Investir em comunicação estratégica é fundamental para a sobrevivência dos negócios

2020 ficará marcado em nossa história recente como o ano em que as empresas e negócios mais precisaram se reinventar, especialmente após o isolamento social imposto em escala mundial pela pandemia da Covid-19. No setor da comunicação, essas mudanças precisam ser ainda mais dinâmicas e estratégicas, para que as marcas se mantenham relevantes com todos seus públicos. Essa é a análise das jornalistas Marisa Valério e Camila Fraresso – com ampla atuação em comunicação corporativa e marketing digital – compartilhada em live com os seguidores do World Trade Center Curitiba e Joinville (WTC) nas redes sociais.  

Pauta única na imprensa

Ninguém ainda tem respostas sobre o fim da crise e há pouco espaço na imprensa para tratar de outros temas sem parecer insensível. “É nesse cenário que as estratégias de comunicação desenvolvidas pelas assessorias de imprensa ganham importância fundamental. Tudo o que se faz é para que tanto o público interno quanto o externo recebam informações seguras e relevantes, capazes de manter a empresa em evidência e gerando negócios”, afirma Marisa, que é sócia-diretora da agência Talk Comunicação, especializada em assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Nesse momento, a imprensa está buscando fontes de informação entre especialistas, técnicos, cientistas e gestores que possam explicar esse novo cenário. “Há muito espaço para contar o que os diversos atores da sociedade estão fazendo para se proteger da Covid-19 e sobreviver à crise. Quem pode falar são os gestores e os profissionais. Por meio de estratégias de assessoria de comunicação, nossos clientes se tornam fonte de informação para os veículos, o que ajuda a projetar sua imagem no mercado.”

Base de dados

Outra vertente do trabalho de assessoria de imprensa é produzir informações, a partir de base de dados de seus clientes. “Essas informações – que podem ser obtidas por tabulação de dados disponíveis ou por pesquisas rápidas – são muito importantes para desenhar cenários e vislumbrar tendências. Esse conteúdo vale ouro para os jornalistas, desde que a gente saiba que tipo de informação oferecer e para quem”, explica Marisa.

Mudança de mindset

Sócia-fundadora da Ginga Hub, uma agência de estratégia de marketing e soluções para empresas e empreendedores, Camila Fraresso reforça que todo o movimento que estamos vivendo exige uma mudança imediata de mindset nas empresas. “Os hábitos de consumo e o olhar como o consumidor percebe uma marca estão mudando de maneira significativa. Valores como transparência e segurança serão mais do que nunca valorizados pelos consumidores. É preciso avaliar se sua empresa transmite esses valores, e se está deixando claro este sentimento para seu público.” Ela destaca que, apesar de o networking ter sido prejudicado pelo cancelamento de eventos e reuniões presenciais, devemos manter uma postura proativa, preservando os contatos profissionais e criando novos em nosso círculo. “Mantenha-se ativo em suas redes sociais. Treine sua equipe: atendimento, mais do que nunca, é a alma do negócio. Além disso, faça pesquisas com seu público para entender quais são as reais dores neste momento, e como sua empresa pode contribuir. As redes sociais nos dão a oportunidade de estar cada vez mais próximos de nossos clientes. Use isso a favor da sua marca”, recomenda Camila.

Lives semanais

Associação de negócios que fomenta a troca de experiências entre profissionais e empresas e o networking para negócios, o WTC Curitiba e Joinville realiza semanalmente uma programação de lives com especialistas em seus perfis do Instagram (@wtccuritiba e @wtcjoinville) e canal do Youtube. “Diante do período de isolamento social, iniciamos essa série de lives para continuar promovendo o intercâmbio de conhecimentos e fomento de negócios com o empresariado da Região Sul, mesmo com a impossibilidade dos encontros presenciais dos grupos de competitividade”, explica Milton Fabricio, diretor executivo do WTC Curitiba e Joinville, que conduz as transmissões.

Destaque da Semana

Diabéticos têm até quatro vezes mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Entre as condições mais comuns estão infarto, acidente vascular...

Grupo Muffato abre novo atacarejo na Cidade Industrial

Max Bettega é o 11° da na RMC, com...

Evento mistura tecnologia, inovações e cerveja neste final de semana

A mistura surpreendente entre inovações tecnológicas, cerveja artesanal, ensino...

Cadeias Produtivas de Ribeirão Preto recebem reconhecimento no Programa SP Produz

As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Software (PISO) e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor