Início Geral Unidades de Beneficiamento de Leite brasileiras são reconhecidas com certificação internacional

Unidades de Beneficiamento de Leite brasileiras são reconhecidas com certificação internacional

0

Apenas três empresas de lácteos do país são autenticadas pelo certificado que assegura integridade e segurança na cadeia de produção; duas fazem parte da Unium

As Unidades de Beneficiamento de Leite de Castro (PR) e Itapetininga (SP) são duas das três empresas de lácteos brasileiras recertificadas, em março, pela FSSC 22000, um selo que assegura a segurança de toda a cadeia de suprimentos de alimentos. As duas UBLs pertencem à Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. “A usina de Castro recebeu o primeiro selo de qualidade em 2017. E a UBL de Itapetininga também possui essa certificação desde julho de 2019”, destaca o gerente de qualidade das UBLs da Unium, Paulo Mauricio Bernardini Basto da Silva.

No mundo inteiro, há em torno de 25 mil empresas autenticadas pelo certificado. No setor de lácteos são 43, sendo somente três delas no Brasil. Concedida pela Bureau Veritas (organização mundial responsável por indicar padrões relacionados à comercialização, respeito ao meio-ambiente e segurança dos alimentos), a certificação garante a procedência dos produtos das cooperativas que, em sua maioria, são comercializados para multinacionais. Com esse reconhecimento, as UBLs são certificadas pela integridade no mercado e aumentam a confiança do consumidor.

Processo auditado

As auditorias da FSSC 22000 envolvem a capacitação dos colaboradores, planos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), programas de Biovigilância e Prevenção à Fraude, indicações de desempenho, atendimentos de legislações trabalhistas e ambientais. “Ou seja, tudo é auditado para assegurar a produção e comercialização de um produto confiável e que respeite a legislação para os nossos consumidores”, explica o gerente.

Segundo Paulo Mauricio Bernardini Basto da Silva, a auditoria nas UBLs teve como intuito verificar os processos de leite a granel, creme de leite, leite UHT, bebidas lácteas, bebidas vegetais UHT e alimentos enterais UHT. “Para toda a equipe da Unidade Lácteos da Unium é muito recompensador. Nosso objetivo é entregar o melhor produto para os nossos clientes e esse reconhecimento só comprova isso”, salienta.

A usina de beneficiamento de leite em Ponta Grossa também está em processo de certificação para 2021. “Esse selo de qualidade faz parte do planejamento estratégico da empresa, levando sempre a garantia de produtos de qualidade e de segurança”, finaliza.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.

Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência. Mais informações: http://unium.coop.br/

Artigo anteriorConvention Bureau comemora a volta dos eventos em Ponta Grossa
Próximo artigoDjango Django assina remix de “All you leave is love”, de BERNARDO
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile