Cocooning: conheça a tendência que vai invadir sua casa

Cocooning: conheça a tendência que vai invadir sua casa

Projeto Alessandra Gandolfi | Foto Eduardo Macarios

Pode ser que você ainda não tenha ouvido nada sobre o ‘cocooning’, mas diversos estudos apontam que ele deve surgir como uma grande tendência mundial nos próximos anos. O termo representa um conceito do inglês, que pode ser traduzido como ‘encasulamento’ e retrata o efeito de as pessoas ficarem recolhidas em casa, reduzindo atividades externas.

Cunhado em 1981, por Faith Popcorn, o ‘cocooning’ buscava explicar o comportamento dos consumidores nos Estados Unidos diante dos receios da Guerra Fria. Mais tarde, um movimento bastante similar foi visto durante a recessão na década de 1990. No início desse ano, ainda antes do começo da pandemia do Covid-19, o termo ressurgiu em algumas conferências na Europa, apontado como uma das tendências do consumidor para 2020.

Movimentos que surgiram nos últimos anos, como o urban jungle e o hygge, já conduziam ao caminho do cocooning, ainda que indiretamente. Sendo assim, a casa passa a ser vista cada vez mais como uma fortaleza.

Cocooning: conheça a tendência que vai invadir sua casa

Projeto Alessandra Gandolfi | Foto Marcelo Stammer

Segundo a arquiteta Alessandra Gandolfi, como as pessoas querem ficar mais no conforto de casa, áreas gourmet, home office e espaços de relaxamento devem ganhar cada vez mais destaque. Em resposta a esse comportamento mais caseiro, grandes marcas e corporações têm se adaptado para oferecer uma melhor experiência a seus consumidores. Prova disso, é a eficiência de alguns restaurantes em atender pedidos feitos para entrega, o aumento de cursos online e a procura por roupas que sejam mais confortáveis.

Projeto Alessandra Gandolfi | Foto Marcelo Stammer

Sendo assim, a marca desse ‘cocooning 2.0’ que estamos vivendo é a praticidade dos serviços digitais, que tem se mostrado como uma alternativa eficiente para esse novo momento. Streamings, clubes de assinatura, deliverys, EAD’s e videochamadas vieram para ficar. Afinal, conforto e funcionalidade são os grandes aliados do consumidor pós-covid.

 

Destaque da Semana

Banco Central autoriza pagamento de boletos via Pix

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/12/2024...

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro

Trabalho pioneiro aponta elo entre o consumo de embutidos...

Obesidade e sobrepeso elevam o risco de recorrência do câncer de mama

O oncologista Gilberto Amorim, da Oncologia D’Or, afirma que...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor