Nรฃo tem como escapar do digital, ainda mais com o Coronavรญrus e o distanciamento social que, sim, ajudou a melhorar esta situaรงรฃo do ponto de vista da comunicaรงรฃo empresarial. Vender no digital passou a ser obrigatรณrio, mas se a empresa nรฃo possui um Brand Positioning bem feito? Sรณ mudar para o digital ajuda? Nada dissoโฆ
โA pandemia fez esse filtro, de fato acelerou o processo que jรก havia comeรงado antes. As empresas que sofrem mais รฉ que nรฃo se prepararam e estรฃo correndo para se adequar ao novo modelo. รย absolutamente impensรกvel e inconcebรญvel, em 2021, nรฃo estar no mundo da internet, pois o marketing digital รฉ o mesmo marketing tradicional, mas atravรฉs de outros meiosโ alertaย Gerardoย Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na Amรฉrica Latina.
O marketing digital permite empresas de qualquer porte usar meios de comunicaรงรฃo com extrema facilidade, em termos de custo – o que antes nรฃo existia –ย mas sem posicionamento da marca, de nada adianta esta mudanรงa:
โSe eu falo que algo que nรฃo me diferencia, estou me igualando ร concorrรชncia, tornando qualquer forma de marketing nulo. Para piorar esta situaรงรฃo, todos falam com facilidade na web, portanto a concorrรชncia รฉ muito maior do que antesโ
Vendas em jogo
Existem alguns negรณcios que, por um motivo ou outro, estรฃo absolutamente conectados ร forma digital e as compras acontecem neste ambiente. Quando um produto possui venda mais complexa, consultiva, com valor agregado muito alto, oย marketing digital precisa captar o online e trazer para o offline. Gerardo explica que o offline nรฃo รฉ apenas uma loja fรญsica, mas pode ser tambรฉm o telefone.
โQuando se faz uma videoconferรชncia, estou transportando um contato pessoal oriundo do marketing digital para um plano fรญsico de certa maneira, nรฃo รฉ a venda atravรฉs de robรดs ou sistemasโ.
E o posicionamento?
Se a empresa nรฃo possui um Brand Positioning bem definido e apenas foi para o digital, o que acontece na prรกtica รฉ a transposiรงรฃo desta falta de posicionamento. Todos os problemas de identidade e de diferencial apenas migraram para a web:
โA forma que se toma a decisรฃo de compra รฉ a mesma de antes. As empresas precisam ter uma ideia distintiva para que esta comunicaรงรฃo digital seja interessante. Sem um posicionamento correto de marca, qualquer forma de marketing online perde eficiรชncia. Serรก mais um fazendo barulho na internet vendendoย o mesmo que a concorrรชnciaโ completa Gerardo.ย