Carreira cada vez menos desejada pelos jovens brasileiros, magistรฉrio ainda atrai o interesse de estudantes que acreditam na Educaรงรฃo para mudar o paรญs
Em pesquisa recente, realizada pelo Instituto Penรญnsula, 72% dos professores afirmam queย um dos legados deixados pela pandemia serรก a valorizaรงรฃo da carreira docente pela sociedade. A percepรงรฃo de aumento dessa valorizaรงรฃo vem do fato de que, com a pandemia e a suspensรฃo das aulas presenciais, muitos pais puderam perceber o quรฃo difรญcil รฉ ensinar. A pergunta que fica no ar รฉ se isso serรก suficiente para mudar o fato de que o Brasil รฉ um dos paรญses que menos valorizam o trabalho do professor. Em um estudo coordenado pela Organizaรงรฃo para a Cooperaรงรฃo e Desenvolvimento Econรดmico (OCDE), em 2018, o paรญs ficou em รบltimo lugar entre as 35 naรงรตes avaliadas nesse quesito.
O Brasil possui mais de 2,2 milhรตes de professores de Educaรงรฃo Bรกsica, segundo oย Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anรญsio Teixeira (Inep). E de acordo com o MEC, Pedagogia รฉ um dos cursos com maior nรบmero de vagas ofertadas pelo Sisu – Sistema de Seleรงรฃo Unificada. Ainda assim, um estudo elaborado pelo Interdisciplinaridade e Evidรชncias no Debate Educacional (Iede) mostra que a carreira docente nรฃo atrai os alunos de melhor desempenho. Alguns nรบmeros chamam a atenรงรฃo: tomando como base os resultados do Programa Internacional de Avaliaรงรฃo de Estudantes (Pisa), os estudantes brasileiros que disseram que pretendem ser professores obtiveram 18,6 pontos a menos da mรฉdia do paรญs em matemรกtica, 20,1 pontos a menos em ciรชncias e 18,5 a menos em leitura.ย O interesse dos jovens pela carreira do magistรฉrio jรก foi de 7,5% eย atualmente estรก em 2,4%, segundo dados do relatรณrio Polรญticas Eficientes para Professores, da Organizaรงรฃo para a Cooperaรงรฃo e Desenvolvimento Econรดmico (OCDE).
Seguindo na contramรฃo do desinteresse pela profissรฃo estรก o carioca Gustavo Beirรฃo Vinagre da Nรณbrega Santos.ย “Sempre que um paรญs estรก em crise ou passando por sรฉrias dificuldades, a Educaรงรฃo รฉ uma das formas mais eficazes de se corrigir o rumo da naรงรฃo”, diz o menino de 14 anos. A visรฃo de que nรฃo hรก progresso sem Educaรงรฃo fez o aluno da 7aย sรฉrie do Ensino Fundamental morador do bairro de Irajรก, no Rio de Janeiro, decidir queย quer ser professor.ย “Com essa profissรฃo, posso fazer a minha parte para ajudar a mudar o meu paรญs”, afirma o jovem. Professores e gestores do Centro Educacional Vasconcelos Dantas, onde Gustavo estuda desde 2014, o descrevem como um aluno disciplinado e muito participativo. Com 100% de bolsa para conseguir continuar estudando em uma escola privada, nem mesmo as dificuldades impostas pela pandemia para muitos estudantes conseguiram impedir o jovem de se dedicar aos estudos com a vontade de quem jรก estabeleceu metas e corre atrรกs de alcanรงar o sonho.
Gustavo ficou em primeiro lugar na Maratona de Matemรกtica da Conquista, evento nacional para estudantes de escolas conveniadas ร Conquista Soluรงรฃo Educacional. Apesar do bom desempenho em Matemรกtica, o principal interesse do jovem รฉ a Fรญsica. “Quero ser professor de Fรญsica, mostrar para as pessoas que essa unidade curricular รฉ muito mais interessante do que imaginam e que o segredo รฉ buscar entendรช-la nรฃo por meio de cรกlculos ou fรณrmulas e sim imaginando e tentando enxergar como seus conceitos funcionam na prรกtica”, destaca Gustavo.
A vontade de mudar a vida de outras pessoas por meio da Educaรงรฃo faz Gustavo querer ir longe para realizar sua meta. O sonho do estudante รฉ ir para a Finlรขndia, paรญs reconhecido como modelo bem sucedido de educaรงรฃo pรบblica. Considerado com um dos melhores sistemas de Educaรงรฃo do mundo, desde 2000, o paรญs figura entre os primeiros lugares no ranking do Pisa. “Na Finlรขndia, o mรฉtodo de ensino รฉ diferente, os alunos passam menos tempo na escola,ย mas um tempo de qualidade. A forma de avaliar os alunos tambรฉm รฉ diferente e o professor lรก รฉ muito mais valorizado e possui mais autonomia”, descreve o aluno.
Gustavo sabe que para ser professor na Finlรขndia รฉ preciso uma trajetรณria muito diferente da brasileira. “Exatamente por ser considerada uma das mais importantes profissรตes para eles, se tornar professor naquele paรญs nรฃo รฉ fรกcil. ร preciso ter, pelo menos, um mestrado, e os programas de capacitaรงรฃo para docentes lรก sรฃo obrigatรณrios”, explica Gustavo. ร exatamente por isso que o jovem sonha em realizar a formaรงรฃo profissional como professor naquele paรญs, para depois voltar e dar aulas na sua terras natal. Mas o que falta ao Brasil para atrair para o magistรฉrio mais jovens com a mesma convicรงรฃo e interesse de Gustavo e tambรฉm conseguir oferecer uma formaรงรฃo diferenciada para estes profissionais, que permita, assim como na Finlรขndia, que o professor tenha a maior qualificaรงรฃo possรญvel para desempenhar o trabalho de educar? “Sรฃo muitos os desafios para se alcanรงar uma circunstรขncia mais favorรกvel, a comeรงar por resolver questรตes como baixos salรกrios, pouca valorizaรงรฃo social e mรกs condiรงรตes de trabalho”, afirma Ivo Erthal, coordenador pedagรณgico da Conquista. Gustavo estรก ciente de tudo isso, mas acredita que com uma boa formaรงรฃo e a vontade de promover mudanรงas, pode ajudar a melhorar esse cenรกrio.
Sobre a Conquista Soluรงรฃo Educacional
A Conquista รฉ uma soluรงรฃo educacional que oferece aos alunos da Educaรงรฃo Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Mรฉdio uma proposta de educaรงรฃo e futuro que integra a famรญlia, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didรกtico completo e livros de Empreendedorismo e Educaรงรฃo Financeira, o objetivo da soluรงรฃo รฉ ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1700 escolas de todo o Brasil utilizam a soluรงรฃo.