valença é outro padrinho da campanha, o pernambucano mobilizará seus fãs em uma live dedicada ao “Juntos Pela Música”, dia 3 de maio, às 18h, em seu canal no YouTube . Ambos gravaram vídeo em apoio à ação, para as redes sociais, que também tem participações de Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Russo Passapusso, Paula Lima, Kell Smith, Romero Ferro e Celso Fonseca, entre outros.
“Estou há vários dias trancado em casa e tenho tocado violão como nunca. Só me lembro de ter tocado tanto quando morei em Paris, no final da década de 70. Então, a ideia da live é compartilhar minhas impressões e recordações como se o público fosse convidado para cantar e conversar comigo na sala da minha casa. São as músicas que toco quando estou comigo mesmo, do jeito que gosto de tocar. Ao mesmo tempo são músicas que contam a minha história. É uma maneira de estar perto das pessoas, de passar uma mensagem de esperança. Tenho certeza de que vamos superar este momento em muito breve”, afirma Alceu.
Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC fala sobre o movimento da entidade e a importância da colaboração do Spotify. “Vivemos um momento em que a palavra ‘coletiva’ de nossa gestão nos impõe responsabilidade e solidariedade. Estes são valores cotidianos para a UBC. Gostaria de agradecer ao Spotify pela inquietação comum, por ajudar aos autores, intérpretes, músicos e produtores, e convidar outras empresas que orbitam o mundo da música, assim como pessoas físicas, a também se mobilizarem. É uma ajuda vital neste momento sem precedentes de nossa história recente”.
Mia Nygren, diretora-geral do Spotify para a América Latina, ressalta. “Diante desse cenário, o Spotify tem engajado com parceiros de toda a indústria para discutir como podemos apoiar artistas e a comunidade criativa que foram profundamente afetados. Embora o streaming continue a desempenhar um papel fundamental na conexão dos criadores com seus fãs, várias outras fontes de receita foram interrompidas por essa crise. Combater o impacto dessa pandemia na indústria da música exigirá um enorme esforço global, e essa parceria com a UBC possibilita trabalharmos rapidamente para otimizar esses novos recursos aos artistas no Brasil”, afirma a executiva.
Auxílio a artistas será distribuído em 4 parcelas mensais
Os valores já começaram a ser distribuídos aos artistas filiados à UBC, que atualmente conta com mais de 37 mil associados, o equivalente a 57% do mercado de direitos autorais no país.
Para pleitear uma das ajudas, é preciso que o associado cumpra os seguintes requisitos:
Para pleitear uma das ajudas, é preciso que o associado cumpra os seguintes requisitos:
• Ser filiado à UBC há pelo menos um ano;
• Já ter recebido um mínimo de R﹩ 800 e um máximo de R﹩ 12 mil da UBC em direitos autorais em 2019;
• Passar genuinamente por dificuldades financeiras devido às perdas causadas pelo novo coronavírus. Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.
• Já ter recebido um mínimo de R﹩ 800 e um máximo de R﹩ 12 mil da UBC em direitos autorais em 2019;
• Passar genuinamente por dificuldades financeiras devido às perdas causadas pelo novo coronavírus. Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.
Podem solicitar a ajuda pessoas físicas e microempreendedores individuais. O benefício, uma iniciativa humanitária e de duração limitada, será na forma de uma ajuda mensal de R﹩ 400 a cada contemplado. Serão quatro parcelas mensais, e milhares de associados da entidade podem ser beneficiados pela ação.
A UBC ressalta que a ajuda é emergencial e durará exclusivamente durante os quatro meses propostos. Os artistas podem solicitar auxílio no site da campanha, há um formulário, no qual o candidato à ajuda deverá informar dados pessoais (como nome completo e CPF) e responder a um questionário justificando a necessidade do auxílio: http://spotifyrelief.ubc.org.br .
pedro@lupa.inf.br