Especialista aponta que previsรฃo de crescimento de 18% da Abcomm pode ser considerada pessimista por desconsiderar fator pandemia e diz que projeรงรตes mais otimistas devem superar os 30%.
Se a pandemia causada pela Covid-19 traz uma sรฉrie de dรบvidas e incertezas com relaรงรฃo ร saรบde e a socializaรงรฃo, o ano de 2020 parece ter deixado claro que quanto mais rigorosas forem as restriรงรตes, maior serรก a nova onda de consumidores e empresas aderindo ao e-commerce como opรงรฃo de consumo.
Com o e-commerce no centro das atenรงรตes e as operaรงรตes em marketplaces cada vez mais consolidadas e em uma evoluรงรฃo sem precedentes, Andrรฉ Gonรงalves Pereira, Business Manager do ANYMARKET, plataforma de vendas em marketplaces lรญder na Amรฉrica Latina,ย criada e desenvolvida pelo DB1 Groupย para atender ao universo e-commerce, prevรช um crescimento duas vezes maior do que o experimentado em 2020.
Em 2020 a empresa registrou os melhores resultados de sua histรณria, conquistando mais de 700 clientes e obtendo um crescimento de 200% no GMV (Gross Merchandise Value), alรฉm de รญndices de NPS do onboarding de 86 e de NPS do suporte de 4,9, sendo 5 a nota mรกxima.
O ano de 2020 tambรฉm foi marcado pela expansรฃo para a Argentina, com 16 novos contratos e dois novos marketplaces lanรงados, e a expansรฃo para o Mรฉxico, com o primeiro contrato fechado. Em 2021 a internacionalizaรงรฃo segue como prioridade da empresa.
De acordo com Andrรฉ, โo objetivo da empresa รฉ fazer mais do que o dobro do conquistado em 2020, ou seja, se nรฃo um crescimento igual tanto na quantidade de lojas, quanto no GMV e jรก estamos com dezenas de vagas abertas para suportar todo esse crescimentoโ.
As principais datas para o comรฉrcio brasileiro tambรฉm representam uma grande oportunidade, tanto para as empresas que precisam buscar a fidelizaรงรฃo desses novos consumidores, quanto para o consumidor final, que poderรก ter uma experiรชncia de consumo nova, com melhores preรงos, condiรงรตes de pagamento e entregas mais rรกpidas, jรก que todo o ecossistema vem investindo pesado em logรญstica, fulfillment e delivery.
As datas sazonais aquecem o consumo e a economia, gerando oportunidades ainda maiores aos lojistas que jรก atuam no comรฉrcio eletrรดnico. Se em 2020 o ANYMARKET experimentou a melhor Black Friday da histรณria, com um total de 207.834 pedidos e um aumento de 70% no valor total movimentado em relaรงรฃo ao ano anterior, a tendรชncia de crescimento do e-commerce segue a todo vapor.
โEm 2021 podemos esperar um crescimento ainda maior de categorias como Moda e Acessรณrios, Telefonia, Mรณveis e Eletrodomรฉsticos, jรก que em 2020 muitas empresas enfrentaram problemas com fornecedores e com a falta de matรฉria prima e mesmo assim apresentaram forte crescimentoโ, prevรช Andrรฉ.
O crescimento do consumo das mulheres, que sรณ no quarto trimestre de 2020 contabilizaram 57% dos consumidores, tambรฉm nรฃo passou despercebido. Por isso, cada vez mais as empresas terรฃo campanhas direcionadas a elas, jรก que esse pรบblico tem uma forte aderรชncia online.
O crescimento do consumo online na regiรฃo Nordeste do paรญs tambรฉm รฉ uma importante tendรชncia de mercado. A regiรฃo apresentou uma alta de 14% no consumo durante o quarto trimestre de 2020, enquanto a regiรฃo Sudeste teve uma queda de pouco mais de 2% no mesmo perรญodo. Por isso, aรงรตes de vendas para o Nordeste, assim como estratรฉgias para Atender cada vez melhor esse pรบblico, devem ficar em evidรชncia em 2021.
Andrรฉ tambรฉm considera a tendรชncia de bancos terem os seus prรณprios marketplaces como muito forte, puxada pelos pequenos bancos que jรก nasceram digitais. Por isso espera-se que os grandes bancos tambรฉm adotem essa estratรฉgia para gerar novas receitas e oferecer novos serviรงos financeiros, atrelados ao consumo de produtos e serviรงos.
De acordo com o executivo, o fulfillment serรก a grande estratรฉgia dos marketplaces mais consolidados do Brasil, onde eles passariam a controlar o estoque e os envios dos produtos, garantindo assim maior agilidade nas entregas e resolvendo vรกrios problemas operacionais de grandes empresas do varejo, bem como de diferentes indรบstrias.
โO ano de 2020 foi de muitas mudanรงas, o que exigiu grandes readaptaรงรตes. Tambรฉm tivemos grande dificuldade com importaรงรตes e o fornecimento de matรฉria prima. Muitas indรบstrias tiveram que fazer escolhas e adaptar suas operaรงรตes com uma alta demanda de consumo. Em 2021 esperamos empresas mais preparadas para essas demandas. Estamos observando uma forte entrada das indรบstrias nos marketplaces, o que demonstra que o D2C tambรฉm รฉ uma estratรฉgia positiva e que diminui barreiras atรฉ a chegada do produto no consumidor finalโ, garante o executivo.
โAproveitar essa tendรชncia de crescimento nรฃo รฉ tarefa simples, jรก que o ANYMARKET รฉ o hub com maior quantidade de integraรงรฃo em marketplaces atualmente. Para o e-commerce, a estratรฉgia principal รฉ oferecer uma integraรงรฃo cada vez melhor aos nossos clientes com otimizaรงรฃo de produto e muito investimento em infraestrutura, sem esquecer do desenvolvimento das pessoas. Temos uma sรฉrie de funcionalidades, como por exemplo a gestรฃo de anรบncios com KIT de produto, alรฉm da certificaรงรฃo de HUB Platinum, que nos mantรฉm a frente dos demais integradoresโ, conclui Andrรฉ.