2020 ficará marcado em nossa história recente como o ano em que as empresas e negócios mais precisaram se reinventar, especialmente após o isolamento social imposto em escala mundial pela pandemia da Covid-19. No setor da comunicação, essas
mudanças precisam ser ainda mais dinâmicas e estratégicas, para que as marcas se mantenham relevantes com todos seus públicos.
Essa é a análise das
jornalistas Marisa Valério e Camila Fraresso – com ampla atuação em comunicação corporativa e marketing digital – compartilhada em live com os seguidores do
World Trade Center Curitiba e Joinville (WTC) nas redes sociais.
Pauta única na imprensa
Ninguém ainda tem respostas sobre o fim da crise e há
pouco espaço na imprensa para tratar de outros temas sem parecer insensível. “É nesse cenário que as estratégias de comunicação desenvolvidas pelas assessorias de imprensa ganham importância fundamental. Tudo o que se faz é para que tanto o público interno quanto o externo recebam
informações seguras e relevantes, capazes de manter a empresa em evidência e gerando negócios”, afirma Marisa, que é sócia-diretora da agência
Talk Comunicação, especializada em assessoria de imprensa e comunicação corporativa.
Nesse momento, a imprensa está buscando
fontes de informação entre
especialistas, técnicos, cientistas e gestores que possam explicar esse novo cenário. “Há muito espaço para contar o que os diversos atores da sociedade estão fazendo para se proteger da Covid-19 e sobreviver à crise. Quem pode falar são os gestores e os profissionais. Por meio de estratégias de assessoria de comunicação, nossos clientes se tornam fonte de informação para os veículos, o que ajuda a projetar sua imagem no mercado.”
Base de dados
Outra vertente do trabalho de assessoria de imprensa é produzir informações, a partir de
base de dados de seus clientes. “Essas informações – que podem ser obtidas por tabulação de dados disponíveis ou por pesquisas rápidas – são muito importantes para desenhar cenários e vislumbrar tendências. Esse conteúdo vale ouro para os jornalistas, desde que a gente saiba que tipo de informação oferecer e para quem”, explica Marisa.
Mudança de mindset
Sócia-fundadora da
Ginga Hub, uma agência de estratégia de marketing e soluções para empresas e empreendedores,
Camila Fraresso reforça que todo o movimento que estamos vivendo exige uma
mudança imediata de mindset nas empresas. “Os hábitos de consumo e o olhar como o consumidor percebe uma marca estão mudando de maneira significativa. Valores como transparência e segurança serão mais do que nunca valorizados pelos consumidores. É preciso avaliar se sua empresa transmite esses valores, e se está deixando claro este sentimento para seu público.”
Ela destaca que, apesar de o
networking ter sido prejudicado pelo cancelamento de eventos e reuniões presenciais, devemos manter uma postura proativa, preservando os contatos profissionais e criando novos em nosso círculo. “Mantenha-se
ativo em suas redes sociais.
Treine sua equipe: atendimento, mais do que nunca, é a alma do negócio. Além disso, faça
pesquisas com seu público para entender quais são as reais dores neste momento, e como sua empresa pode contribuir. As redes sociais nos dão a oportunidade de estar cada vez mais próximos de nossos clientes. Use isso a favor da sua marca”, recomenda Camila.
Lives semanais
Associação de negócios que fomenta a troca de experiências entre profissionais e empresas e o networking para negócios, o
WTC Curitiba e Joinville realiza semanalmente uma programação de lives com especialistas em seus perfis do Instagram (@wtccuritiba e @wtcjoinville) e canal do
Youtube. “Diante do período de isolamento social, iniciamos essa
série de lives para continuar promovendo o intercâmbio de conhecimentos e fomento de negócios com o empresariado da Região Sul, mesmo com a impossibilidade dos encontros presenciais dos grupos de competitividade”, explica
Milton Fabricio, diretor executivo do WTC Curitiba e Joinville, que conduz as transmissões.