Ações permitem que vendedores alavanquem suas vendas e engajem consumidores.
Ao longo do ano e, sobretudo, em datas comemorativas, os marketplaces realizam diferentes campanhas promocionais para determinados nichos de produtos ou departamentos. Nessas datas, é possível verificar um significativo aumento nas vendas.
Essas campanhas, geralmente, promovem descontos no preço dos produtos, valor do frete e até forma de pagamento. Elas aumentam a visibilidade dos produtos em cada página dos sellers. Costuma ser bem fácil aderir a estas ações, lembrando que cada plataforma tem suas próprias regras e cada campanha tem a sua própria duração.
Participar ou não das campanhas dos marketplaces?
Para aderir às campanhas dos marketplaces, é preciso que o seller faça um bom planejamento e defina seus objetivos. O vendedor deve analisar as condições oferecidas por cada canal e em alguns casos negociar ações promocionais direto com um representante comercial do marketplace.
Existem diversos tipos de campanhas, tais como ADS e Publicidade nos marketplaces, promoções específicas por categorias ou SKU, campanhas de frete gratuito e promoções do próprio marketplace para o seller, sem valor adicional em cima da compra, entre outros.
As campanhas são uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e aproveitar para ter maior rentabilidade nesse processo, sempre lembrando que o controle nesse processo deve ser redobrado.
Cuidados necessários
Do ponto de vista dos parceiros, as campanhas trazem inúmeros benefícios. No entanto, é preciso atenção às porcentagens de comissionamento, repasse de valores do marketing e de frete, que podem ser alterados.
A conciliação dos pagamentos ajuda muito nesse sentido, mas é preciso atenção para que as vendas e os pagamentos estejam alinhados e claros para permitir a otimização do controle financeiro, bem como para entender as despesas e garantir que a precificação menor durante a campanha será boa para a empresa como um todo.
Uma das opções de conciliação disponíveis no mercado é o KONCILI, software líder na conciliação de pagamento dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, que oferece relatórios completos na tela de lançamento, o que permite melhorar não só a gestão financeira, mas também as tomadas de decisões posteriores, a verificação de erros e a criação de estratégias para as próximas campanhas.
Tipos mais comuns de campanhas em marketplaces
Entre os principais tipos de campanhas e promoções disponíveis em marketplaces, estão a porcentagem de desconto à vista, % de desconto para pagamento no boleto e frete grátis. Alguns marketplaces também fazem campanhas para a redução do comissionamento por período.
Tendo em vista os diferentes tipos de campanhas, o mais importante é planejar o melhor momento para escolher a campanha mais apropriada para o seu negócio e, efetivamente, ter o controle desses repasses. Essa tendência ganhou força em 2020 e segue ganhando ainda mais força em 2021 com novos meios de pagamentos, como o PIX.
Para mais informações sobre as campanhas em marketplaces, acesse https://bit.ly/3qltHeV.