Varejo Digital ajuda pequenos negócios a conectar clientes e impulsionar vendas

O Sebrae/PR e a Fecomércio PR disponibilizam agora em julho uma série de conteúdos que auxiliam o micro e pequeno empresário a melhorar a gestão e ampliar inserção no mercado online. O Programa Varejo Digital é gratuito e aberto a qualquer empresa do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná.  A cada dez dias, um novo conteúdo em formato de curso será disponibilizado.

Estar online não é mais uma opção para os empresários, mas uma necessidade. De acordo com uma pesquisa realizada em março deste ano pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado da NZN (uma das principais empresas de soluções de publicidade e comunicação digital do Brasil), 74% dos 1.700 entrevistados preferem comprar online. Isso demonstra uma forte tendência de mercado que foi imposta, especialmente, com a crise do coronavirus.

Para o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, o varejo está intensificado pela nova economia e não deve ficar de fora da virtualização. Mercados como América do Norte, Europa, China e Japão sempre tiveram um engajamento mais forte na lógica do “phygital” – físico com o digital, mas no Brasil, ainda havia uma certa resistência.

“O que vemos agora é uma busca de produtos online de forma acelerada. O que é importante neste momento é que as empresas tenham uma lógica de como se inserir na internet e fazer ações básicas de gestão financeira para que possam passar por esse momento difícil e ampliar o mercado de atuação. É importante que estejam conectadas nessa lógica, começando a fazer a adequação o mais rápido possível. O Varejo Digital pode ajudar neste contexto”, comenta.

São sete módulos em que o empresário pode escolher o que for mais assertivo para o próprio negócio, embora a recomendação é que ele faça todos os cursos. O material em formato de vídeo irá ajudar o empreendedor a entender a dinâmica do “novo normal”, da interação da internet e como isso é importante. Todos os cursos possuem material complementar por escrito para que o usuário possa aplicar os conteúdos na empresa de forma prática.

“O objetivo dos novos módulos do Varejo Digital é principalmente contribuir para que os empresários disponham de mais ferramentas para atuar no comércio eletrônico, marketplace e redes sociais. Com a pandemia há uma nova relação entre as empresas e sociedade e se faz necessário que os comerciantes consigam atender às demandas desta nova realidade”, destaca Rodrigo Schmidt, coordenador do Varejo Digital pela Fecomércio-PR.

O primeiro módulo a ser lançado será o de Marketing Digital, no dia 1º de julho. Outros conteúdos como Experiência do Cliente; Gestão Financeira; Precificação de Produtos para a Venda na Internet; Fotografia, Filmagem e Exposição de Produtos para comercialização na Internet; Marketing e Promoção Digital também serão disponibilizados na sequência.

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