A Renault do Brasil acaba de encomendar um novo lote de 120 mil máscaras da Associação Borda Viva. As máscaras serão utilizadas pelos colaboradores da fábrica na linha de produção e a confecção dos itens irá gerar renda para as mulheres da comunidade que fazem parte do projeto Casa da Costura.
Para a produção, a Associação Borda Viva vai contar com o auxílio de outro projeto apoiado pelo Instituto Renault, o programa Supera, que também promove inclusão por meio da formação na costura.
O novo pedido totaliza 206 mil unidades solicitadas à Borda Viva, das quais 86 mil já foram entregues. Além de dois grandes lotes de 40 mil unidades, também foram adquiridas 5 mil máscaras para a AACD, com doação anunciada durante live de aniversário da influenciadora Maísa, e outras 1 mil unidades para os colaboradores do escritório da Renault em São Paulo. Além dessas, 11 mil máscaras descartáveis também já foram produzidas pelo programa Supera.
“Seguimos realizando ações para apoiar a comunidade próxima à nossa fábrica e garantindo a segurança de nossos colaboradores” comenta Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
“Trabalho na Borda Viva há quase um ano e está sendo muito bom para mim. O mais gratificante é saber que a gente pode ajudar outras vidas com as nossas máscaras, cuidando de nós e de outras pessoas”, afirma Priscila Massanero, moradora da Borda do Campo e costureira do projeto Casa da Costura, da Associação Borda Viva.
Sobre a Associação Borda Viva
A Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais – PR. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.
Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.
A geração de renda possui três frentes:
– A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.
– Associação também atua na comercialização de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações.
– A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos