Empreender, humanizar e conectar: os passos que as escolas devem dar para vencer o desafio da pandemia

Especialistas em educaรงรฃo pontuam uma sรฉrie de aรงรตes que visam melhorar a relaรงรฃo entre a escola e a comunidade local

Empreender, humanizar e conectar: os passos que as escolas devem dar para vencer o desafio da pandemia
A diretora comercial o Grupo Super Cรฉrebro, Patrรญcia Gamba. Crรฉdito: Divulgaรงรฃo.

O que as habilidades socioemocionais teriam a ver com as instituiรงรตes de ensino que buscam inovar e crescer em tempos de pandemia? Muito mais do que formar alunos e futuros profissionais que dominam com maestria a grade tรฉcnica, cabe tambรฉm ร s escolas o desenvolvimento de รกreas do comportamento humano voltadas ao emocional.

Alรฉm de destacar a importรขncia das ferramentas que desenvolvem a inteligรชncia emocional (soft skills) dos alunos e da comunidade escolar, especialistas em educaรงรฃo e marketing pontuaram, durante o debateย onlineย โ€œComo fazer sua instituiรงรฃo de ensino crescer em tempos de pandemiaโ€, uma sรฉrie de aspectos que as instituiรงรตes de ensino devem eleger como prioridade daqui para frente. Entre eles, destacaram a transformaรงรฃo empreendedora, que engloba uma gestรฃo mais humanizada, a comunicaรงรฃo integrada e o ensino hรญbrido.

A live organizada pelo grupo Super Cรฉrebro e Instituto Casagrande contou com o psicรณlogo e consultor em gestรฃo empresarial Waldez Ludwig. Para ele, a formaรงรฃo รฉ o caminho para a transformaรงรฃo, o que torna imperativo que gestores e lรญderes jamais deixem de se atualizar e buscar a ciรชncia por trรกs da gestรฃo. โ€œEstamos na era do โ€˜conhecimentismoโ€™, ou seja, aquele que possui conhecimento, estรก com o poder em suas mรฃosโ€, ressaltou.

Para o Professor Gretz, tambรฉm convidado ao debate, dentro de uma instituiรงรฃo de ensino as pessoas serรฃo sempre o diferencial. โ€œElas sim precisam estar preparadas para inovar e praticar a excelรชncia.โ€ Na opiniรฃo dele, ainda hoje o ensino tรฉcnico รฉ privilegiado em detrimento do socioemocional. โ€œร‰ preciso balancear para que a escola tambรฉm forme, alรฉm de bons alunos, bons lรญderes que saibam fazer uso da inteligรชncia emocional a seu favor. Para isso, as escolas precisam investir em ferramentas que estimulem as relaรงรตes humanas e o trabalho em equipe.โ€

A diretora comercial o Grupo Super Cรฉrebro, Patrรญcia Gamba, partiu dessa certeza para desenvolver soluรงรตes que ajudam as escolas a formar alunos, professores e funcionรกrios com habilidades nรฃo apenas tรฉcnicas, mas essencialmente socioemocionais. โ€œTais ensinamentos podem e devem ser estimulados no ambiente escolar. Por meio de ferramentas lรบdicas e interativas, como os nossos jogos de tabuleiro e o Soroban (รกbaco japonรชs que estimula a memรณria e desenvolve o cรกlculo mental), estimulamos o trabalho em equipe, a mรบtua cooperaรงรฃo, a visรฃo espacial, e muito mais.โ€

Segundo o diretor de marketing do grupo Super Cรฉrebro, Ronaldo Hofmeister, as aรงรตes devem buscar uma transformaรงรฃo mais ampla das escolas, que englobe nรฃo apenas o aspecto digital, mas tambรฉm a questรฃo do empreender. โ€œTodos concordam que a mentalidade empreendedora deve fazer parte dos departamentos de gestรฃo e direรงรฃo, mas se esquecem de que a equipe โ€“ professores e demais funcionรกrios (merendeira, tia da limpeza, porteiro, zelador, entre outros) tambรฉm precisam ser orientadosโ€, destaca.

