Pesquisa indica que a demanda contínua dos consumidores resultou no maior crescimento do mercado global de PCs em uma década, com alta de quase 5% no ano
O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, afirma que as vendas mundiais de PCs totalizaram 79,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2020, número que representa um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a pesquisa indica que a indústria global de PCs registrou 275 milhões de unidades comercializadas, expansão de 4,8% em comparação ao último ciclo e a maior taxa de crescimento em dez anos.
“O mercado mundial de PCs teve um final de 2020 muito forte, registrando o terceiro trimestre consecutivo de alta na comparação de ano após ano, embora continue a existir a escassez de oferta devido a essa alta demanda”, destaca Mikako Kitagawa, Diretor de Pesquisa do Gartner. “A robusta demanda no consumo de PCs impulsionou novamente as vendas, particularmente em regiões nas quais os governos mantêm ordens para os clientes ficarem em casa, à medida que a pandemia da COVID-19 persiste. Antes de 2020, os consumidores estavam mudando o foco para o telefone, mas a pandemia reverteu essa tendência. Os PCs ressurgiram como um dispositivo essencial, pois os consumidores, incluindo crianças mais novas, estão contando com eles para o trabalho, para a escola, para a socialização e para se divertir em casa.”
“Os gastos com PCs empresariais foram novamente mais fracos neste trimestre, já que as compras urgentes para trabalho remoto atingiram o pico no início do ano. No entanto, em certas regiões como a China, onde a recuperação econômica da pandemia já começou, o crescimento dos negócios foi um pouco mais forte”, destaca o analista.
Embora o Gartner não inclua remessas de Chromebooks em seus resultados de mercado de PC tradicionais, o quarto trimestre de 2020 foi outro período notável de crescimento para o segmento dos Chromebooks, com remessas aumentando cerca de 200% na comparação ano após ano, alcançando 11,7 milhões de unidades. Em 2020, as vendas de Chromebooks aumentaram mais de 80%, totalizando quase 30 milhões de unidades, em grande parte devido à demanda do mercado de educação norte-americano.
Os três principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados em relação ao trimestre anterior, ainda que a Lenovo tenha continuado a ampliar sua liderança sobre a HP. Refletindo a tendência observada ao longo de 2020, fornecedores voltados para o consumidor, como a Apple, Acer e Asus, ganharam participação de mercado.
Estimativas de vendas globais de PCs para o 4T20 por fabricantes (em milhões de unidades)
Fornecedor | Vendas 4T20 | Participação de mercado 4T20 (%) | Vendas 4T19 | Participação de mercado 4T19 (%) | Crescimento 4T20-4T19 (%) |
Lenovo | 21,491 | 27,1 | 17,713 | 24,7 | 21,3 |
HP Inc. | 15,683 | 19,8 | 16,155 | 22,5 | -2,9 |
Dell | 13,199 | 16,6 | 12,127 | 16,9 | 8,8 |
Apple | 6,893 | 8,7 | 5,250 | 7,3 | 31,3 |
Acer | 4,741 | 6,0 | 4,035 | 5,6 | 17,5 |
ASUS | 4,570 | 5,8 | 3,975 | 5,5 | 15,0 |
Outros | 12,813 | 16,1 | 12,493 | 17,4 | 2,6 |
Total | 79,392 | 100 | 71,749 | 100 | 10,7 |
Observações: os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e ultramobile premiums (como o Microsoft Surface), mas não Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em remessas vendidas em canais. Os números podem não somar o total apresentado devido a arredondamentos.
Fonte: Gartner (janeiro de 2021)
Visão Geral Regional – O mercado de PCs nos Estados Unidos teve outro trimestre forte, registrando um crescimento de 20,6% no ano. Apesar das interrupções econômicas e políticas na região durante o quarto trimestre de 2020, o mercado de PCs para consumidores finais continuou a ter um bom desempenho, liderado pelo aumento da demanda por PCs móveis. No ano de 2020, o mercado de PCs dos Estados Unidos experimentou seu maior crescimento em 20 anos.
“Embora muitos estados não tenham mantido as ordens de ficar em casa até dezembro, os consumidores norte-americanos continuaram evitando viagens, enquanto muitas escolas dos Estados Unidos fecharam ou funcionaram com aulas híbridas, mesclando o presencial e on-line”, diz Kitagawa. “Portanto, os gastos do consumidor mudaram para itens que poderiam melhorar a vida em casa, incluindo PCs.”
