O cenรกrio influenciou em um maior consumo de marcas locais e de produtos para dentro do lar
Realizado hรก 8 anos consecutivos, o ranking Brand Footprint, da Kantar,ย lรญder global em dados,ย insightsย e consultoria, acaba de divulgar as marcas mais escolhidas pelos consumidores no Brasil em 2019. Alรฉm disso, foi feita uma anรกlise especial sobre o impacto da Covid-19 nesse universo entre janeiro e abril de 2020.
No ano passado, Coca-Cola, Ypรช, Italac, Colgate e Tang, nessa ordem, foram as marcas mais escolhidas pelos brasileiros. Foram analisadas mais de 290 marcas no Brasil em 2019, sendo que 86% das Top 50 mudaram de posiรงรฃo no ranking, com destaque para a Oral-B, que ganhou 22 lugares e entrou no Top 50 pela primeira vez, alรฉm de Aurora, Quero e Bombril, que subiram 7, 6 e 5 posiรงรตes, respectivamente.
No que se refere ร penetraรงรฃo, o levantamento tambรฉm concluiu que a marca de sucos Del Valle foi a que mais conquistou novos lares compradores em 2019, (+6,2 pontos percentuais de penetraรงรฃo), o que representa mais de 3,4 milhรตes de novos compradores, seguida pela Skala (+3,3 milhรตes de novos lares) e Visconti (+3,1 milhรตes novos lares).
Entre as cestas, Nissin foi a marca mais escolhida na de Alimentos, enquanto Coca-Cola รฉ a lรญder entre as Bebidas, Italac entre Lรกcteos e Substitutos, Ypรช para Cuidados com o Lar e Colgate para Cuidados Pessoais.
Em comparaรงรฃo com 2018, o brasileiro aumentou em 4% o valor gasto com compras de bens de consumo massivo, especialmente nos lares com 1 ou 2 pessoas (+6%), monoparentais (+6%) e formados por donas de casa com mais de 50 anos (+5%). Entre os canais de compra, destaque para atacarejos, com crescimento em valor de 12%, e farmรกcias e drogarias, com 6%.
Reflexo da Covid-19 na escolha das marcas
De janeiro a abril de 2020, quando o mundo jรก convivia com o impacto da pandemia, 49% das marcas cresceram em CRP (Consumer Reach Point) no Brasil. Nesse contexto, as marcas locais ganharam ainda mais relevรขncia, representando mais de 65% do mercado em valor, contra 64% no mesmo perรญodo do ano anterior. Considerando as cestas, Alimentos, Lรกcteos e Cuidados com o Lar sรฃo onde as marcas locais tรชm mais forรงa, com presenรงa de 84%, 78% e 75%, respectivamente.
Como era de se esperar, com as rigorosas recomendaรงรตes em relaรงรฃo ร higiene no combate ao coronavรญrus, os gastos com as cestas de Cuidados com o Lar e Cuidados Pessoais cresceram no curto prazo. Os brasileiros gastaram atรฉ 11% mais adquirindo produtos da primeira cesta e atรฉ 5% mais em relaรงรฃo ร segunda. Nesse novo cenรกrio, Tixan, Ypรช e Limpol sรฃo as Top 3 marcas na preferรชncia nacional para limpeza da casa, enquanto Lux, Close Up e Skala sรฃo as mais escolhidas para cuidados pessoais. Entre os produtos, cloro (+52%), esponja de aรงo (+44%), papel higiรชnico (+25%) e absorvente higiรชnico (+12%) registraram os maiores crescimentos em valor.
Ainda considerando as cestas, Aurora, Perdigรฃo e Sadia foram as lรญderes nas escolhas de Alimentos dos brasileiros nos quatro primeiros meses no ano. Quando o tema รฉ Bebida, Sukita foi a que mais cresceu, depois Coca-Cola e Heineken. Entre os lรกcteos, o top 3 fica com Piracanjuba, Vigor e Danone, nessa ordem. De forma geral, o Top 10 de marcas que mais ganharam penetraรงรฃo entre janeiro e abril de 2020 no paรญs รฉ composto por Aurora, Lux, Perdigรฃo, Tixan, Piracanjuba, Sadia, Pullman, Parmalat, Gallo e Alto Alegre, nessa ordem.
Segundo o estudo, casais com crianรงas pequenas, lares monoparentais e com crianรงas de atรฉ 12 anos, alรฉm da Classe C, foram os grupos que mais aumentaram seus gastos em valor com FMCG se comparados os รญndices de janeiro a abril de 2020 com o mesmo perรญodo de 2019.
Para saber mais sobre o Brand Footprint da Kantar, acesseย http://www.kantar.com/brandfootprint.
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