A escola como influenciadora

Estamos vivendo o sรฉculo da emoรงรฃo e a escola tambรฉm precisa ter a capacidade de influenciar โ€“ crianรงas, pais, professores, funcionรกrios, assim como toda a comunidade ao redor. Renato Casagrande fez um paralelo entre a figura do professor e doย โ€œdigital influencerโ€ –ย personagem que vem ganhando destaque nas redes sociais. โ€œVemos tanto por aรญ essa figura digital influenciando nossos jovens, mas รฉ ร  escola e ao professor que caberiam esse papel. Cada professor tem que exercer a sua influรชncia e saber contagiar e para isso precisamos atingir a esfera dos sentimentos.โ€

Hรญbrido veio para ficarย 

A conexรฃo e a conectividade de uma escola tambรฉm sรฃo fundamentais no novo contexto pandรชmico. Nesse sentido, o consultor em educaรงรฃo e gestรฃo Renato Casagrande trouxe uma preocupaรงรฃo ao debate em torno do ensino hรญbrido, que veio para ficar.

โ€œApรณs mais de um ano lidando com o ensino a distรขncia tenho medo de que diretores e gestores nรฃo ajudem os seus professores a assimilar o atual momento. Serรก que estamos atentos para nรฃo retornarmos ร quele antigo mรฉtodo tradicional? Serรก que voltarรญamos para a antiga zona de conforto?โ€, questionou.

Para ele, a gestรฃo deve olhar para os professores e observar se eles estรฃo realmente se transformando diante do novo normal. โ€œMeu receio รฉ que algumas escolas voltem para o velho normal, enquanto o futuro ruma para o novoโ€, enfatiza.

A famรญlia e a escola

Trazer a famรญlia e a comunidade local para dentro dos muros da escola vai alรฉm, garante Casagrande, de apenas chamar os pais para a entrega de notas e reclamar dos filhos. A escola precisa estar solidรกria e atenta aos acontecimentos locais como a crise sanitรกria e a econรดmica, assim como fomentar aรงรตes para o desenvolvimento humano.

Pequenas aรงรตes que fazem a diferenรงa

Renato Casagrande trouxe dois exemplos do dia a dia para o debate que, apesar de simples, foram cruciais para que estas escolas revertessem um cenรกrio de crise e de diminuiรงรฃo de matrรญculas.

– Uma diretora, seguindo a premissa das grandes empresas que liberaram por um certo perรญodo de tempo o acesso gratuito aos seus produtos, pensou: โ€œPor que nรณs, enquanto escola, nรฃo podemos gravar as nossas aulas e socializar em nossas redes sociais? Por que nรฃo deixarmos nosso produto visรญvel a todos?โ€. Com isso, a escola se abriu para a comunidade e o sucesso das matrรญculas foi sentido no ano seguinte.

– Uma outra diretora, diante de alguns cancelamentos de matrรญcula por conta da crise econรดmica, reverteu a situaรงรฃo ao mobilizar os pais dos alunos e criar uma rede de negรณcios dentro do ambiente escolar. Por meio de um grupo deย Whatsappย especรญfico, os prรณprios pais passaram a divulgar seus produtos e serviรงos entre si, fortalecendo com isso a economia local e a renda das famรญlias.

Assista ao debate na รญntegra

O encontro foi promovido pelo Grupo Super Cรฉrebro, que tem como propรณsito o desenvolvimento humano por meio do mรฉtodo exclusivo que estimula competรชncias cognitivas e socioemocionais em pessoas de todas as idades. Realizado em parceria com o Instituto Casagrande, o debate jรก conta com mais de mil visualizaรงรตes e segue disponรญvel no canal do grupo noย YouTube, nesseย link.


Sobre o Grupo Super Cรฉrebro

O Grupo Super Cรฉrebro tem como propรณsito o desenvolvimento humano. Desde 2013 trabalha com um mรฉtodo de ensino exclusivo destinado ao desenvolvimento das competรชncias cognitivas e socioemocionais em pessoas de todas as idades. O mรฉtodo Super Cรฉrebro estรก baseado na teoria das inteligรชncias mรบltiplas de Howard Gardner, e foi criado para estimular e desenvolver habilidades pouco exploradas pelos mรฉtodos de ensino tradicionais. Mais de 150 escolas de todo o Brasil, e algumas das maiores redes de ensino do paรญs, contam com a assessoria do mรฉtodo Super Cรฉrebro – que tem cerca de 200 franqueados em todo o paรญs.

Mais informaรงรตes emย https://www.supercerebro.com.br/

talk

Destaque da Semana

A importรขncia da vacinaรงรฃo antes das festas de fim de ano e viagens de fรฉrias

Especialista lista vacinas fundamentais para quem pretende viajar no...

Tardezinha em Curitiba: ingressos ร  venda

O show comandado por Thiaguinho chega a Curitiba no...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor