O Nivus chegou. Chegou para inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro. Chegou para inovar em termos de conectividade e design. Chegou para ser o novo carro da Nova Volkswagen. Sucesso em todo o mundo, o Nivus chega ร s concessionรกrias de todo o Brasil no inรญcio de agosto, com uma gama enxuta de versรตes, preรงo extremamente competitivo e excelente performance para uma nova geraรงรฃo de consumidores.
“O Nivus รฉ o coraรงรฃo da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo”, destaca Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen Amรฉrica Latina. “Por isso, a chegada ร s concessionรกrias no Brasil, programada para o inรญcio de agosto รฉ motivo de orgulho e otimismo para todos nรณs”, completa. Fabricado na planta da Volkswagen na Anchieta, em Sรฃo Bernardo do Campo (SP), o Nivus รฉ um personagem fundamental na maior ofensiva de produtos da Volkswagen na Amรฉrica Latina.
“Totalmente desenvolvido na Amรฉrica Latina, o Nivus comeรงou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programaรงรฃo inicial de lanรงamento no mercado. Todas as nossas fรกbricas da Volkswagen no Brasil e na Argentina jรก retomaram a produรงรฃo de forma gradativa, respeitando todas as normas de seguranรงa de combate ร pandemia”, ressalta Di Si.
Gama simplificada e preรงos competitivos
Primeiro โsmart carโ do Paรญs, o Nivus tem uma oferta enxuta e de baixa complexidade, tanto de versรตes quanto de opcionais. O seu โNew Volkswagenโ serรก oferecido nas versรตes Comfortline 200 TSI por R$ 85.890 e na versรฃo Highline 200 TSI por R$ 98.290. Ambas equipadas com elevado nรญvel de itens de sรฉrie voltados para o conforto, comodidade e seguranรงa, sem abrir mรฃo das caracterรญsticas visuais marcantes do modelo.
“O Nivus รฉ uma combinaรงรฃo de sucesso do design cupรช arrojado com apelo esportivo, versatilidade e posiรงรฃo de dirigir um pouco mais alta. Tudo isso faz com que esse carro complete ainda mais o nosso portfรณlio, criando um segmento completamente novo no mercado.”, explica Gustavo Schmidt, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen Amรฉrica Latina. “Com o Nivus, nosso foco รฉ o cliente com idade mรฉdia entre 30 e 35 anos, ligado a esportes, tecnologia, games, mรบsica, carros, gastronomia, viagens e pets. Esses sรฃo os vibrant millennials!”, detalha Schmidt. Nรฃo รฉ ร toa que o Nivus serรก o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que tambรฉm serรก produzido e comercializado no mercado europeu a partir de 2021.
Muito conteรบdo desde a versรฃo de entrada
Alรฉm do consagrado motor 200 TSI e da transmissรฃo automรกtica de seis marchas, o Nivus traz de sรฉrie em todas as configuraรงรตes direรงรฃo com assistรชncia elรฉtrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxรญlio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrรดnico de estabilidade (ESC) e de traรงรฃo (ASR), farรณis de LED com funรงรฃo โComing & Leaving homeโ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, cรขmera de rรฉ, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixaรงรฃo de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustรกveis com funรงรฃo tiltdown no lado direito, saรญdas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.
Para a versรฃo topo de linha Highline, que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, o nรญvel de features impressiona, colocando o Nivus como referรชncia em conteรบdo. Ela traz de sรฉrie o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veรญculo no Brasil. Tambรฉm รฉ equipado com sistemas de frenagem autรดnoma de emergรชncia AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrรดnico de temperatura โClimatronicโ, farรณis de neblina em LED com funรงรฃo โCornering Lightโ, revestimento dos bancos com revestimento sintรฉtico โNativeโ, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veรญculo sem o uso da chave e botรฃo para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com โshift-paddlesโ, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha.
Ilha digital
A cereja do bolo fica por conta da “Ilha digital”, a combinaรงรฃo do painel de instrumentos configurรกvel Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil com foco no consumidor local. E itens de sรฉrie no Nivus Highline. O VW Play รฉ uma incrรญvel tela temperada anti-risco de altรญssima resoluรงรฃo, de 10,1 polegadas sensรญvel ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviรงos no mercado. Destaque para a conexรฃo de internet via celular, manual cognitivo, APP โMeu VWโ prรฉ-instalado (possibilitando o agendamento de revisรตes periรณdicas, por exemplo), e a inรฉdita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memรณria interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros. ร uma experiรชncia inรฉdita de uso do infotainment como um tablet a bordo.
Outra excelente notรญcia รฉ que o VW Play estรก disponรญvel tambรฉm como opcional para a versรฃo Comfortline, que vem de sรฉrie com o sistema de infotainment Composition Touch, em tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um รบnico opcional disponรญvel para o Nivus, o pacote โVW Play & Techโ, que alรฉm da moderna central de infotainment, agrega tambรฉm o ACC, sistema de frenagem autรดnoma de emergรชncia (AEB), monitoramento frontal e volante multifuncional revestido em couro com โshift-paddleโ. Tudo isso por R$ 3.520.
