“Atendemos quase 60 mil ligações telefônicas, com uma taxa de resolutividade bastante alta. Esse trabalho tem se mostrado muito importante nesse período de pandemia, porque tem nos ajudado a manter o acompanhamento médico de qualidade, em especial dos casos crônicos, e a evitar complicações ou desfechos negativos para o paciente”, explica a coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clinicas, Dra. Caroline Caldeira.
Serviço por telefone oferece orientações sobre o novo coronavírus e outras demandas de saúde
Próximos passos
Após dois meses de atendimento eletivo remoto, a operadora retoma as consultas presenciais na rede própria. Nesse momento, serão oferecidas apenas seis especialidades – pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cardiologia, endocrinologia e oftalmologia – no Centro Integrado de Medicina (CIM) Água Verde. “Selecionamos primeiro essas especialidades porque são áreas com alta demanda para o acompanhamento de doentes crônicos e que, em sua maioria, necessitam de avaliações presenciais. Mas, antes de ir até o CIM, é preciso fazer o agendamento prévio por telefone”, explica Dra. Caroline. As demais áreas seguem sendo atendidas pelo Telessaúde, com apoio de pronto-atendimento pediátrico na Unidade Infantil, no Batel, e adulto no CIM CIC. camila.t@excom.com.br