A HP garantiu o primeiro lugar no mercado de PCs dos Estados Unidos com base nas remessas com 28% de participação de mercado. A Dell veio em seguida, com 25,2% da participação. (Veja a Tabela 2).
Estimativas preliminares de remessa de unidades por fornecedores de PCs nos Estados Unidos para o 4T20 (milhares de unidades)
Fornecedor | Vendas 4T20 | Participação de mercado 4T20 (%) | Vendas 4T19 | Participação de mercado 4T19 (%) | Crescimento 4T20-4T19 (%) |
HP Inc. | 5,323 | 28,0 | 4,884 | 31,0 | 9,0 |
Dell | 4,792 | 25,2 | 4,192 | 26,6 | 14,3 |
Lenovo | 3,460 | 18,2 | 2,458 | 15,6 | 40,8 |
Apple | 2,713 | 14,3 | 2,055 | 13,0 | 32,0 |
Microsoft | 1,010 | 5,3 | 836 | 5,3 | 20,8 |
Outras | 1,730 | 9,1 | 1,352 | 8,6 | 28,0 |
Total | 19,029 | 100 | 15,778 | 100 | 20,6 |
Observações: os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e ultramobile premiums (como o Microsoft Surface), mas não Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em remessas vendidas em canais. Os números podem não somar o total apresentado devido a arredondamentos.
Fonte: Gartner (janeiro de 2021)
As vendas totais de PCs na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) alcançaram 23 milhões de unidades no quarto trimestre de 2020, um aumento de 6,9% no acumulado geral, enquanto a região da Ásia-Pacífico atingiu 25 milhões de unidades, o que indica alta de 8,3% na comparação ano sobre ano. A demanda de consumo nos países EMEA e Ásia-Pacífico foi particularmente forte. Os gastos com PCs empresariais, apesar de estabilizados, e a recuperação econômica da China também ajudaram a impulsionar o forte crescimento na Ásia-Pacífico.
COVID-19 atinge a maior demanda de PC do consumidor em 10 anos – As remessas mundiais de PCs totalizaram 275 milhões de unidades em 2020, um aumento de 4,8% em relação a 2019 (Veja a Tabela 3). Este foi o maior crescimento anual para o mercado mundial de PCs desde 2010.
Estimativas de vendas em unidades e por fornecedores de PCs em todo o mundo para 2020 (em milhões de unidades)
Fornecedor | Vendas 4T20 | Participação de mercado 4T20 (%) | Vendas 4T19 | Participação de mercado 4T19 (%) | Crescimento 4T20-4T19 (%) |
Lenovo | 68,507 | 24,9 | 63,182 | 24,1 | 8,4 |
HP Inc. | 58,357 | 21,2 | 57,949 | 22,1 | 0,7 |
Dell | 45,029 | 16,4 | 44,095 | 16,8 | 2,1 |
Apple | 22,454 | 8,2 | 18,337 | 7,0 | 22,5 |
Acer | 16,264 | 5,9 | 14,743 | 5,6 | 10,3 |
Asus | 16,424 | 6,0 | 14,449 | 5,5 | 13,7 |
Outros | 48,111 | 17,5 | 49,797 | 19,0 | -3,4 |
Total | 275,147 | 100 | 262,552 | 100 | 4,8 |
Observações: os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e ultramobile premiums (como o Microsoft Surface), mas não Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em remessas vendidas em canais. Os números podem não somar o total apresentado devido a arredondamentos.
Fonte: Gartner (janeiro de 2021)
“Apesar de alguns problemas da cadeia de suprimentos no início de 2020, a COVID-19 e a a demanda consistente do consumidor criaram enormes oportunidades de crescimento para o segmento de PCs ao longo do ano”, avalia o analista do Gartner. “É provável que esse ímpeto continue até, pelo menos, a primeira metade de 2021, mas resta saber se ele se manterá na era pós-pandemia, pois dependerá da permanência das mudanças que impulsionam a demanda. Por exemplo, a educação on-line pode continuar mesmo após a abertura das escolas, os consumidores ainda podem comprar mantimentos de maneira virtual e algumas empresas podem continuar trabalhando remotamente em período integral ou parcial. Se esses cenários persistirem, os PCs voltarão à vida diária dos consumidores como um dispositivo essencial.”
Sobre o Gartner
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