Nas plataformas Verdรช Cosmรฉticos e Verdรช Kids รฉ possรญvel adquirir produtos que respeitem os valores do veganismo, alรฉm de aspectos naturais e de sustentabilidade
Estima-se que de 5% a 7% dos brasileiros โ entre 10,5 a 15 milhรตes de pessoas, aproximadamente โ sejam veganos. Com uma filosofia que visa excluir, na medida do possรญvel e praticรกvel, toda forma de exploraรงรฃo de animais, muitas dessas pessoas encontravam dificuldades para adquirir cosmรฉticos que atendessem a esse objetivo. Foi com esse propรณsito que empreendedores de Curitiba (PR) resolveram lanรงar, em novembro de 2019, uma nova opรงรฃo para o segmento: a Verdรช Cosmรฉticos (www.verdecosmeticos.com.br), e-commerce que realiza curadoria de produtos para pessoas que buscam itens mais naturais, sustentรกveis e que respeitem os animais, como maquiagens, itens de cuidados para a pele, cabelo, higiene pessoal, entre outros.
Jรก em agosto do ano passado, a startup deu mais um passo e criou tambรฉm outro e-commerce, a Verdรช Kids (www.verdekids.com.br), destinada aos pais e crianรงas, com um viรฉs mais sustentรกvel: caso de fraldas ecolรณgicas e brinquedos veganos. โNรณs somos veganos, mas queremos atrair todas as pessoas que tenham interesse em proteger os animais, com atitudes e compras que beneficiem sua saรบde ou o planeta, olhando para isso sem preconceitos. Queremos nos tornar referรชncia para essas pessoas, podendo fazer suas compras em um lugar sรณโ, explica Mariana Alves, uma das sรณcias-fundadoras dos e-commerces.
Os dois negรณcios surgiram de uma necessidade de Mariana e de seu sรณcio, Johny Dallasuanna. Ambos adotaram a filosofia vegana e estavam cansados de ler rรณtulos, tentando descobrir quais produtos seguiam efetivamente as diretrizes. โPor nรฃo poder confiar muito no que se vรช nas prateleiras, entendemos que seria interessante ter uma loja para comprar com confianรงaโ, explica Mariana. De acordo com Dallasuanna, a curadoria elimina produtos que sejam ligados a grandes marcas, que tenham se envolvido com exploraรงรฃo animal โ ainda que o produto em si possa ser considerado vegano. โNรณs somos bem minuciosos, como um filtro para quem compra. Nรณs entendemos quais marcas se encaixam em nosso perfil. Se o produtoย nรฃo tem nada de origem animal, mas a empresa patrocina rodeios ou desfiles de moda com peles, ele nรฃo vai entrar em nossa lojaโ, explica.
Pequenos negรณcios e sustentabilidade
Alรฉm da curadoria vegana, a Verdรช Cosmรฉticos e a Verdรช Kids lidam com empresas de menor porte: o propรณsito รฉ fortalecer os pequenos negรณcios. โA maior parte dos nossos fornecedores รฉ pequeno. Se nรฃo encontramos algo de nosso interesse, procuramos importarโ, conta Mayara Marenda Narita, que atua na รกrea de prospecรงรฃo de fornecedores. โEmbora tenhamos relaรงรฃo com os pequenos, queremos produtos confiรกveis, que tenham passado por todos os testes tรฉcnicos necessรกrios, mas que sejam os mais naturais e sustentรกveis possรญveisโ, explica Mayara. O segmento infantil รฉ um dos que geram mais lixo no planeta, com o consumo de fraldas e outros produtos descartรกveis. Alรฉm disso, roupas sรฃo perdidas e brinquedos geram atratividade por pouco tempo entre as crianรงas.
Na avaliaรงรฃo de Mariana e Dallasuanna, os dois negรณcios acabaram se complementando, especialmente no quesito sustentabilidade e busca por fornecedores locais e pequenos, algo que se tornou ainda mais visado na pandemia. โO momento que estamos vivendo deu um clique para muitas pessoas, que comeรงaram a procurar e pesquisar produtos veganosโ, ressalta Mariana.
O mercado vegano no Brasil
Estima-se que o mercado vegano cresรงa 40% ao ano no Brasil. Nos รบltimos oito anos, as pesquisas pelo veganismo em mecanismos de busca de internet cresceram 915% no Brasil, de acordo com o levantamento digital realizado pela BHB Foods Suplementos e Decode. โQuando empresas de grande porte passam a lanรงar linhas de produtos veganos, รฉ um indicativo de crescimento deste mercado. Mesmo empresas no ramo de alimentaรงรฃo, que trabalham com carne, estรฃo lanรงando carnes vegetaisโ, analisa Mariana.
Dallasuanna diz que hoje รฉ mais simples de encontrar produtos voltados a esse pรบblico. โAtรฉ mesmo mercados contam com gรดndolas de produtos, identificando e facilitando para esse consumidor. Isso serve de termรดmetroโ, avalia. Como o Brasil segue tendรชncias mundiais, รฉ provรกvel que o cenรกrio dos Estados Unidos, que viu o veganismo crescer 600% nos รบltimos trรชs anos, seja replicado no paรญs. Atรฉ 2025, o consumo de produtos veganos deve ultrapassar US$ 3,15 bilhรตes nos EUA.
bruno@pmaisg.com.br