Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
ย
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Estamos vivendo um momento de grande transformaรงรฃo, com desafios diรกrios. A pandemia gerada pelo coronavรญrus estรก obrigando que as empresas implementem modelos de trabalho remoto e novos sistemas de gestรฃo para manter suas operaรงรตes em funcionamento. O futuro digital, ao que parece, chegou, mas de uma forma impositiva e em um ritmo mais acelerado do que imaginรกvamos.
No meio de tantas mudanรงas, aqui no Brasil, tivemos o adiamento da Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais (LGPD). Ao invรฉs de entrar em vigor no segundo semestre desse ano, foi adiada para agosto de 2021.
O adiamento รฉ uma boa notรญcia. De forma geral, o adiamento na aplicaรงรฃo da LGPD representa apenas mais tempo para que as empresas se preparem para a nova legislaรงรฃo nacional – e รฉ bom que seja entendido justamente dessa maneira. Mais do que isso: รฉ fundamental que os executivos e lรญderes de tecnologia encarem o adiamento da nova regra como uma oportunidade de ouro para colocar as operaรงรตes em dia, em total concord& acirc;ncia com a lei.
Ainda hรก um enorme contingente de companhias que nรฃo estรฃo prontas para as regras da LGPD. De acordo com levantamentos de mercado, cerca de 85% de todas as empresas do Paรญs ainda nรฃo se prepararam para o cumprimento efetivo da nova Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais. Muitos empreendedores sequer entenderam que suas organizaรงรตes tambรฉm terรฃo de se adequar.
Para essas companhias, o adiamento das regras significa uma nova chance. ร o momento de avaliar quais sรฃo os processos crรญticos, quais sรฃo as mudanรงas a serem feitas e, ainda, estabelecer quais รกreas e profissionais poderรฃo ajudar sua operaรงรฃo a cumprir as prerrogativas da lei.
Se sua empresa ainda estรก nesse processo, รฉ essencial seguir investindo em aprimoramento contรญnuo dos recursos de TI, gerenciamento de dados e, claro, seguranรงa dos registros. Ou seja, nรฃo espere simplesmente o tempo passar. Ao contrรกrio, a grande dica รฉ usar esse tempo extra, de um ano, para avanรงar ainda mais.
Os impactos da pandemia tรชm deixado claro que a digitalizaรงรฃo dos negรณcios e a utilizaรงรฃo da tecnologia serรฃo mandatรณrios para as companhias. Quem quiser vender, precisa estar pronto para combinar o mundo real e o virtual, sempre garantindo a privacidade dos usuรกrios e a eficiรชncia das plataformas de atendimento. Vale destacar, por exemplo, que estudos jรก indicam que o uso de dados pessoais crescerรก substancia lmente durante os prรณximos anos, principalmente ร medida que as empresas reforรงarem a utilizaรงรฃo de novos recursos de tecnologia para satisfazer seus consumidores.
Exatamente por essa razรฃo, o adiamento da LGPD nรฃo deve ser avaliado como um passo atrรกs nas aรงรตes de proteรงรฃo e uso de dados. Ao contrรกrio. Seguir os parรขmetros da Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais pode ser uma oportunidade interessante para construir planos estratรฉgicos que permitam a retomada mais rรกpida das vendas em todos os meios.
A legislaรงรฃo tem que ser encarada como uma cartilha bรกsica para o desenvolvimento de negรณcios digitais โ e nรฃo como uma ameaรงa. A LGPD รฉ muito mais do que a imposiรงรฃo de sanรงรตes e multas ร s empresas. Antes disso, ela pode ser um guia capaz de fornecer a trilha certa para novas vendas e oferta de melhores experiรชncias aos consumidores.
A adequaรงรฃo das operaรงรตes requer, por sua vez, atenรงรฃo contรญnua ao funcionamento das estruturas e a definiรงรฃo de parcerias estratรฉgicas que mitiguem todo e qualquer risco. Cuidar das informaรงรตes comeรงa com infraestrutura e software adequado, bem configurado e moderno. Para o mundo pรณs-pandemia e regulamentado pela LGPD, รฉ necessรกrio que as companhias adotem estratรฉgias e fe rramentas que entreguem o mรกximo de performance sempre – em qualquer lugar e horรกrio.
Ter uma operaรงรฃo funcionando 100%, com seguranรงa e qualidade no uso das informaรงรตes, รฉ uma necessidade que vai muito alรฉm de qualquer lei. A mudanรงa da data de vigor da LGPD, nesse sentido, รฉ apenas uma medida de cuidado. Afinal de contas, รฉ fato que este รฉ um momento รบnico e transformador. Saber utilizar a TI, as informaรงรตes e o tempo extra em favor dos negรณcios serรก, portanto, um diferencial estratรฉgico.ย Quem entender isso, certamente levarรก vantagem neste novo mundo.