Nova pesquisa da CVA Solutions revela aumento de gastos e de novos clientes em Delivery Digital

Nova pesquisa da CVA Solutions revela aumento de gastos e de novos clientes em Delivery Digital
Foto de Norma Mortenson no Pexels

O setor de Delivery Digital vem sendo a grande revelaรงรฃo e apoio ร  populaรงรฃo em isolamento social durante a pandemia do coronavรญrus. E os nรบmeros de uma nova pesquisa confirmam essa tendรชncia. Segundo dados do novo estudo da CVA Solutions, 43% dos consumidores aumentaram seus gastos com Delivery Digital. Em Refeiรงรตes 42% dos clientes aumentaram suas solicitaรงรตes de marmitas e houve um aumento de 5% de novos clientes. Jรก os novos clientes para Produtos cresceram mais de 10%.

A pesquisa foi realizada em maio, em cidades de 12 regiรตes metropolitanas de todo o Brasil, com 2.757 respondentes. A empresa Ifood รฉ o grande destaque: รฉ o aplicativo usado por mais de 92% das pessoas deste mercado, lรญder em Forรงa da Marca com 64,6% para Refeiรงรตes e 62,2% para Produtos. No mรชs de maio os gastos com Delivery Digital de Refeiรงรตes aumentaram para 46% dos consumidores e com Produtos para 43% dos consumidores.

โ€œA pandemia estรก acelerando a transformaรงรฃo digital e mudando hรกbitos. As pessoas vรฃo ficar mais em casa, mesmo quando o contรกgio da doenรงa passar. E o Delivery Digital รฉ mais do que um entregador. Nรฃo รฉ sรณ logรญstica. ร‰ inteligรชncia tambรฉm. Ele agrega comodidades e vai se incorporar como hรกbito na vida das pessoasโ€, observa Sandro Cimatti, sรณcio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

Objetivo do estudo

Essa รฉ a primeira vez que a CVA Solutions realiza um estudo sobre Delivery. O estudo mostra o comportamento e hรกbitos dos clientes do Delivery Digital, em Refeiรงรตes e em Produtos. Os estudos da CVA Solutions tรชm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefรญcio percebido pelos clientes) no mercado. Alรฉm de medir a posiรงรฃo competitiva dos principais players e diagnosticar possibilidades de criaรงรฃo de vantagem competitiva sustentรกvel. Os estudos avaliam ainda a Forรงa da Marca dos principais concorrentes.

Principais empresas de Delivery citadas

Para Refeiรงรตes: 99Food, AiqFome, Apptite, Delivery Much, Disk Cook, EuEntrego, James, Hellofood, Ifood, Loggi, OnePizza, Rapiddo, Rappi, UberEats. Para Produtos: Amazon, Bee Delivery, Casas Bahia, Cornershop, EuEntrego, Ifood, James, Loggi, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Quero Delivery, Rappi, Zรฉ Delivery de Bebidas, Zee.now.

Nota boa entre 51 setores da economia

A avaliaรงรฃo do serviรงo de Delivery Digital รฉ boa. Sua nota รฉ de 8,15 (em uma escala de 1 a 10), 27ยช posiรงรฃo entre os 51ย segmentos de mercado pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido se baseia na nota de custo-benefรญcio percebido e tem como melhor segmento o de Micro-ondas (nota 8,87) e os piores como Planos de Saรบde (6,93) e PVA (satisfaรงรฃo de funcionรกrios de empresas (6,28).

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DELIVERY DIGITAL REFEIร‡ร•ES

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Valor Percebido (custo-benefรญcio percebido pelos clientes)

O Delivery James (pertencente ao grupo Pรฃo de Aรงรบcar) registrou o melhor Valor Percebido (custo-benefรญcio percebido pelos clientes), com รญndice de 1,10. Uber Eats e Ifood vieram na sequรชncia.

Forรงa da Marca (atraรงรฃo menos rejeiรงรฃo perante clientes e nรฃo clientes)

Ifood รฉ lรญder absoluto em Forรงa da Marca, com 64,6%. Ele รฉ o Delivery Digital de Refeiรงรตes mais usado por 70,6% dos respondentes da pesquisa. Uber Eats tem a segunda maior Forรงa da Marca.

Recomendaรงรฃo Lรญquida

Em recomendaรงรฃo lรญquida, que revela a probabilidade de o cliente recomendar o Delivery Digital para um amigo ou parente, James lidera com 65,1%, seguido por Ifood e Uber Eats.

