Para estrear no País com tudo funcionando de forma excepcional no ambiente digital, a CNN Brasil apostou na plataforma OTT, do inglês Over the Top, da Agile Content, para distribuir conteúdo e vídeos pela internet. A tecnologia faz o gerenciamento completo de todas informações produzidas pelos mais de 400 jornalistas do canal de notícias, em todas as regiões do País, além do fluxo de trabalho de vídeo OTT, aplicativos da web e nativos para levar conteúdo da CNN aos milhões de assinantes brasileiros. Desta forma, o canal, lançado em março, atingiu em apenas um mês a audiência que a empresa estimava conquistar até outubro de 2020.
A Agile foi escolhida após um complexo processo de seleção, que teve início no começo de 2019 e analisou diversos provedores de tecnologia. “Executamos uma análise exaustiva dos principais players no espaço OTT e a Agile Content foi escolhida nesse processo. Estamos felizes em ter a Agile como um parceiro de confiança que nos ajudou a levar nosso conteúdo para milhões de usuários no Brasil. Escalabilidade e referências comprovadas foram os principais requisitos em nossa decisão”, assinala Virgílio Abranches, VP de programação e multiplataforma da CNN Brasil.
O Diretor de Serviços Profissionais LATAM da Agile, Rafael Fuzari, revela que um dos principais desafios foi combinar o cronograma agressivo e os padrões de qualidade e sofisticação tecnológica estabelecidos pela marca CNN no mercado mundial: “Tivemos um prazo de cinco meses entre o fechamento do contrato e a entrega do projeto, no início de março”. E ressalta: “nosso objetivo é agregar valor aos negócios, ajudando a levar o conteúdo da CNN para milhões de usuários brasileiros. Estamos entusiasmados por trabalhar este que é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, e temos o prazer de apoiá-los nesse ambicioso projeto no Brasil”.
A plataforma de vídeo usada pela CNN
A plataforma da Agile implantada na CNN Brasil resolve o fluxo end-to-end de vídeo, desde a inclusão e a transformação automática para todos os formatos necessários para atender as versões web, Android, iOS e todas as demais plataformas, até a disponibilização aos usuários. Inclui também toda organização nas diversas editorias e a aplicação do DRM – Digital Rights Management, ou gerenciamento de direitos digitais –, que protege o conteúdo para que não seja baixado de forma indevida.
Distribuição em tempo real
O modelo OTT da Agile faz a distribuição otimizada do conteúdo por meio do uso de CDN (Content Delivery Network), garantindo a melhor experiência possível, independente do dispositivo, rede ou localização do usuário. Tudo em tempo real. “O tempo entre a publicação no escritório de São Paulo e a visualização da notícia no celular de um usuário no interior do país é de poucos segundos”, esclarece Fuzari.
Outra vantagem para os usuários da CNN Brasil é o formato de vídeo adaptativo. O executivo da Agile Content explica que para cada uma das resoluções, desde as mais baixas até o full HD, a plataforma faz um vídeo diferente que é transformado de acordo com as diversas resoluções que o usuário tem e se modulam a partir da qualidade da internet.
Este recurso identifica qual plataforma o assinante está usando e entrega os diferentes tipos de conteúdo de acordo com a qualidade da sua internet, o que permite que ele não perca a conexão e continue a assistir o vídeo, mesmo tendo variações de conectividade ou plano de dados reduzido.
CNN usa o CMS editorial da Agile para gestão de conteúdo
O projeto inclui a plataforma de CMS – Content Management System, ou plataforma de gestão de conteúdo – da Agile Content, que suporta tanto texto como vídeos e transmissão ao vivo para os variados formatos digitais dos fabricantes (iOS, Android, Apple TV, Smart Tvs, etc).
Segundo Virgílio Abranches, 100% da redação, em todos os estados do Brasil, usam essa plataforma para inserir conteúdo jornalístico, em tempo real. “A entrega da Agile incluiu não só a tecnologia, mas suporte e treinamento aos nossos profissionais para usarem a solução”, explica.
Evolução futura
Após o sucesso do momento inicial de estreia, a CNN Brasil investirá pesado no casamento entre tecnologia, agilidade e jornalismo, trazendo ao mercado evoluções de sua plataforma de notícias aberta e também o CNN Brasil Go, que permitirá o acesso a conteúdos completos por assinantes, acordo com Virgílio Abranches: “A CNN Brasil continuará inovando no uso de tecnologias de suporte ao trabalho editorial, oferecendo ao consumidor brasileiro a melhor plataforma de jornalismo online do mercado, suportada por uma tecnologia em par com o que há de melhor nas grandes redações do mundo”.