Perspectivas para o e-commerce no Brasil em 2021

Especialista aponta que previsรฃo de crescimento de 18% da Abcomm pode ser considerada pessimista por desconsiderar fator pandemia e diz que projeรงรตes mais otimistas devem superar os 30%.

Perspectivas para o e-commerce no Brasil em 2021

Se a pandemia causada pela Covid-19 traz uma sรฉrie de dรบvidas e incertezas com relaรงรฃo ร  saรบde e a socializaรงรฃo, o ano de 2020 parece ter deixado claro que quanto mais rigorosas forem as restriรงรตes, maior serรก a nova onda de consumidores e empresas aderindo ao e-commerce como opรงรฃo de consumo.

Com o e-commerce no centro das atenรงรตes e as operaรงรตes em marketplaces cada vez mais consolidadas e em uma evoluรงรฃo sem precedentes, Andrรฉ Gonรงalves Pereira, Business Manager do ANYMARKET, plataforma de vendas em marketplaces lรญder na Amรฉrica Latina,ย criada e desenvolvida pelo DB1 Groupย para atender ao universo e-commerce, prevรช um crescimento duas vezes maior do que o experimentado em 2020.

Em 2020 a empresa registrou os melhores resultados de sua histรณria, conquistando mais de 700 clientes e obtendo um crescimento de 200% no GMV (Gross Merchandise Value), alรฉm de รญndices de NPS do onboarding de 86 e de NPS do suporte de 4,9, sendo 5 a nota mรกxima.

O ano de 2020 tambรฉm foi marcado pela expansรฃo para a Argentina, com 16 novos contratos e dois novos marketplaces lanรงados, e a expansรฃo para o Mรฉxico, com o primeiro contrato fechado. Em 2021 a internacionalizaรงรฃo segue como prioridade da empresa.

De acordo com Andrรฉ, โ€œo objetivo da empresa รฉ fazer mais do que o dobro do conquistado em 2020, ou seja, se nรฃo um crescimento igual tanto na quantidade de lojas, quanto no GMV e jรก estamos com dezenas de vagas abertas para suportar todo esse crescimentoโ€.

As principais datas para o comรฉrcio brasileiro tambรฉm representam uma grande oportunidade, tanto para as empresas que precisam buscar a fidelizaรงรฃo desses novos consumidores, quanto para o consumidor final, que poderรก ter uma experiรชncia de consumo nova, com melhores preรงos, condiรงรตes de pagamento e entregas mais rรกpidas, jรก que todo o ecossistema vem investindo pesado em logรญstica, fulfillment e delivery.

As datas sazonais aquecem o consumo e a economia, gerando oportunidades ainda maiores aos lojistas que jรก atuam no comรฉrcio eletrรดnico. Se em 2020 o ANYMARKET experimentou a melhor Black Friday da histรณria, com um total de 207.834 pedidos e um aumento de 70% no valor total movimentado em relaรงรฃo ao ano anterior, a tendรชncia de crescimento do e-commerce segue a todo vapor.

โ€œEm 2021 podemos esperar um crescimento ainda maior de categorias como Moda e Acessรณrios, Telefonia, Mรณveis e Eletrodomรฉsticos, jรก que em 2020 muitas empresas enfrentaram problemas com fornecedores e com a falta de matรฉria prima e mesmo assim apresentaram forte crescimentoโ€, prevรช Andrรฉ.

O crescimento do consumo das mulheres, que sรณ no quarto trimestre de 2020 contabilizaram 57% dos consumidores, tambรฉm nรฃo passou despercebido. Por isso, cada vez mais as empresas terรฃo campanhas direcionadas a elas, jรก que esse pรบblico tem uma forte aderรชncia online.

O crescimento do consumo online na regiรฃo Nordeste do paรญs tambรฉm รฉ uma importante tendรชncia de mercado. A regiรฃo apresentou uma alta de 14% no consumo durante o quarto trimestre de 2020, enquanto a regiรฃo Sudeste teve uma queda de pouco mais de 2% no mesmo perรญodo. Por isso, aรงรตes de vendas para o Nordeste, assim como estratรฉgias para Atender cada vez melhor esse pรบblico, devem ficar em evidรชncia em 2021.

Andrรฉ tambรฉm considera a tendรชncia de bancos terem os seus prรณprios marketplaces como muito forte, puxada pelos pequenos bancos que jรก nasceram digitais. Por isso espera-se que os grandes bancos tambรฉm adotem essa estratรฉgia para gerar novas receitas e oferecer novos serviรงos financeiros, atrelados ao consumo de produtos e serviรงos.

De acordo com o executivo, o fulfillment serรก a grande estratรฉgia dos marketplaces mais consolidados do Brasil, onde eles passariam a controlar o estoque e os envios dos produtos, garantindo assim maior agilidade nas entregas e resolvendo vรกrios problemas operacionais de grandes empresas do varejo, bem como de diferentes indรบstrias.

โ€œO ano de 2020 foi de muitas mudanรงas, o que exigiu grandes readaptaรงรตes. Tambรฉm tivemos grande dificuldade com importaรงรตes e o fornecimento de matรฉria prima. Muitas indรบstrias tiveram que fazer escolhas e adaptar suas operaรงรตes com uma alta demanda de consumo. Em 2021 esperamos empresas mais preparadas para essas demandas. Estamos observando uma forte entrada das indรบstrias nos marketplaces, o que demonstra que o D2C tambรฉm รฉ uma estratรฉgia positiva e que diminui barreiras atรฉ a chegada do produto no consumidor finalโ€, garante o executivo.

โ€œAproveitar essa tendรชncia de crescimento nรฃo รฉ tarefa simples, jรก que o ANYMARKET รฉ o hub com maior quantidade de integraรงรฃo em marketplaces atualmente. Para o e-commerce, a estratรฉgia principal รฉ oferecer uma integraรงรฃo cada vez melhor aos nossos clientes com otimizaรงรฃo de produto e muito investimento em infraestrutura, sem esquecer do desenvolvimento das pessoas. Temos uma sรฉrie de funcionalidades, como por exemplo a gestรฃo de anรบncios com KIT de produto, alรฉm da certificaรงรฃo de HUB Platinum, que nos mantรฉm a frente dos demais integradoresโ€, conclui Andrรฉ.

Destaque da Semana

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudรกveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiรตes mais exclusivas de...

Banco Central autoriza pagamento de boletos via Pix

Wellton Mรกximo - Repรณrter da Agรชncia Brasil Publicado em 12/12/2024...

AGU solicita ร  justiรงa demoliรงรฃo de construรงรตes irregulares no litoral do Paranรก

Aรงรฃo civil pรบblica visa a proteger a zona costeira...

Intervenรงรฃo autoguiada pode reduzir uso de remรฉdio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da tรฉcnica de mediaรงรฃo comportamental em...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor