Início Geral Tecnologia 5S e solidariedade: empresas contribuem com doações à Prefeitura de Araucária

5S e solidariedade: empresas contribuem com doações à Prefeitura de Araucária

0

Colaboradores da Valmet, empresa líder em tecnologias e serviços para a indústria de papel, celulose e energia, reuniram um grande volume de doações para a Prefeitura de Araucária, cidade onde a multinacional finlandesa mantém uma de suas unidades no Brasil.

O chamado Forward Tiimi – time de funcionários da empresa – funciona como um meio para troca de experiências e confraternizações sociais, onde dividem hobbies e gostos, e praticam esportes. Esse espaço foi criado para o bem-estar dos funcionários e com a intenção de aumentar a interatividade entre eles.

Um dos grupos do Forward Tiimi tem o foco em ações sociais e lidera ações voluntárias com histórico de diversas doações a Centros Municipais de Educação (CMEIs), ao “Sopão Curitiba”, projeto que aquece as noites dos moradores de rua da capital paranaense e para “Tampinhas da Teodora”, instituição que cuida dos animais de rua por meio da castração, remédios e ração.

Com a pandemia da Covid-19, as doações presenciais foram interrompidas por questões de segurança, e assim, surgiu a ideia de repassar os itens, coletados na própria empresa, para a Prefeitura de Araucária.

“Nós temos na Valmet uma caixa permanente de coleta de doações, pois já criamos a cultura de fazer circular o que não estamos mais usando. Entramos em contato com servidores da Prefeitura de Araucária, pois sabíamos da necessidade que eles têm de manter uma quantidade de roupas e calçados que são destinados às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e que são atendidas pela autarquia. Uma equipe foi até a Valmet buscar as doações, que foram higienizadas e classificadas para posterior distribuição por parte dos servidores da Prefeitura”, conta a capitã do grupo de ação social do Forward Tiimi da Valmet, Christiane Bento.

No total, foram doados 40 cobertores e 250 quilos de peças, entre roupas, calçados e acessórios.

A cultura de doar itens que estão parados em casa, bem como de melhorar processos internos e evitar desperdícios na empresa, já está implementada na cultura organização desde 2016.

O início deste viés social na empresa foi com a metodologia 5S. Em português, significa “cinco sensos”, que vêm de palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina).

Christiane, que também é coordenadora do programa de 5S da Valmet, explica que esta metodologia faz parte da gestão de qualidade da companhia. “Há quatro anos, incentivamos nossos colaboradores a não acumular, a evitar o desperdício e a reaproveitar. Estendemos o 5S para nossas casas e criamos, também, o “5S Literário”, onde ‘desapegamos’ dos livros parados para, futuramente, serem repassados a escolas de Araucária. Fazemos a energia circular para levar o bem a quem mais precisa”, diz.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br

Artigo anteriorCozinha alemã, italiana e churrasco no almoço do Sale Pepe
Próximo artigoVisitas a museus online aumentam durante pandemia
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Sair da versão mobile