Recolhimento de móveis usados e registro de aglomerações são exemplos de serviços que podem ser solicitados via Central 156
A virada de ano é, para muitos, o momento de promover a mudança de vida, estabelecer metas, resolver problemas e fazer o bem. Mas com tantas coisas em mente, alguns desafios básicos do dia a dia se tornam mais uma dor de cabeça. Por isso, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) separou uma lista de coisas que os moradores de Curitiba podem solucionar por meio do aplicativo, chat ou contato telefônico da Central 156.
- Registro de aglomeração
Com a chegada da pandemia da Covid-19 e a recomendação de isolamento social e proibição de festas e/ou encontros, a fiscalização se tornou uma responsabilidade de todos. Por isso, no app Curitiba 156, é possível fazer a denúncia de aglomerações em locais públicos ou solicitar a fiscalização de comércios. Basta acessar o aplicativo e selecionar a opção Coronavírus.
- Entulhos
Passou por uma obra pequena e não sabe como fazer o descarte dos restos de materiais? Esse tipo de lixo pode ser retirado por meio da solicitação no aplicativo da Central 156. Para isso, basta acessar o app e selecionar a opção Coleta. O serviço é válido para entulhos, caliças e resíduos de jardim, e tem limitação de volume.
- Doações
Na faxina de fim de ano, móveis e eletrodomésticos usados costumam dar lugar às novas aquisições e conquistas programadas para o novo ano. Por isso, para ganhar tempo e espaço e ainda fazer o bem, ao invés de descartar esses itens, é possível acionar o Disque Solidariedade no app 156, que faz o recolhimento e destina para programas sociais da cidade.
- Situação de Rua
Nos últimos meses, a empatia e solidariedade se tornaram virtudes ainda mais importantes, principalmente com a população mais vulnerável da cidade. Por isso, caso veja alguém dormindo, desabrigado ou desorientado em vias públicas, você pode acionar ajuda, via app, por meio do ícone Situação de Rua – Adulto/Idoso e fazer o bem.
- Dengue
Com a chegada do verão, o cuidado com o vírus da dengue também é essencial. E para não deixar essa prevenção de lado, no item Dengue está disponível a solicitação da inspeção de imóveis ocupados para monitorar possíveis focos da doença. Já para a inspeção em imóveis desocupados, a solicitação deve ser registrada pelo assunto Terreno Baldio.
- Iluminação pública
O poste da sua rua parou de funcionar? Abre o app da Central 156! Na opção Iluminação Pública estão disponíveis os serviços de troca de lâmpadas e inspeção da estrutura de postes.
A Central 156 de Curitiba, operacionalizada pelo ICI, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. Basta acessar o aplicativo, o chat ou entrar em contato via telefone, discando para o número 156.
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.