segunda-feira, 13 janeiro 2025
22.4 C
Curitiba

Nova pesquisa da CVA Solutions revela aumento de gastos e de novos clientes em Delivery Digital

Nova pesquisa da CVA Solutions revela aumento de gastos e de novos clientes em Delivery Digital
Foto de Norma Mortenson no Pexels

O setor de Delivery Digital vem sendo a grande revelação e apoio à população em isolamento social durante a pandemia do coronavírus. E os números de uma nova pesquisa confirmam essa tendência. Segundo dados do novo estudo da CVA Solutions, 43% dos consumidores aumentaram seus gastos com Delivery Digital. Em Refeições 42% dos clientes aumentaram suas solicitações de marmitas e houve um aumento de 5% de novos clientes. Já os novos clientes para Produtos cresceram mais de 10%.

A pesquisa foi realizada em maio, em cidades de 12 regiões metropolitanas de todo o Brasil, com 2.757 respondentes. A empresa Ifood é o grande destaque: é o aplicativo usado por mais de 92% das pessoas deste mercado, líder em Força da Marca com 64,6% para Refeições e 62,2% para Produtos. No mês de maio os gastos com Delivery Digital de Refeições aumentaram para 46% dos consumidores e com Produtos para 43% dos consumidores.

“A pandemia está acelerando a transformação digital e mudando hábitos. As pessoas vão ficar mais em casa, mesmo quando o contágio da doença passar. E o Delivery Digital é mais do que um entregador. Não é só logística. É inteligência também. Ele agrega comodidades e vai se incorporar como hábito na vida das pessoas”, observa Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

Objetivo do estudo

Essa é a primeira vez que a CVA Solutions realiza um estudo sobre Delivery. O estudo mostra o comportamento e hábitos dos clientes do Delivery Digital, em Refeições e em Produtos. Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) no mercado. Além de medir a posição competitiva dos principais players e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca dos principais concorrentes.

Principais empresas de Delivery citadas

Para Refeições: 99Food, AiqFome, Apptite, Delivery Much, Disk Cook, EuEntrego, James, Hellofood, Ifood, Loggi, OnePizza, Rapiddo, Rappi, UberEats. Para Produtos: Amazon, Bee Delivery, Casas Bahia, Cornershop, EuEntrego, Ifood, James, Loggi, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Quero Delivery, Rappi, Zé Delivery de Bebidas, Zee.now.

Nota boa entre 51 setores da economia

A avaliação do serviço de Delivery Digital é boa. Sua nota é de 8,15 (em uma escala de 1 a 10), 27ª posição entre os 51 segmentos de mercado pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Micro-ondas (nota 8,87) e os piores como Planos de Saúde (6,93) e PVA (satisfação de funcionários de empresas (6,28).

 

DELIVERY DIGITAL REFEIÇÕES

 

Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes)

O Delivery James (pertencente ao grupo Pão de Açúcar) registrou o melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes), com índice de 1,10. Uber Eats e Ifood vieram na sequência.

Força da Marca (atração menos rejeição perante clientes e não clientes)

Ifood é líder absoluto em Força da Marca, com 64,6%. Ele é o Delivery Digital de Refeições mais usado por 70,6% dos respondentes da pesquisa. Uber Eats tem a segunda maior Força da Marca.

Recomendação Líquida

Em recomendação líquida, que revela a probabilidade de o cliente recomendar o Delivery Digital para um amigo ou parente, James lidera com 65,1%, seguido por Ifood e Uber Eats.

Problemas

Para 60% dos entrevistados, ocorreu algum problema com sua entrega de refeição, sendo que o mais citado foi demora (para 29,4%), seguido por falha com o cupom de desconto (19,3%) e pedido incompleto (10,4%). Apenas 43,2% dos que tiveram problemas reclamaram e, segundo os pesquisados, a empresa resolveu satisfatoriamente em 70% dos casos.

Gastos e Hábitos

No mês de maio, as pessoas pediram em média seis vezes refeições. Houve um aumento de 5,1% em novos clientes. Para os pedidos de refeições, em geral, houve um aumento para 46% dos clientes.

Os gastos totais com Delivery Refeição, após a pandemia, aumentaram para 45,9% dos clientes, sendo que em média as pessoas gastaram R$ 225,00 por mês.

Os pedidos de refeições estão mais concentrados no horário do jantar e em finais de semana e lideram as preferências as pizzas e os hamburgueres.

DELIVERY DIGITAL PRODUTOS

 

Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes)

O Zé Delivery de Bebidas registrou o melhor Valor Percebido com índice de 1,11. Casas Bahia, Amazon, Magazine Luiza e Lojas Americanas vieram na sequência.

Força da Marca (atração menos rejeição perante clientes e não clientes)

Ifood lidera em Força da Marca, com 62,2%. O delivery direto de lojas está na segunda posição e Rappi está em terceiro.

Recomendação Líquida

Em recomendação líquida, que revela a probabilidade de o cliente recomendar o Delivery Digital para um amigo ou parente, a Amazon lidera com 94,6%, seguido por Magazine Luiza e Zé Delivery de Bebidas.

Problemas

Dentre os respondentes, 53% informaram que já tiveram problemas com suas entregas, sendo que 27% registraram demora, 13,3% desconto ou cupom não aplicado e 9% dificuldade de contato com o entregador. As reclamações ocorreram por parte de 44,6% dos que tiveram problemas e, segundo eles, 74,5% conseguiram resolução satisfatória.

Aumento de clientes

A busca por entregas de produtos durante a pandemia aumentou, sendo que 10,6% das pessoas nunca haviam usado o serviço.  Os gastos totais com pedidos aumentaram para 42,7% dos clientes. Nos meses de abril e maio (últimos 60 dias da pesquisa) os respondentes revelaram que pediram, em média, 7,5 vezes produtos, com gasto mensal de cerca de R$ 168,00. Os pedidos em supermercados, farmácias e lojas de bebidas lideram os tipos de compras.

RANKING

Delivery Refeições – Valor Percebido e Força da Marca

 

Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º James, 2º Uber Eats, 3º Ifood, 4° Aiqfome, 5° Rappi, 6° 99Food, 7° One Pizza, 8° Delivery Much, 9° EuEntrego.

Força da Marca (% de Melhor – % Pior): 1° Ifood, 2° Uber Eats, 3° Delivery Much, 4° Rapiddo, 5° One Pizza, 6° Apptite, 7° 99Food, 8° HelloFood, 9° Aiqfome.

RANKING

Delivery Produtos – Valor Percebido e Força da Marca

 

Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Zé Delivery de Bebidas, 2º Casas Bahia, 3º Magazine Luiza, 4° Amazon, 5° Lojas Americanas, 6° James, 7° Mercado Livre, 8° Quero Delivery, 9° Loggi, 10º Ifood, 11º Rappi.

Força da Marca (% de Melhor – % Pior): 1° Ifood, 2° Delivery Direto das Lojas, 3° Rappi, 4° Zé Delivery de Bebidas, 5° Loggi, 6° Quero Delivery, 7° Rapiddo, 8° Bee Delivery, 9° Cornershop, 10º Avocado, 11º James.

fernanda@letracom.com.br

Destaque da Semana

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

Casos da doença aumentaram quase quatro vezes nos últimos...

Norah Jones retorna ao Brasil em 2025 com show em Curitiba, no Teatro Positivo

A celebrada artista se apresentará em Curitiba com sua...

Casamentos 2025: personalização, sustentabilidade e tecnologia como tendências

Com a crescente busca por experiências únicas, os casais...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor