Aprendizagem profunda

Por Wanda Camargo*

Na รกrea de Informรกtica denomina-se caracterรญstica ร  propriedade mensurรกvel de um fenรดmeno em foco. Em inteligรชncia artificial, algoritmos de aprendizado de mรกquina pressupรตem que o conjunto de dados a ser usado no treinamento foi previamente construรญdo por meio de um processo de seleรงรฃo de caracterรญsticas, ou seja, ย os atributos componentes do conjunto sรฃo previamente selecionadas por um ser humano, e devem ser relevantes e discriminativos se quisermos gerar um bom modelo de aprendizado.

Como qualquer processo, esse tambรฉm estรก sujeito a erros se nรฃo contarmos com um โ€“ ou mais โ€“ especialistas que tenham domรญnio da รกrea. Assim, um projeto eficiente para auxiliar num certo setor mรฉdico, digamos oftalmologia, precisa contar com pelo menos um oftalmologista experiente, que orientarรก a equipe para a seleรงรฃo dos sintomas que identificarรฃo determinadas doenรงas, e os tipos de tratamento recomendados.

Para isso, alรฉm do especialista, รฉ indispensรกvel trabalhar todos os problemas colocando as caracterรญsticas de forma hierarquizada, aquelas nos nรญveis mais altos da hierarquia (os mais intrincados) devem ser formadas pela combinaรงรฃo de caracterรญsticas de mais baixo nรญvel, ou seja, de conhecimentos mais fundamentais, o que รฉ o pilar do que รฉ chamado de aprendizagem profunda.

Este conceito tem sido amplamente utilizado nas novas metodologias educacionais, pois quem deseja alunos mais proativos precisa envolver os estudantes em atividades cada vez mais complexas, para que eles possam tomar decisรตes e avaliar seus resultados. Se queremos que sejam criativos, precisamos possibilitar chances de que demonstrem iniciativa.

Hoje falamos em ensino hรญbrido, e realmente este รฉ um bom caminho para o conhecimento profundo, tanto nas competรชncias socioemocionais como em prรกticas inovadoras. Existem outros, mas precisam ser implementados por meio de problemas reais, jogos, leituras, prรกticas de laboratรณrio com desafios relevantes. ร‰ tambรฉm significativo que o prรณprio estudante sinta a diferenรงa do trabalho individual, em que apenas seu tempo รฉ relevante, e o coletivo, onde as diferenรงas de velocidade e compreensรฃo das tarefas mudam, jรก que propiciam maturidade.

Quanto mais os problemas escolares estiverem prรณximos da realidade, melhor, porรฉm serรฃo mais elaborados e sรฉrios, porque cada aluno tem expectativa diferente do processo de ensino e leva vida diferente do ponto de vista cultural e comunitรกrio. Um bom professor precisa tempo para descobrir suas motivaรงรตes, e evidentemente se tiver um excesso de alunos em muitas escolas isso serรก quase impossรญvel de conseguir.

A educaรงรฃo massiva รฉ certamente mais econรดmica, e as propostas individualizadas sรฃo mais dispendiosas, ainda que muito eficazes. Alguns estudantes sรฃo mais pragmรกticos, outros pouco afeitos ร  teoria, alguns gostam mais de matemรกtica, outros preferirรฃo histรณria ou filosofia, alguns se movimentam melhor sob supervisรฃo, outros preferem autonomia.

Tutorar as diversas expectativas ou atรฉ preferencias de modo de aprendizagem, monitorando-os, avaliando-os em tempo real, exige compreensรฃo do professor sobre as diferentes motivaรงรตes, os percursos mais adequados para cada caso e uma boa distribuiรงรฃo entre atividades grupais e pessoais, atividades cooperativas ou competitivas.

Isso exige mudanรงa na concepรงรฃo do conteรบdo programรกtico, um trabalho maior dos professores antes de cada aula, boa organizaรงรฃo das atividades e objetivos a serem atingidos. O docente trabalha mais fora da sala de aula do que dentro, em planejamento, pois na escola dedica-se mais a estimular o trabalho de seus alunos. A avaliaรงรฃo, formativa e pertinente, deve levar em conta que na escola podemos oferecer tecnologias mรณveis, entretanto mais importante รฉ que o professor planeje quais atividades fazem sentido para a classe, para cada grupo e para cada aluno; conteรบdos devem motivar, ilustrar, orientar atividades. Boas providรชncias num mundo em que a racionalidade tem sofrido duros golpes.

 

Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil.

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