Salas do Empreendedor conquistam certificação por qualidade no atendimento

Reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi concedido por bons índices no suporte aos empresários

Salas do Empreendedor conquistam certificação por qualidade no atendimentoO Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento a 142 Salas do Empreendedor durante evento digital We2020, encerrado nesta sexta-feira (26). O Selo é o reconhecimento pela qualidade e desempenho no atendimento aos empreendedores e seu impacto na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Ao todo, 82 Salas conquistaram o Selo Ouro, 47 ficaram com o Prata e 13 levaram o Bronze.

O Paraná conta com 165 Salas do Empreendedor, que são um dos canais de atendimento, integram a rede presencial de serviços do Sebrae/PR e funcionam em espaços cedidos por prefeituras.

Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, as Salas do Empreendedor têm um papel fundamental na estrutura de atendimento da instituição. “Com a dedicação dos agentes, o apoio de prefeituras e parceiros, estabelecemos uma rede que leva capacitações e estimula a formalização de novos negócios. As Salas abrem as portas para o empreendedorismo e fomentam a economia em nível municipal”, analisa.

O prêmio Reconhecimento Referência em Atendimento Salas do Empreendedor 2019/2020 tem como critérios: atendimento, gestão e soluções para clientes. Os parceiros são avaliados de acordo com a nota dada pelos clientes atendidos, estrutura física, cliente oculto, soluções diversificadas, resultados de atendimento, capacitação da equipe, comunidades digitais e planejamento.

Para a coordenadora estadual das Salas do Empreendedor e consultora do Sebrae/PR, Carla Selva, o prêmio representa que os parceiros das Salas estão comprometidos com a qualidade no atendimento e alinhados com o Sebrae para transformar positivamente a vida dos pequenos empresários.

“As Salas do Empreendedor permitem que possamos apoiar os empreendedores com orientações e conteúdo de gestão empresarial. Reconhecer a equipe de atendimento destes espaços é valorizar os esforços e dedicação de todos”, comenta a consultora.

De acordo com Sebrae/PR, no canal foram 101.562 atendimentos para empresas e 22.252 atendimentos para pessoas físicas, em 2019. No comparativo com 2018, isso representa um aumento de 36% e 44% respectivamente, totalizando 123.814 atendimentos. No quesito satisfação com os serviços, o índice geral foi de 9,54.

Diferente de anos anteriores, a premiação de 2019/2020 ocorreu de forma 100% digital. Além disso, durante cinco dias foram disponibilizados conteúdos e capacitações de forma online, no We2020.

Premiação

A premiação também precisou ser adaptada ao momento. Os participantes receberam uma caixa lacrada, contendo a modalidade do reconhecimento, que só poderia ser aberta durante o evento ao vivo. A comprovação de integridade do material se deu por meio de fotos.

Luciane Kanopa é agente da Sala do Empreendedor de Mandirituba, na região Metropolitana de Curitiba, que recebeu o Selo Ouro. Ela comenta que as ações desenvolvidas pelo Sebrae valorizam atendentes, coordenadores e toda a equipe que faz parte das Salas, o que motiva no trabalho.

“Como é bom ser parte de um time que faz a diferença na vida dos outros e no desenvolvimento do município. Mandirituba melhorou muito a partir do momento que o Sebrae chegou com a Sala do Empreendedor. Ajudamos o micro e pequeno empreendedor a se desenvolver e isso reflete na economia do município”, analisa a agente.

Além de Mandirituba, no território da Regional Leste do Sebrae/PR, também foram Ouro Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba (Bairro Novo, Boqueirão, Fazendinha, Santa Felicidade), Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.

Rita Bandeira Vicente é a agente da Sala do Empreendedor de Pranchita, no sudoeste do Paraná, desde 2013. Naquela época, cerca de 20 MEI do município eram atendidos pela Sala. Atualmente, são 142 microempreendedores da cidade, que tem seis mil habitantes. Em 2019, por exemplo, foram 1.473 atendimentos, somando cursos, oficinas, consultorias, capacitações, orientações e feiras. A Sala também levou o Ouro nesta edição.

“Hoje, a Sala do Empreendedor atende aproximadamente 80% dos MEI do munícipio, pelo sistema público. O trabalho feito em parceria com o Sebrae é gratuito e tornou-se referência, pela credibilidade e conteúdos que geram resultados econômicos e sociais”, conta a agente.

Rita enfatiza que o planejamento exige reinvenção contínua, ainda mais em tempos de pandemia. “O We Digital valoriza os agentes de desenvolvimento, dando a oportunidade de participar dos conteúdos e soluções do Sebrae, sem deixar de atender aos MEIs, enquanto isso. Na Sala do Empreendedor, procuramos a empatia, colaborar com soluções para os problemas dos microempreendedores e mostrar alternativas”, completa.

Além de Pranchita, pertencente à Regional Sul do Sebrae/PR, mais municípios desta Regional receberam o Ouro, como Barracão, Bituruna, Bom Jesus do Sul, Capanema, Chopinzinho, Dois vizinhos, Francisco Beltrão, General Carneiro, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Pérola D’Oeste, Planalto, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste, São Mateus do Sul e União da Vitória.

No link, é possível acessar a lista com todas as salas e suas premiações.

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