Sรฉrie especial de lanรงamento
Para celebrar a estreia mundial do Nivus, a Volkswagen preparou uma sรฉrie especial, a Launching edition. Baseada na versรฃo topo de linha Highline 200 TSI, o modelo vem nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos retrovisores em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e belรญssimas rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. A diferenรงa fica por conta dos apliques laterais e do para-choque traseiro, e rack de teto, que na opรงรฃo Vermelho Sunset sรฃo em chrome effect e prata, respectivamente, e na versรฃo Cinza Moonstone assume as cores Preto Ninja e preto.
O lineup do Nivus contarรก com seis opรงรตes de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. Estas duas รบltimas criadas exclusivamente para o modelo.
Performance e dirigibilidade
Confiรกvel, eficiente e com excelente aceitaรงรฃo entre os clientes de Polo, Virtus e T-Cross, o motor 200 TSI Total Flex (famรญlia EA211) equipa as duas versรตes do Volkswagen Nivus, proporcionando aceleraรงรตes e retomadas vigorosas. Com turbocompressor e injeรงรฃo direta de combustรญvel, este propulsor gera atรฉ 128 cv (94 kW) de potรชncia e excelente torque de 20,4 kgfm (200 Nm) jรก a partir de 2.000 rpm. O resultado รฉ um Nivus extremamente รกgil e esperto a todo momento. O motor 200 TSI estรก acoplado ร consagrada transmissรฃo automรกtica de seis marchas (AQ250).
Em nรบmeros, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos e atinge a velocidade mรกxima de 189 km/h, com etanol. Com relaรงรฃo ao consumo de combustรญvel, o seu โNew Volkswagenโ obteve, conforme normas do INMETRO, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviรกrio os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).
A suspensรฃo tambรฉm foi totalmente desenvolvida para atender ร s necessidades dinรขmicas do Nivus. E por entregar uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posiรงรฃo muito confortรกvel ao volante. O Nivus รฉ 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm da suspensรฃo e mais 17,5 mm do conjunto roda/pneu. Dessa forma, o vรฃo livre do solo do Nivus รฉ maior que o do Polo, o que permite superar lombadas com maior facilidade. Destaque tambรฉm no Nivus para as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direรงรฃo, proporcionando excelente posiรงรฃo de dirigir.
Seguranรงa de segmento premium
Seguranรงa รฉ uma das premissas obrigatรณrias nos carros da Volkswagen. E com o Nivus nรฃo รฉ diferente. O resultado deste empenho envolvendo diversas รกreas da empresa resultou em um veรญculo recheado de recursos tecnolรณgicos de seguranรงa ativa e passiva. Algumas delas encontradas apenas em veรญculos de segmentos superiores.
A grande novidade รฉ o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distรขncia que quer manter em relaรงรฃo ao veรญculo ร frente. A partir destes parรขmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em funรงรฃo do trรกfego.
Atrelado ao ACC estรก o monitoramento frontal de veรญculos e o sistema de frenagem autรดnoma de emergรชncia AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisรฃo frontal a atรฉ 50 km/h, freando automaticamente (sem qualquer interferรชncia do motorista) o veรญculo ao identificar um risco iminente de acidente. Em velocidades superior, o sistema tambรฉm atua com o propรณsito de evitar danos fรญsicos maiores aos ocupantes.
Importante destacar que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela seguranรงa do veรญculo permanece com o motorista. Por isso, a atenรงรฃo รฉ fundamental. Caso o motorista demonstre sinais de cansaรงo, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, por meio do Detector de Fadiga, apรณs a anรกlise de uma sรฉrie de parรขmetros, que o condutor pode estar cansado e que precisa, de repente, de um pit-stop para tomar um cafรฉ e recuperar a atenรงรฃo ao volante.
Outro recurso importantรญssimo, e que estรก presente no Nivus, รฉ o Post Collision Brake. Este sistema reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisรตes sequenciais.
Versatilidadeย รบnica e design funcional
Oย Nivus รฉ produzido sobre a multifacetada Estratรฉgia Modular MQB, presente nos modelos Polo, Virtus, T-Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace. Sua incrรญvel flexibilidade รฉ um dos vรกrios recursos que tornam o Nivus um veรญculo de versatilidade รบnica no mercado brasileiro. Destaque para o porta-malas, com capacidade para 415 litros, nรบmero superior ao dos hatches mรฉdios e atรฉ mesmo de alguns sedรฃs. Suas medidas permitem o transporte de cargas volumosas, assim como a amplitude da abertura de sua tampa facilita o acesso ao compartimento com grandes objetos. O espaรงo interno รฉ outra virtude do Nivus. Com 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distรขncia entre-eixos, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura, o crossover coupรฉ de personalidade รบnica e marcante transporta atรฉ cinco ocupantes com muito conforto para pernas, joelhos, ombros e cabeรงas. O Nivus nรฃo chega para ser apenas mais um na imensidรฃo. Lindo, versรกtil, moderno e conectado, o seu โNew Volkswagenโ jรก รฉ um sucesso em todo o mundo e chega ร s concessionรกrias com atributos para conquistar os brasileiros.
Leia tambรฉm: