HOME + Mais Negócios Com novo calado operacional, TCP recebe primeiro navio com nova profundidade máxima

Com novo calado operacional, TCP recebe primeiro navio com nova profundidade máxima

Navio Seaspan Osprey, do armador ONE, atracou em Paranaguá na quarta-feira (13); com origem Ásia, navio é um dos maiores em capacidade a atracar no Brasil

Com novo calado operacional, TCP recebe primeiro navio com nova profundidade máxima
<ana.cunha@inkcomunicacao.com.br>

Depois de ter o calado operacional ampliado, a TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu o navio Seaspan Osprey, do armador ONE. O navio tem 330 metros de comprimento, capacidade para 11.923 TEUs, é um dos maiores a atracar na costa brasileira e chegou a Paranaguá no último dia 13. Comumente, os navios que atracam no porto paranaense têm capacidade média de 9 mil TEUs.

Com origem na Ásia, o Seasoan Osprey partiu da Ásia onde escalou portos na China e Coréia do Sul, e segue para a Argentina e Uruguai, na região do Plata, com nova escala em Paranaguá. Entre os produtos de importação, estão equipamentos eletrônicos, painéis solares, partes e peças automotivas e produtos químicos; na exportação, os principais produtos são carnes congeladas, celulose, grãos e couro.

“Esse é o momento da materialização do esforço conjunto que a empresa fez com vários atores como a autoridade portuária, praticagem e Marinha do Brasil para aumentar a capacidade de Paranaguá. A TCP trabalha para se consolidar como um operador de classe mundial e um dos principais hubs marítimos da América do Sul e esse ganho é mais um passo em direção a esse objetivo”, explica Thomas Lima, diretor comercial da empresa.

NOVO CALADO 

O novo calado operacional da TCP foi aprovado em dezembro de 2020, passando de 11,80 metros para 12,10 metros, um incremento de 30 centímetros. A nova medida vale para os berços 217 e 218, podendo ser ampliado para o berço 216, garantindo aos clientes maior disponibilidade e espaço para embarques.

“Para a ONE, o aumento de calado representa mais flexibilidade e agilidade operacional nos recebimentos dos grandes navios, além de possibilitar mais capacidade de movimentação. Certamente a parceria com a TCP tende a aumentar após este incremento de profundidade”, afirma Gláucio Vargas, gerente Comercial da ONE.

Para que a marca fosse possível, o Porto de Paranaguá passou por obras de dragagem de aprofundamento, realizadas entre os anos de 2017 e 2018. Em 2020, foram realizadas as aprovações junto a Marinha do Brasil, em um trabalho liderado pela Autoridade Portuária com auxílio da TCP e outros segmentos do Porto.

Sair da versão mobile