Kantar analisa impacto da pandemia nas escolhas das marcas no Brasil

O cenรกrio influenciou em um maior consumo de marcas locais e de produtos para dentro do lar

Kantar analisa impacto da pandemia nas escolhas das marcas no Brasil
Quando o tema รฉ Bebida, Sukita foi a que mais cresceu, depois Coca-Cola e Heineken.

Realizado hรก 8 anos consecutivos, o ranking Brand Footprint, da Kantar,ย lรญder global em dados,ย insightsย e consultoria, acaba de divulgar as marcas mais escolhidas pelos consumidores no Brasil em 2019. Alรฉm disso, foi feita uma anรกlise especial sobre o impacto da Covid-19 nesse universo entre janeiro e abril de 2020.

No ano passado, Coca-Cola, Ypรช, Italac, Colgate e Tang, nessa ordem, foram as marcas mais escolhidas pelos brasileiros. Foram analisadas mais de 290 marcas no Brasil em 2019, sendo que 86% das Top 50 mudaram de posiรงรฃo no ranking, com destaque para a Oral-B, que ganhou 22 lugares e entrou no Top 50 pela primeira vez, alรฉm de Aurora, Quero e Bombril, que subiram 7, 6 e 5 posiรงรตes, respectivamente.

No que se refere ร  penetraรงรฃo, o levantamento tambรฉm concluiu que a marca de sucos Del Valle foi a que mais conquistou novos lares compradores em 2019, (+6,2 pontos percentuais de penetraรงรฃo), o que representa mais de 3,4 milhรตes de novos compradores, seguida pela Skala (+3,3 milhรตes de novos lares) e Visconti (+3,1 milhรตes novos lares).

Entre as cestas, Nissin foi a marca mais escolhida na de Alimentos, enquanto Coca-Cola รฉ a lรญder entre as Bebidas, Italac entre Lรกcteos e Substitutos, Ypรช para Cuidados com o Lar e Colgate para Cuidados Pessoais.

Em comparaรงรฃo com 2018, o brasileiro aumentou em 4% o valor gasto com compras de bens de consumo massivo, especialmente nos lares com 1 ou 2 pessoas (+6%), monoparentais (+6%) e formados por donas de casa com mais de 50 anos (+5%). Entre os canais de compra, destaque para atacarejos, com crescimento em valor de 12%, e farmรกcias e drogarias, com 6%.

Reflexo da Covid-19 na escolha das marcas

De janeiro a abril de 2020, quando o mundo jรก convivia com o impacto da pandemia, 49% das marcas cresceram em CRP (Consumer Reach Point) no Brasil. Nesse contexto, as marcas locais ganharam ainda mais relevรขncia, representando mais de 65% do mercado em valor, contra 64% no mesmo perรญodo do ano anterior. Considerando as cestas, Alimentos, Lรกcteos e Cuidados com o Lar sรฃo onde as marcas locais tรชm mais forรงa, com presenรงa de 84%, 78% e 75%, respectivamente.

Como era de se esperar, com as rigorosas recomendaรงรตes em relaรงรฃo ร  higiene no combate ao coronavรญrus, os gastos com as cestas de Cuidados com o Lar e Cuidados Pessoais cresceram no curto prazo. Os brasileiros gastaram atรฉ 11% mais adquirindo produtos da primeira cesta e atรฉ 5% mais em relaรงรฃo ร  segunda. Nesse novo cenรกrio, Tixan, Ypรช e Limpol sรฃo as Top 3 marcas na preferรชncia nacional para limpeza da casa, enquanto Lux, Close Up e Skala sรฃo as mais escolhidas para cuidados pessoais. Entre os produtos, cloro (+52%), esponja de aรงo (+44%), papel higiรชnico (+25%) e absorvente higiรชnico (+12%) registraram os maiores crescimentos em valor.

Ainda considerando as cestas, Aurora, Perdigรฃo e Sadia foram as lรญderes nas escolhas de Alimentos dos brasileiros nos quatro primeiros meses no ano. Quando o tema รฉ Bebida, Sukita foi a que mais cresceu, depois Coca-Cola e Heineken. Entre os lรกcteos, o top 3 fica com Piracanjuba, Vigor e Danone, nessa ordem. De forma geral, o Top 10 de marcas que mais ganharam penetraรงรฃo entre janeiro e abril de 2020 no paรญs รฉ composto por Aurora, Lux, Perdigรฃo, Tixan, Piracanjuba, Sadia, Pullman, Parmalat, Gallo e Alto Alegre, nessa ordem.

Segundo o estudo, casais com crianรงas pequenas, lares monoparentais e com crianรงas de atรฉ 12 anos, alรฉm da Classe C, foram os grupos que mais aumentaram seus gastos em valor com FMCG se comparados os รญndices de janeiro a abril de 2020 com o mesmo perรญodo de 2019.

Para saber mais sobre o Brand Footprint da Kantar, acesseย http://www.kantar.com/brandfootprint.

daniel@adcomunicacao.com.br

Destaque da Semana

Cรขmara aprova castraรงรฃo quรญmica para pedรณfilos; texto vai ao Senado

Luciano Nascimento โ€“ Repรณrter da Agรชncia Brasil Publicado em 12/12/2024...

Bolinhos Serra do Mar oferece barreado no Trem Caiรงara

Em dezembro, viajantes terรฃo a oportunidade de saborear os...

CEO do Grupo A.Yoshii รฉ eleito Empresรกrio do Ano no Paranรก

Leonardo Yoshii รฉ homenageado no Prรชmio Lรญderes do Brasil,...

Intervenรงรฃo autoguiada pode reduzir uso de remรฉdio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da tรฉcnica de mediaรงรฃo comportamental em...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor