Como empresas e especialistas avaliam o primeiro ano de trabalho em casa e o que levar em conta daqui para frente
A pandemia de Covid-19 demonstrou que oย home officeย รฉ tecnicamente viรกvel e veio para ficar, seja em formato hรญbrido ou 100% remoto. Como o inรญcio do lockdown, em muitas partes do Brasil, se deu em meados do mรชs de marรงo de 2020, muitas empresas completam agora um ano de erros, acertos e muita aprendizagem.ย Entre especialistas em gestรฃo de pessoas e colaboradores de empresas de diversos tamanhos e setores, algumas prรกticas comuns chamam a atenรงรฃo e servem de liรงรฃo para o presente e o futuro.
Preocupaรงรฃo com ciberseguranรงa
Hรก um ano com pelo menos 80% da equipe de administraรงรฃo emย home office, a construtora A.Yoshii investiu pesado em ciberseguranรงa, aprimorando o uso de ferramentas de colaboraรงรฃo e digitalizaรงรฃo de processos, alรฉm de seguranรงa da informaรงรฃo para o acesso remoto, com melhorias e upgrades em VPN, firewall, licenรงas e ferramentas para videoconferรชncias em grupo. De acordo com o gerente de TI do Grupo A.Yoshii, Michael Vicentim, a migraรงรฃo do trabalho in loco para oย home officeย acelerou a transformaรงรฃo digital nas empresas, trazendo a certeza de que a tecnologia garante a eficiรชncia no trabalho ร distรขncia. A empresa, porรฉm, parece exceรงรฃo, pois,ย no Brasil, com o aumento de 70% do fluxo na internet (Kantar Consulting) e grande parte dos funcionรกrios utilizando dispositivos pessoais apรณs a mudanรงa para o trabalho remoto, a exposiรงรฃo a ataques cibernรฉticos se multiplicou, deixando claro que hรก uma fragilidade no paรญs em questรตes de ciberseguranรงa. Entre fevereiro e abril de 2020, perรญodo que representa a implementaรงรฃo doย home officeย nas empresas brasileiras, ataques direcionados a vulnerabilidades de acesso remoto aumentaram em mais de 300% no Brasil em relaรงรฃo aos meses anteriores.
O meio ambiente agradece
Com 100% do quadro administrativo emย home office, a indรบstria de alimentos Jasmine registrou economia em itens bรกsicos de funcionamento, como energia, รกgua, papel, impressรฃo e copos descartรกveis.ย De acordo com o professor dos Programas de Pรณs-Graduaรงรฃo em Administraรงรฃo e Gestรฃo Ambiental da Universidade Positivo, Cleonir Tumelero, alรฉm desses itens, a menor mobilidade e, portanto, menor consumo de combustรญveis, de roupas e calรงados, tambรฉm contribui com o meio ambiente. Porรฉm, ele chama atenรงรฃo para que essa economia de energia, รกgua e geraรงรฃo de resรญduos seja estendida para as residรชncias. “A digitalizaรงรฃo dos processos jรก exclui a impressรฃo e utilizaรงรฃo de papรฉis. Menos roupas para lavar significa tambรฉm menos uso de รกgua e de forma mais consciente e, por fim, a energia pode ser melhor aproveitada com o trabalho em ambientes com luz natural”, aconselha.
Novos benefรญcios
Com o trabalho remoto, o vale transporte passa a ser menos importante que o vale internet. A startup PhoneTrack oferece ajuda de custo para que os colaboradores possam adequar as estruturas de trabalho para alรฉm dos equipamentos fornecidos pela companhia, alรฉm de contribuir tambรฉm com despesas como internet e energia, que acabaram sofrendo acrรฉscimo com os trabalhadores em casa. “No final de 2020, tambรฉm fechamos uma parceria para que os colaboradores tenham acesso a terapia virtual, dando assim mais uma ferramenta para o cuidado com a saรบde mental, tรฃo importante quanto a do corpo”, conta o CTO e Co-Founder da PhoneTrack, Mรกrcio Conceiรงรฃo.ย Jรก a Tecnobank, empresa paulista que transferiu 100% dos colaboradores do escritรณrio de 500 m2ย na Vila Olรญmpia para o conforto e seguranรงa de suas casas, percebeu que 30% deles dividiam suas responsabilidades com a maternidade ou paternidade de crianรงas menores de 14 anos – ou seja, que exigem mais atenรงรฃo e tempo dedicado dos pais emย home office. Para ajudar esses colaboradores, a empresa criou um canal interno de entretenimento educativo infantil, o TBKids, com sugestรฃo de conteรบdos, canais do Youtube, livros e vรญdeos divididos por faixa etรกria; lives de contaรงรฃo de histรณrias apresentadas por um grupo teatral e sugestรตes de atividades lรบdicas elaboradas por uma equipe especializada em Educaรงรฃo Infantil.
