Especialistas em educaรงรฃo pontuam uma sรฉrie de aรงรตes que visam melhorar a relaรงรฃo entre a escola e a comunidade local
O que as habilidades socioemocionais teriam a ver com as instituiรงรตes de ensino que buscam inovar e crescer em tempos de pandemia? Muito mais do que formar alunos e futuros profissionais que dominam com maestria a grade tรฉcnica, cabe tambรฉm ร s escolas o desenvolvimento de รกreas do comportamento humano voltadas ao emocional.
Alรฉm de destacar a importรขncia das ferramentas que desenvolvem a inteligรชncia emocional (soft skills) dos alunos e da comunidade escolar, especialistas em educaรงรฃo e marketing pontuaram, durante o debateย onlineย โComo fazer sua instituiรงรฃo de ensino crescer em tempos de pandemiaโ, uma sรฉrie de aspectos que as instituiรงรตes de ensino devem eleger como prioridade daqui para frente. Entre eles, destacaram a transformaรงรฃo empreendedora, que engloba uma gestรฃo mais humanizada, a comunicaรงรฃo integrada e o ensino hรญbrido.
A live organizada pelo grupo Super Cรฉrebro e Instituto Casagrande contou com o psicรณlogo e consultor em gestรฃo empresarial Waldez Ludwig. Para ele, a formaรงรฃo รฉ o caminho para a transformaรงรฃo, o que torna imperativo que gestores e lรญderes jamais deixem de se atualizar e buscar a ciรชncia por trรกs da gestรฃo. โEstamos na era do โconhecimentismoโ, ou seja, aquele que possui conhecimento, estรก com o poder em suas mรฃosโ, ressaltou.
Para o Professor Gretz, tambรฉm convidado ao debate, dentro de uma instituiรงรฃo de ensino as pessoas serรฃo sempre o diferencial. โElas sim precisam estar preparadas para inovar e praticar a excelรชncia.โ Na opiniรฃo dele, ainda hoje o ensino tรฉcnico รฉ privilegiado em detrimento do socioemocional. โร preciso balancear para que a escola tambรฉm forme, alรฉm de bons alunos, bons lรญderes que saibam fazer uso da inteligรชncia emocional a seu favor. Para isso, as escolas precisam investir em ferramentas que estimulem as relaรงรตes humanas e o trabalho em equipe.โ
A diretora comercial o Grupo Super Cรฉrebro, Patrรญcia Gamba, partiu dessa certeza para desenvolver soluรงรตes que ajudam as escolas a formar alunos, professores e funcionรกrios com habilidades nรฃo apenas tรฉcnicas, mas essencialmente socioemocionais. โTais ensinamentos podem e devem ser estimulados no ambiente escolar. Por meio de ferramentas lรบdicas e interativas, como os nossos jogos de tabuleiro e o Soroban (รกbaco japonรชs que estimula a memรณria e desenvolve o cรกlculo mental), estimulamos o trabalho em equipe, a mรบtua cooperaรงรฃo, a visรฃo espacial, e muito mais.โ
Segundo o diretor de marketing do grupo Super Cรฉrebro, Ronaldo Hofmeister, as aรงรตes devem buscar uma transformaรงรฃo mais ampla das escolas, que englobe nรฃo apenas o aspecto digital, mas tambรฉm a questรฃo do empreender. โTodos concordam que a mentalidade empreendedora deve fazer parte dos departamentos de gestรฃo e direรงรฃo, mas se esquecem de que a equipe โ professores e demais funcionรกrios (merendeira, tia da limpeza, porteiro, zelador, entre outros) tambรฉm precisam ser orientadosโ, destaca.
A escola como influenciadora
Estamos vivendo o sรฉculo da emoรงรฃo e a escola tambรฉm precisa ter a capacidade de influenciar โ crianรงas, pais, professores, funcionรกrios, assim como toda a comunidade ao redor. Renato Casagrande fez um paralelo entre a figura do professor e doย โdigital influencerโ –ย personagem que vem ganhando destaque nas redes sociais. โVemos tanto por aรญ essa figura digital influenciando nossos jovens, mas รฉ ร escola e ao professor que caberiam esse papel. Cada professor tem que exercer a sua influรชncia e saber contagiar e para isso precisamos atingir a esfera dos sentimentos.โ
Hรญbrido veio para ficarย
A conexรฃo e a conectividade de uma escola tambรฉm sรฃo fundamentais no novo contexto pandรชmico. Nesse sentido, o consultor em educaรงรฃo e gestรฃo Renato Casagrande trouxe uma preocupaรงรฃo ao debate em torno do ensino hรญbrido, que veio para ficar.
โApรณs mais de um ano lidando com o ensino a distรขncia tenho medo de que diretores e gestores nรฃo ajudem os seus professores a assimilar o atual momento. Serรก que estamos atentos para nรฃo retornarmos ร quele antigo mรฉtodo tradicional? Serรก que voltarรญamos para a antiga zona de conforto?โ, questionou.
Para ele, a gestรฃo deve olhar para os professores e observar se eles estรฃo realmente se transformando diante do novo normal. โMeu receio รฉ que algumas escolas voltem para o velho normal, enquanto o futuro ruma para o novoโ, enfatiza.
A famรญlia e a escola
Trazer a famรญlia e a comunidade local para dentro dos muros da escola vai alรฉm, garante Casagrande, de apenas chamar os pais para a entrega de notas e reclamar dos filhos. A escola precisa estar solidรกria e atenta aos acontecimentos locais como a crise sanitรกria e a econรดmica, assim como fomentar aรงรตes para o desenvolvimento humano.
Pequenas aรงรตes que fazem a diferenรงa
Renato Casagrande trouxe dois exemplos do dia a dia para o debate que, apesar de simples, foram cruciais para que estas escolas revertessem um cenรกrio de crise e de diminuiรงรฃo de matrรญculas.
– Uma diretora, seguindo a premissa das grandes empresas que liberaram por um certo perรญodo de tempo o acesso gratuito aos seus produtos, pensou: โPor que nรณs, enquanto escola, nรฃo podemos gravar as nossas aulas e socializar em nossas redes sociais? Por que nรฃo deixarmos nosso produto visรญvel a todos?โ. Com isso, a escola se abriu para a comunidade e o sucesso das matrรญculas foi sentido no ano seguinte.
– Uma outra diretora, diante de alguns cancelamentos de matrรญcula por conta da crise econรดmica, reverteu a situaรงรฃo ao mobilizar os pais dos alunos e criar uma rede de negรณcios dentro do ambiente escolar. Por meio de um grupo deย Whatsappย especรญfico, os prรณprios pais passaram a divulgar seus produtos e serviรงos entre si, fortalecendo com isso a economia local e a renda das famรญlias.
Assista ao debate na รญntegra
O encontro foi promovido pelo Grupo Super Cรฉrebro, que tem como propรณsito o desenvolvimento humano por meio do mรฉtodo exclusivo que estimula competรชncias cognitivas e socioemocionais em pessoas de todas as idades. Realizado em parceria com o Instituto Casagrande, o debate jรก conta com mais de mil visualizaรงรตes e segue disponรญvel no canal do grupo noย YouTube, nesseย link.
Sobre o Grupo Super Cรฉrebro
O Grupo Super Cรฉrebro tem como propรณsito o desenvolvimento humano. Desde 2013 trabalha com um mรฉtodo de ensino exclusivo destinado ao desenvolvimento das competรชncias cognitivas e socioemocionais em pessoas de todas as idades. O mรฉtodo Super Cรฉrebro estรก baseado na teoria das inteligรชncias mรบltiplas de Howard Gardner, e foi criado para estimular e desenvolver habilidades pouco exploradas pelos mรฉtodos de ensino tradicionais. Mais de 150 escolas de todo o Brasil, e algumas das maiores redes de ensino do paรญs, contam com a assessoria do mรฉtodo Super Cรฉrebro – que tem cerca de 200 franqueados em todo o paรญs.
Mais informaรงรตes emย https://www.supercerebro.com.br/
talk