Na contramão da pior crise econômica desde os anos 1930, o e-commerce ajuda a gerar empregos e movimentar a economia com a procura de produtos para casa
A crise econômica causada pela pandemia é considerada a pior desde 1930, segundo o relatório anual publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil por exemplo, a perda chega a 11 milhões de empregos.
Mas a boa notícia é que na contramão do desemprego, cresceram as vendas de produtos pela internet (e-commerce), o que ajudou a manter e gerar novos empregos e a movimentar a economia durante a pandemia, principalmente nos períodos de fechamento dos comércios, como se vive atualmente.
O aumento das vendas online, foi impulsionado principalmente por produtos para a casa, em decorrência da pandemia, a procura por esses itens tiveram um aumento significativo em 2020 e seguem essa projeção para este ano. Uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, mostra que o setor de cama, mesa, banho e decoração teve um crescimento expressivo de 23,5% no ano passado.
Para a marca paranaense Daju, que é a maior nos departamentos em que atua, como cama, mesa, banho e decoração e é referência quando se pensa em itens para a casa, o crescimento no seu e-commerce possibilitou a abertura de novas vagas de emprego.
Segundo o diretor da marca, Roger Karsten Lorenz, os clientes da Daju, já acostumados a frequentar as lojas físicas, também demonstram satisfação pela loja virtual. “Neste momento estamos atentos as necessidades dos nossos clientes, para saná-las da melhor maneira, através do nosso e-commerce, como fazemos sempre em nossas lojas físicas”, garante Roger.
“Outro ponto importante é a possibilidade de abrir novas oportunidades de emprego, e movimentar a economia neste momento difícil para todos, onde infelizmente, muitos estão desempregados. O e-commerce se tornou essencial para milhões de famílias, que estão nas duas pontas desse serviço. As que precisam comprar seus produtos, para garantir o bem estar de suas famílias, e aquelas que dependem dele para trazer o sustento delas”, acrescenta Roger.
Segundo o marketing da empresa, além de aumentar a equipe, a Daju está treinando os colaboradores que estão à frente das vendas online, para atenderem os clientes com a mesma atenção e cuidado que sempre recebem nas lojas físicas, oferecendo o mesmo atendimento como se estivessem de forma presencial.
A Daju é especializada em cama, mesa, banho, tapetes, cortinas, sofá, utilidades, presentes, eletroportáteis, tecidos e homewear, e o cliente pode comprar os mesmos produtos que compraria nas lojas físicas, através da loja virtual, pelo endereço eletrônico www.daju.com.br e encontrar as mesmas ofertas e formas de pagamento.
(Cris Osike)