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On e offline: quais as características de um bom vendedor?

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Concorrência acirrada exige uma equipe de vendas bem treinada

Vender um produto ou serviço exige muito mais que a simples apresentação e informações sobre o que a empresa comercializa. Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, é necessário muito estudo e dedicação, além de fortalecimento das soft skills, para que o trabalho do vendedor seja de excelência. “A arte de vender exige estudo, dedicação e desenvolvimento constante. É preciso estar atento às exigências do mercado consumidor e buscar desenvolvimento de comportamentos e habilidades para que o dia a dia seja mais assertivo”, afirma. Burlamaqui dá dicas para se tornar um vendedor de sucesso:

1-         Conheça o seu cliente!

Analise o seu mercado de atuação, conheça o seu cliente e o que ele busca: agilidade, atenção, hábitos de compra?

2-         Conheça o seu produto ou serviço.

No momento da venda, quanto maior o número de informações fornecidas ao cliente, maior a chance de fechar o negócio. Além de conhecer o que está vendendo, tenha conhecimento dos diferenciais frente à concorrência;

3-         Aprenda a negociar.

Nessa fase, é preciso estimular o desejo do consumidor: mostrar argumentos reais para que o cliente finalize a venda. Tenha sempre uma margem de negociação, seja no valor financeiro do negócio ou diferenciais para o cliente;

4-         Seja flexível.

Entenda qual o perfil do seu cliente: se ele está disponível para negociar fora do seu horário de expediente, converse com a empresa e tente alterar esse horário. O cliente busca agilidade e disponibilidade;

5-         Acompanhe a sua venda.

Venda realizada, comissão garantida e fim? Não! Acompanhe todo o processo de vendas, até a entrega final e instalação do produto. Realize follow-ups para ver se o serviço atendeu a expectativa. Essa atitude garante um relacionamento próximo com o cliente e resulta na fidelização do mesmo;

6-         Construa uma carteira de clientes.

Anote as preferências e hábitos do consumidor, assim, você pode fazer o caminho inverso e procurar o cliente sempre que tiver um novo produto ou serviço que se encaixe no perfil dele;

6 – Desenvolva suas habilidades.

Estude, pesquise, se relacione em diferentes mercados. A inteligência emocional, por exemplo, é uma habilidade essencial para o vendedor. Conhecer suas potencialidades e fraquezas fazem com que o vendedor tenha maior controle sobre suas emoções e, com isso, fique mais perto de alcançar suas metas e objetivos de vendas;

O especialista lembra que o principal foco do vendedor deve ser a satisfação do cliente. “Não adianta agir com falta de disposição, pressa, insistência e prepotência. A venda pode até ser realizada, mas o cliente não será fidelizado”, explica. Burlamaqui lembra que flexibilidade, otimismo, foco, coerência, comprometimento, educação e cordialidade são características fundamentais para um vendedor de sucesso.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia:

Consultoria empresarial em marketing e estratégia de negócios, a Frederico Burlamaqui Marketing Estratégia atua nas áreas de branding, gestão de marcas, design estratégico e inovação, por meio de uma metodologia única, que visa escalar o faturamento dos clientes e posicionar cada um deles como referência no mercado em que atuam. A empresa conta com sedes em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br

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