Disciplinas de Educação Física, Teatro e Música dão apoio social, psicológico, intelectual e cognitivo aos alunos
Os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes é tema de preocupação de educadores do mundo todo. Principalmente os alunos de Ensino Médio, na faixa dos 14 aos 17 anos – já que grande parte das coisas que mais gostam está relacionada à interação social, da qual estão privados. “Este é um momento de privação de várias atividades prazerosas, de restrição do contato com os amigos – que é muito intenso na adolescência – e de muitas incertezas. A privação de todas essas situações aliadas com a imprevisibilidade de quando tudo isso irá passar podem ser o gatilho para doenças mentais, como ansiedade e depressão”, revela a psicóloga do Colégio Positivo – Internacional, Michelle Norberto Martins.
Pensando nisso, a instituição recorreu às aulas de Educação Física, Música e Teatro para trabalhar o desempenho social, psicológico, intelectual e cognitivo dos alunos. “A prática de atividades físicas e prazerosas neste momento de isolamento são fundamentais. A rotina se estruturou de uma forma totalmente nova, com novas tarefas, em outro ambiente, sem a interação social presencial e com outros estímulos; por isso, a prática de atividades que quebrem essa rotina de afazeres, que tragam leveza e prazer para a vida do adolescente, são tão importantes”, explica a psicóloga.
O coordenador de Esportes e Cultura, Gino Fellipe Santoro, alerta para o problema do sedentarismo durante a pandemia. “Vivemos um momento atípico na história da humanidade. A pandemia do novo coronavírus levou a maior parte da população a ficar em casa, isolada e inativa, aumentando expressivamente os níveis de sedentarismo, que está relacionado ao aparecimento de inúmeras doenças, em qualquer idade. As aulas de Educação Física estão ajudando, nesse sentido, os alunos a se manterem ativos e garantirem mais energia para continuar estudando”, afirma.
Segundo Michelle, o Teatro e a Música são disciplinas vistas pelos jovens como diversão e relaxamento. “São momentos em que eles podem colocar para fora e expressar a emoção acumulada”, conta a psicóloga. “A música é usada desde o começo dos tempos para ajudar os humanos a lidarem com sentimentos difíceis e se conectarem melhor uns com os outros”, lembra o professor de Música, Leandro Ramos.
Como diz o ditado, “quem canta, seus males espanta”! E isso é cientificamente provado. Devido à forte e imediata influência sobre as emoções, aliada à capacidade de aumentar naturalmente os neurotransmissores (incluindo as endorfinas), a música é usada para programas de bem-estar no mundo todo. Segundo a psicóloga Michelle, as aulas de Música, Teatro e Educação Física ajudam na capacidade respiratória, melhoram o humor, reduzem o estresse e a ansiedade, aumentam a capacidade de concentração, estimulam a memória, melhoram a postura e causam uma sensação prolongada de bem-estar.
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Colégio Positivo – Internacional, o Colégio Positivo – Água Verde, o Colégio Positivo – Boa Vista e o Colégio Positivo – Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR).