A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode se tornar uma missão complicada na hora do estudante decidir quais conteúdos priorizar. Embora o edital do exame disponibilize a Matriz de Referência, na qual constam as habilidades do Ensino Médio que podem ser abordadas nas provas, a lista de 24 páginas contemplando as quatro áreas do conhecimento pode deixar qualquer um perdido, sem saber por onde começar.
“O Enem pode cobrar do estudante tudo o que ele viu durante os três anos de Ensino Médio. No período de preparação e reta final, não há como revisar todo o conteúdo, portanto, é necessário focar naquilo que tem mais chances de cair na prova”, orienta o assessor de Química do Sistema Positivo de Ensino, Flávio Barbosa.
Para ajudar quem está se preparando nessa reta final, a equipe de inteligência do Sistema Positivo de Ensino, em parceria com a equipe de professores do Blog Biologia Total, mapeou os assuntos que mais caíram nas provas do Enem nos últimos dez anos.
Química
Os sete temas mais abordados nas provas de Química, na última década, são: Interações Intermoleculares – estudo das diferentes formas como as moléculas interagem entre si (11,7%), Estequiometria – estudo da quantidade das substâncias químicas envolvidas numa reação (10,9%), Reações Orgânicas – analisa o modo como as moléculas orgânicas reagem para a formação de produtos (10,1%), Eletroquímica – estudo da relação entre química e eletricidade (7,8%), Termoquímica – estudo das trocas energéticas envolvidas em uma reação química (7%), Meio Ambiente (7%) e Soluções e Concentração – estudo das relações entre soluto e solvente (6,9%).
De acordo com Barbosa, em Química, as questões costumam aparecer contextualizadas e de maneira interdisciplinar. “As interações intermoleculares costumam aparecer vinculadas à conteúdos de Biologia. A relação entre determinado fármaco e sua ação sobre microrganismos pode envolver a compreensão dessas interações, como por exemplo, as ligações de hidrogênio.”, conta.
Já os processos de separação, segundo o assessor, podem vir vinculados a tópicos relacionados à Química orgânica, como os hidrocarbonetos, onde novamente as forças intermoleculares têm um papel fundamental nas temperaturas de processos de destilação. “Energias renováveis também são um tema forte, com destaque para a Eletroquímica. O mecanismo de ação de determinadas pilhas e baterias pode envolver questões ambientais, como aquelas que dizem respeito às energias renováveis e suas potencialidades”, ressalta.
Barbosa destaca ainda que a alimentação também é um tema frequente na Química, vinculada a aspectos termoquímicos e biológicos, como a composição energética dos alimentos. “Luz e matéria, um dos eixos estruturantes da BNCC, costuma aparecer na relação da Química com a Física, onde a luz pode aparecer como um item necessário para a ocorrência de uma reação química”, finaliza.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.