Atenรงรฃo ร ergonomia
No consultรณrio do ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat, Francisco Zaniolo, na capital paranaense, as queixas de um em cada dez pacientes sรฃo relacionadas a dores na coluna provocadas peloย home officeย e pelas mudanรงas nos hรกbitos. Segundo o mรฉdico, mรณveis e equipamentos inadequados, a jornada aumentada de trabalho (atividades com os filhos, limpeza e tarefas de casa) e o sedentarismo estรฃo aumentando a incidรชncia de dores lombares e cervicais e, a longo prazo, podem gerar problemas ainda maiores, como tendinite, bursite, desgaste da cartilagem das articulaรงรตes e artrose precoce na coluna, ombros, joelhos e cotovelos.ย Pensando nisso, a Jasmine disponibiliza aos colaboradores nรฃo apenas o Vale Home Office, como manuais de seguranรงa em casa, orientaรงรตes de forma de trabalho e cuidados com ergonomia. “Tambรฉm oferecemos a possibilidade dos nossos colaboradores emprestarem as cadeiras ergonรดmicas que utilizam em nosso escritรณrio pelo perรญodo necessรกrio, atรฉ poderem organizar um ambiente em casa que seja seguro para eles”, destaca Rodolfo Tornesi Lourenรงo, diretor de inovaรงรฃo e transformaรงรฃo da Jasmine Alimentos.
Colaboraรงรฃo e cooperaรงรฃo
De acordo com a professora de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Positivo, Carolina Walger, o afastamento presencial aumentou, na maior parte dos colaboradores, o espรญrito de equipe, a empatia, a colaboraรงรฃo entre trabalhadores de uma mesma empresa. “Durante o trabalho remoto, os profissionais se sentiram mais ร vontade para compartilhar dificuldades, pedirem e oferecerem apoio”, revela a psicรณloga.ย Um dos aprendizados da PhoneTrack durante esse perรญodo foi enxergar que os colaboradores precisavam se conhecer melhor. “Como boa parte dos novos funcionรกrios foi contratada jรก no modelo remoto de trabalho, as lideranรงas perceberam que aproximadamente 30% da empresa nรฃo se conhecia. Foi quando passamos a estimular reuniรตes entre dois membros de diferentes times, onde eles podem se conhecer, identificar interesses em comum e possibilitar trocas fora do ambiente de trabalho”, conta Conceiรงรฃo.ย Para a diretora de Gente & Gestรฃo da Tecnobank, Michaela Vicare, incentivar a realizaรงรฃo deย happy hours,ย cafรฉs da manhรฃ e treinamentos, todos feitos virtualmente, รฉ fundamental. Com o apoio da tecnologia, isso pode ocorrer sem prejuรญzos ao diรกlogo e ao aprendizado. “Atitudes como essas, que podem ser adotadas por empresas de quaisquer portes e segmentos, contribuem diretamente com a produtividade e o engajamento nesse perรญodo e demonstram o respeito da companhia para com os seus colaboradores”, enfatiza.
Burnout
Cansaรงo excessivo, estresse, irritabilidade, dificuldade de concentraรงรฃo, lapsos de memรณria, ansiedade, depressรฃo, agressividade. Esses sรฃo alguns dos sintomas que podem indicar que o profissional chegou ao seu limite, o Burnout. Um dos motivos que podem potencializar a sensaรงรฃo de exaustรฃo รฉ a falta de separaรงรฃo entre trabalho e a vida pessoal provocada pelo formatoย home office. Uma pesquisa da Microsoft revela que, para 33% das pessoas que estรฃo trabalhando remotamente, a falta de separaรงรฃo entre trabalho e vida pessoal estรก impactando negativamente seu bem-estar. Segundo a professora de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Positivo, Carolina Walger, alguns cuidados podem ajudar na prevenรงรฃo e controle do Burnout. โO ideal รฉ separar o horรกrio do trabalho do horรกrio para o lazer, o tempo para interagir com a famรญlia, de cuidar da casa, e tambรฉm um tempo de autocuidado”, destaca. Alรฉm disso, ela tambรฉm lembra que o estresse emocional por conta da prรณpria pandemia, perda de familiares, crise econรดmica nacional – tudo isso influencia diretamente no estado emocional do trabalhador e contribui para o Burnout. “O estado emocional abalado faz com que o profissional perca concentraรงรฃo e produtividade e, para compensar, decide trabalhar mais tempo para dar conta do trabalho โ o que acaba piorando ainda mais a saรบde emocional e virando uma bola de neve”, alerta a psicรณloga.
Com mais de 30% dos colaboradores em home office, o CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann da Amรฉrica Latina, empresa lรญder em implantes odontolรณgicos no Brasil, Matthias Schupp, dรก prioridade a video mensagens, que tornam-se mais pessoais que comunicados escritos aos colaboradores. A empresa destaca tambรฉm town hall meetings – evento on-line promovido para conversas abertas entre os colaboradores e a presidรชncia. “Essas reuniรตes destinam amplo tempo para perguntas e me certifico de responder uma a uma”, destaca Matthias. As mรญdias sociais foram mais um jeito que o CEO encontrou de se aproximar das pessoas. Atravรฉs de postagens semanais, Matthias compartilha projetos, perspectivas e inspiraรงรตes do seu dia a dia.ย Alรฉm disso, a Neodent promove mensalmente conversas on-line com pequenos grupos de colaboradores, para tomar um cafรฉ e conversarem sobre assuntos diversos com o CEO. Apรณs receber alguns relatos de profissionais que estavam muito esgotados no home office, Matthias procurou estar ainda mais prรณximo e conta que se preocupa genuinamente com cada um deles. Nos encontros, ele tem reforรงado, por exemplo, a importรขncia da hora do almoรงo para preparar refeiรงรตes com calma e conseguir desligar do trabalho em um momento de relaxamento e renovaรงรฃo de energia. Alรฉm de reforรงar a importรขncia de evitar passar o dia inteiro em reuniรตes on-line, o que torna os dias menos produtivos e mais cansativos.