Problemas

Para 60% dos entrevistados, ocorreu algum problema com sua entrega de refeiรงรฃo, sendo que o mais citado foi demora (para 29,4%), seguido por falha com o cupom de desconto (19,3%) e pedido incompleto (10,4%). Apenas 43,2% dos que tiveram problemas reclamaram e, segundo os pesquisados, a empresa resolveu satisfatoriamente em 70% dos casos.

Gastos e Hรกbitos

No mรชs de maio, as pessoas pediram em mรฉdia seis vezes refeiรงรตes. Houve um aumento de 5,1% em novos clientes. Para os pedidos de refeiรงรตes, em geral, houve um aumento para 46% dos clientes.

Os gastos totais com Delivery Refeiรงรฃo, apรณs a pandemia, aumentaram para 45,9% dos clientes, sendo que em mรฉdia as pessoas gastaram R$ 225,00 por mรชs.

Os pedidos de refeiรงรตes estรฃo mais concentrados no horรกrio do jantar e em finais de semana e lideram as preferรชncias as pizzas e os hamburgueres.

DELIVERY DIGITAL PRODUTOS

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Valor Percebido (custo-benefรญcio percebido pelos clientes)

O Zรฉ Delivery de Bebidas registrou o melhor Valor Percebido com รญndice de 1,11. Casas Bahia, Amazon, Magazine Luiza e Lojas Americanas vieram na sequรชncia.

Forรงa da Marca (atraรงรฃo menos rejeiรงรฃo perante clientes e nรฃo clientes)

Ifood lidera em Forรงa da Marca, com 62,2%. O delivery direto de lojas estรก na segunda posiรงรฃo e Rappi estรก em terceiro.

Recomendaรงรฃo Lรญquida

Em recomendaรงรฃo lรญquida, que revela a probabilidade de o cliente recomendar o Delivery Digital para um amigo ou parente, a Amazon lidera com 94,6%, seguido por Magazine Luiza e Zรฉ Delivery de Bebidas.

Problemas

Dentre os respondentes, 53% informaram que jรก tiveram problemas com suas entregas, sendo que 27% registraram demora, 13,3% desconto ou cupom nรฃo aplicado e 9% dificuldade de contato com o entregador. As reclamaรงรตes ocorreram por parte de 44,6% dos que tiveram problemas e, segundo eles, 74,5% conseguiram resoluรงรฃo satisfatรณria.

Aumento de clientes

A busca por entregas de produtos durante a pandemia aumentou, sendo que 10,6% das pessoas nunca haviam usado o serviรงo.ย  Os gastos totais com pedidos aumentaram para 42,7% dos clientes. Nos meses de abril e maio (รบltimos 60 dias da pesquisa) os respondentes revelaram que pediram, em mรฉdia, 7,5 vezes produtos, com gasto mensal de cerca de R$ 168,00. Os pedidos em supermercados, farmรกcias e lojas de bebidas lideram os tipos de compras.

RANKING

Delivery Refeiรงรตes – Valor Percebido e Forรงa da Marca

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Valor Percebidoย (custo-benefรญcio percebido):ย 1ยบ James, 2ยบ Uber Eats, 3ยบ Ifood, 4ยฐ Aiqfome, 5ยฐ Rappi, 6ยฐ 99Food, 7ยฐ One Pizza, 8ยฐ Delivery Much, 9ยฐ EuEntrego.

Forรงa da Marcaย (% de Melhor – % Pior): 1ยฐ Ifood, 2ยฐ Uber Eats, 3ยฐ Delivery Much, 4ยฐ Rapiddo, 5ยฐ One Pizza, 6ยฐ Apptite, 7ยฐ 99Food, 8ยฐ HelloFood, 9ยฐ Aiqfome.

RANKING

Delivery Produtos – Valor Percebido e Forรงa da Marca

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Valor Percebidoย (custo-benefรญcio percebido):ย 1ยบ Zรฉ Delivery de Bebidas, 2ยบ Casas Bahia, 3ยบ Magazine Luiza, 4ยฐ Amazon, 5ยฐ Lojas Americanas, 6ยฐ James, 7ยฐ Mercado Livre, 8ยฐ Quero Delivery, 9ยฐ Loggi,ย 10ยบ Ifood, 11ยบ Rappi.

Forรงa da Marcaย (% de Melhor – % Pior): 1ยฐ Ifood, 2ยฐ Delivery Direto das Lojas, 3ยฐ Rappi, 4ยฐ Zรฉ Delivery de Bebidas, 5ยฐ Loggi, 6ยฐ Quero Delivery, 7ยฐ Rapiddo, 8ยฐ Bee Delivery, 9ยฐ Cornershop, 10ยบ Avocado, 11ยบ James.

fernanda@letracom.com.br

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