Startup curitibana faz sucesso realizando curadoria de produtos para veganos

Nas plataformas Verdรช Cosmรฉticos e Verdรช Kids รฉ possรญvel adquirir produtos que respeitem os valores do veganismo, alรฉm de aspectos naturais e de sustentabilidade

Startup curitibana faz sucesso realizando curadoria de produtos para veganosEstima-se que de 5% a 7% dos brasileiros โ€“ entre 10,5 a 15 milhรตes de pessoas, aproximadamente โ€“ sejam veganos. Com uma filosofia que visa excluir, na medida do possรญvel e praticรกvel, toda forma de exploraรงรฃo de animais, muitas dessas pessoas encontravam dificuldades para adquirir cosmรฉticos que atendessem a esse objetivo. Foi com esse propรณsito que empreendedores de Curitiba (PR) resolveram lanรงar, em novembro de 2019, uma nova opรงรฃo para o segmento: a Verdรช Cosmรฉticos (www.verdecosmeticos.com.br), e-commerce que realiza curadoria de produtos para pessoas que buscam itens mais naturais, sustentรกveis e que respeitem os animais, como maquiagens, itens de cuidados para a pele, cabelo, higiene pessoal, entre outros.

Jรก em agosto do ano passado, a startup deu mais um passo e criou tambรฉm outro e-commerce, a Verdรช Kids (www.verdekids.com.br), destinada aos pais e crianรงas, com um viรฉs mais sustentรกvel: caso de fraldas ecolรณgicas e brinquedos veganos. โ€œNรณs somos veganos, mas queremos atrair todas as pessoas que tenham interesse em proteger os animais, com atitudes e compras que beneficiem sua saรบde ou o planeta, olhando para isso sem preconceitos. Queremos nos tornar referรชncia para essas pessoas, podendo fazer suas compras em um lugar sรณโ€, explica Mariana Alves, uma das sรณcias-fundadoras dos e-commerces.

Os dois negรณcios surgiram de uma necessidade de Mariana e de seu sรณcio, Johny Dallasuanna. Ambos adotaram a filosofia vegana e estavam cansados de ler rรณtulos, tentando descobrir quais produtos seguiam efetivamente as diretrizes. โ€œPor nรฃo poder confiar muito no que se vรช nas prateleiras, entendemos que seria interessante ter uma loja para comprar com confianรงaโ€, explica Mariana. De acordo com Dallasuanna, a curadoria elimina produtos que sejam ligados a grandes marcas, que tenham se envolvido com exploraรงรฃo animal โ€“ ainda que o produto em si possa ser considerado vegano. โ€œNรณs somos bem minuciosos, como um filtro para quem compra. Nรณs entendemos quais marcas se encaixam em nosso perfil. Se o produtoย nรฃo tem nada de origem animal, mas a empresa patrocina rodeios ou desfiles de moda com peles, ele nรฃo vai entrar em nossa lojaโ€, explica.

Pequenos negรณcios e sustentabilidade

Alรฉm da curadoria vegana, a Verdรช Cosmรฉticos e a Verdรช Kids lidam com empresas de menor porte: o propรณsito รฉ fortalecer os pequenos negรณcios. โ€œA maior parte dos nossos fornecedores รฉ pequeno. Se nรฃo encontramos algo de nosso interesse, procuramos importarโ€, conta Mayara Marenda Narita, que atua na รกrea de prospecรงรฃo de fornecedores. โ€œEmbora tenhamos relaรงรฃo com os pequenos, queremos produtos confiรกveis, que tenham passado por todos os testes tรฉcnicos necessรกrios, mas que sejam os mais naturais e sustentรกveis possรญveisโ€, explica Mayara. O segmento infantil รฉ um dos que geram mais lixo no planeta, com o consumo de fraldas e outros produtos descartรกveis. Alรฉm disso, roupas sรฃo perdidas e brinquedos geram atratividade por pouco tempo entre as crianรงas.

Na avaliaรงรฃo de Mariana e Dallasuanna, os dois negรณcios acabaram se complementando, especialmente no quesito sustentabilidade e busca por fornecedores locais e pequenos, algo que se tornou ainda mais visado na pandemia. โ€œO momento que estamos vivendo deu um clique para muitas pessoas, que comeรงaram a procurar e pesquisar produtos veganosโ€, ressalta Mariana.

O mercado vegano no Brasil

Estima-se que o mercado vegano cresรงa 40% ao ano no Brasil. Nos รบltimos oito anos, as pesquisas pelo veganismo em mecanismos de busca de internet cresceram 915% no Brasil, de acordo com o levantamento digital realizado pela BHB Foods Suplementos e Decode. โ€œQuando empresas de grande porte passam a lanรงar linhas de produtos veganos, รฉ um indicativo de crescimento deste mercado. Mesmo empresas no ramo de alimentaรงรฃo, que trabalham com carne, estรฃo lanรงando carnes vegetaisโ€, analisa Mariana.

Dallasuanna diz que hoje รฉ mais simples de encontrar produtos voltados a esse pรบblico. โ€œAtรฉ mesmo mercados contam com gรดndolas de produtos, identificando e facilitando para esse consumidor. Isso serve de termรดmetroโ€, avalia. Como o Brasil segue tendรชncias mundiais, รฉ provรกvel que o cenรกrio dos Estados Unidos, que viu o veganismo crescer 600% nos รบltimos trรชs anos, seja replicado no paรญs. Atรฉ 2025, o consumo de produtos veganos deve ultrapassar US$ 3,15 bilhรตes nos EUA.

bruno@pmaisg.com.br

Destaque da Semana

OX Steak & Fish prepara Rรฉveillon dos Sonhos em BC

Com o Oceano Atlรขntico ao fundo e a exclusividade...

Carnes processadas elevam risco de hipertensรฃo, mostra estudo brasileiro

Trabalho pioneiro aponta elo entre o consumo de embutidos...

Cรขncer de pele no couro cabeludo: conheรงa os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

Bolinhos Serra do Mar oferece barreado no Trem Caiรงara

Em dezembro, viajantes terรฃo a oportunidade de saborear os...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor