Com a visibilidade gerada pela nova RT, empresários e entidades parceiras apostam em benefícios para os pequenos negócios ligados ao turismo na região
O Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) reconheceu, oficialmente, o Sul do Paraná como nova região turística (RT) do Estado. A validação ocorreu em reunião ordinária da Cepatur, no dia 11 de março. A RT Sul do Paraná abrange os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória e passa a ser a 15ª do Paraná.
O reconhecimento oficial é resultado da cooperação de entidades empresariais, Prefeituras Municipais, Sebrae/PR e Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu. A Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) foi a entidade escolhida como Instância de Governança Regional (IGR).
Daiane Scolaro, presidente da Atema relata que o trabalho iniciou em 2020 e teve 32 encontros por vídeo, cinco grandes workshops e ações para sensibilização dos gestores municipais. Aproximadamente 150 pessoas foram envolvidas no processo.
“A criação da RT vem consolidar o trabalho para o desenvolvimento do turismo regional. Temos uma grande diversidade cultural no Sul do Paraná e nossa expectativa é que o turismo se torne uma das forças econômicas da região”, avalia Daiane.
A presidente acrescenta que há um levantamento preliminar de dados, mas que a IGR pretende realizar um estudo com os diferentes segmentos do turismo do sul paranaense.
Expectativas
Dago Woehl, proprietário do Parque Histórico Iguassú, de União da Vitória, acredita em benefícios para os negócios ligados ao turismo na região, com a visibilidade gerada pela nova RT e também pelas projeções do cenário pós-pandemia, com tendência de aumento da procura pelo turismo regional.
“A nova região turística tem homogeneidade. Vai contribuir para unir os empresários ligados ao turismo e oferecer uma gama maior e mais visível de produtos. Temos o privilégio de contar com cachoeiras, erva-mate e o pinheiro, nossa árvore símbolo. Temos ainda as montanhas, a mata nativa, o rio Iguaçu e a represa de Foz do Areia que possibilitam passeios de barco e a pesca do dourado”, relata Dago.
Alternativa na crise
“O Sebrae foi nosso grande parceiro para criação da região, esteve participando ativamente e disponibilizou um consultor para todo o período de tramitação”, frisa Daiane Scolaro, presidente da Atema.
Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, pontua que a conquista da RT acontece em momento de crise para o setor. “Essa mobilização é positiva e dá mais visibilidade junto às autoridades ligadas ao turismo para a solicitação de recursos. Mas, além disso, é preciso que os municípios estruturem-se e promovam ações integradas. Os empresários, por sua vez, também precisam se preparar”, alerta a consultora.
Nesse sentido, o Hotel 10, de União da Vitória, vem se preparando há algum tempo, com a participação no Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, promovido por Sebrae/PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Paraná Turismo e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Eliane Aparecida da Rocha, gerente do hotel, é uma das integrantes da Atema e já vislumbra resultados. Ela comenta que o Mate Experience, evento sobre erva-mate realizado de forma online no final de 2020, foi motivo de comentários dos hóspedes.
“Notamos que as pessoas interagem mais quando nossas publicações nas redes sociais são relacionadas a roteiros turísticos da região. Com a vacina, e a imunização, a tendência é aumento na procura por programas de turismo e, por consequência, aumento da taxa de ocupação do hotel.”
Eliane salienta que novas oportunidades de negócios podem surgir, bastando criatividade para fechar parcerias. Para comemorar os 131 anos de União da Vitória, no dia 27 de março, por exemplo, o hotel fez parceria com uma vinícola de Bituruna. Todos os clientes que se hospedarem até 31 de março receberão uma garrafa de vinho como presente. Outra ação, de forma permanente, é a divulgação e comercialização de produtos da região, como vinhos e derivados da erva-mate, no hall do Hotel 10.
Turismo integrado
A RT Sul do Paraná tem atrações para todos os gostos, com programas de turismo de natureza, de inverno e religioso. União da Vitória conta com a Rota Sul das Cachoeiras, City Tour, Roteiro Ucraniano, Passeio de Barco Interpontes e Passeio Panorâmico. Em Bituruna, a Rota do Vinho com visitação a atrativos turísticos e vinícolas é destaque. A região também conta com a Indicação Geográfica São Matheus para a erva-mate, entre outras atrações. comunica1@savannah.com.br