Modelo fintech-as-a-service traz para o mundo das franquias a possibilidade de se oferecer serviços financeiros diretamente para os franqueados
O processo de transformação digital pela qual os negócios estão passando tem resultado em mais agilidade e oportunidades para o varejo. Enquanto todos os setores da economia de realinham para crescer na nova realidade digital, o setor de finanças passa por uma transformação importante: a democratização da oferta e do acesso a serviços financeiros. Nesse novo panorama, abrem-se as portas para que franqueadoras ampliem o leque de serviços que oferecem para seus franqueados com a inclusão de serviços financeiros – de processamento de pagamentos a oferta de crédito ou carteira digital.
O Brasil tem atuado para desburocratizar e digitalizar a economia, com a adoção de um amplo plano de open banking – esforço exemplificado pelo lançamento recente do PIX. Na esteira das mudanças, abre-se a possibilidade para que empresas de diferentes setores passem a operar como financeiras, por meio de plataformas tecnológicas customizáveis e oferecidas em modelo white label. Oferecido por startups de tecnologia orientada à finanças (fintech), o modelo foi batizado de fintech-as-a-service.
A Fastcash é uma das empresas pioneiras no modelo fintech-as-a-service no Brasil. A empresa oferece uma plataforma tecnológica proprietária que permite a qualquer empresa ter um banco próprio, associado à sua marca e modelo de negócios. Dessa maneira, o estabelecimento consegue ter um intermediador para as operações financeiras, entre o cliente e a empresa, com total controle sobre a operação. Recentemente, a empresa lançou no Brasil sua máquina de processamento de pagamentos white label (sem marca), que embarca uma plataforma tecnológica completa para transações físicas ou digitais.
Usando uma plataforma fintech-as-a-service, uma franqueadora pode, assim, começar a operar como financeira para seus franqueados, oferecendo não apenas tecnologia de pagamentos (maquininhas e carteiras virtuais), mas também acesso a crédito e financiamento. A empresa tem total controle sobre as taxas que serão aplicadas sobre cada tipo de serviço, permitindo que elas criem e executem suas próprias estratégias de rentabilidade.
Na ponta, os franqueados passam a oferecer para os clientes comodidades extras na hora do pagamento. Entre os serviços que podem ser oferecidos, destacam-se o parcelamento de pagamentos, saques e depósitos, micro-crédito e micro-poupança, cashback, troco digital, recargas (celulares, bilhetes, jogos online), câmbio, carteira digital e pagamentos via PIX, entre outros. O franqueado também ganha com a adição de serviços e comodidades extras para seu cliente, além de criar uma nova fonte de receita.
“A transformação digital abre para o varejo físico oportunidades de se agregar valor a seus clientes na forma de serviços financeiros, trazendo não só benefícios adicionais para os clientes como também abrindo uma nova fonte de renda para a empresa” explicou Renato Ferreira Filho, CEO e fundador da Fastcash. “Com uma máquina POS da Fastcash, o varejo não ganha apenas mais uma opção de processamento de pagamentos, mas sim a possibilidade de abrir uma fonte de renda completamente nova e de alto valor agregado.”