Iniciativa das cooperativas paranaenses, que inclui também a Fundação ABC, visa otimizar ações para ganhar competitividade e gerar valor aos associados
A intercooperação está na estratégia da Frísia, Castrolanda e Capal há anos. Simplificam processos, fortalecem investimentos e conquistam resultados em conjunto. Esse sistema também chegou ao setor de inovação. As cooperativas lançam o CoopMode, uma iniciativa de intercooperação para fomentar a inovação.
O CoopMode é baseado em três pilares: cultura da inovação, que visa sensibilizar – por palestras, capacitações, entre outros – colaboradores, cooperados e a alta gestão das cooperativas sobre a importância da aplicação da inovação; projetos de inovação conjuntos, um deles sendo o de soluções para conectividade nas propriedades; e, por fim, acesso e conexão com ecossistemas de inovação, em que realizarão editais de pesquisas, encontros, inovação aberta etc.
De acordo com o coordenador de Marketing da Frísia, Auke Dijkstra Neto, o grande ganho com essa intercooperação é a sinergia das ações, com redução de custos e aumento do impacto dos resultados. “Temos desafios iguais, e estamos unindo forças no segmento de inovação para resolvê-los de forma rápida e precisa. A Frísia, a Castrolanda e a Capal já tinham suas ações inovadoras, então vimos que muitas delas eram similares e poderíamos criar essa sinergia para simplificar e ampliar o trabalho e o resultado”, explica Dijkstra Neto.
Olivia Franzoia Moss, agente de Inovação da Castrolanda, afirma que intercooperar para inovar abre caminhos e espaço para alcançar novos patamares. “Vimos oportunidade entre as cooperativas de desenvolver ações em conjunto, agregar valor aos nossos cooperados por meio da inovação, capilarizar os temas ligados à inovação, bem como ampliar o relacionamento com o ecossistema de inovação do Brasil”.
“Atuamos em toda a cadeia produtiva, da terra ao consumidor final, e seremos mais efetivos simplificando o trabalho e agilizando os procedimentos. Tudo isso conquistaremos com foco na inovação nas nossas ações”, explica a analista de Comunicação e Marketing da Capal, Alessandra Heuer.
Para Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa da Fundação ABC, a união de pessoas, trabalhando juntas para um mesmo objetivo, acelera a busca pela solução de um problema. “Nos mais de 95 anos de cooperativismo nos Campos Gerais nós temos vários exemplos de que isso dá certo. É por isso que a Fundação ABC apoia o CoopMode para buscar soluções inovadoras aos produtores cooperados”, acrescentou.
O CoopMode será um impulsionador para a inovação dentro e entre as cooperativas, gerando ganhos em competitividade, maior geração de valor aos cooperados e aos negócios.
Com a iniciativa, espera-se diversos benefícios como a ampliação da conexão com ecossistema de inovação, a identificação de tendências e oportunidades, o alinhamento estratégico em inovação e soluções tecnológicas.
Fonte: Castrolanda