O VW Play, que estreou mundialmente no Nivus, está ganhando o mundo. O sistema de infotainment desenvolvido no Brasil estará presente em diversos modelos do Grupo Volkswagen, sendo instalado em seis fábricas pelo mundo. E mais: em breve, o VW Play será exportado para quase 70 países pelas marcas Volkswagen e Skoda e estará disponível em seis idiomas. Na América do Sul, o VW Play equipa o Nivus, o T-Cross e o Taos.
“O VW Play mostra o potencial de desenvolvimento de novas tecnologias da Volkswagen no Brasil. Esse sistema é um marco tecnológico na indústria e foi desenvolvido com base em pesquisas com usuários e pensado na usabilidade real do cliente. O VW Play é um grande exemplo da capacidade de inovação dos engenheiros e engenheiras da nossa região, temos orgulho de exportar conhecimento de ponta para o mundo”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.
O VW Play está presente nas linhas de montagem da Volkswagen na Anchieta (SP) e São Jose dos Pinhais (PR). Até o fim do ano, o sistema estará presente nas plantas de Pacheco (Argentina), Puebla (México), Kaluga (Rússia) e Pune (Índia).
Revelado mundialmente com o Nivus, em maio de 2020, o VW Play é fruto de um desenvolvimento de três anos. Coordenado por uma equipe de cerca de 50 pessoas da Volkswagen do Brasil, o sistema conquistou o mundo ao trazer para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos.
“O sistema de infotainment VW Play é um projeto brasileiro que revolucionou o segmento automotivo no mundo. É o primeiro infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência digital simples, segura e divertida. Esse sistema faz parte de uma estratégia robusta da Volkswagen em oferecer mais tecnologia, inovação e conveniência para os clientes da marca”, explica Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM.
Projeto global
Para garantir que tudo funcione perfeitamente nas mais variadas condições de uso foram realizados testes mecânicos, elétricos e climáticos. Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.
O sistema foi submetido a temperaturas de -30°C a +85°C. Isso para que, mesmo em temperaturas tão frias, o cristal líquido não congele ou fique sólido (isso causaria lentidão nas telas e prejudicaria as imagens). No outro extremo, num calor digno de deserto, o que se testa é a durabilidade e robustez dos componentes, que não derretem.
Outro teste importante foi o de poeira. Com granulação específica, o “pó do Arizona” (uma poeira bem fininha) foi colocado sobre a tela do VW Play para medir a vedação e o tratamento antirrisco da tela.
O infotainment High Tech da VW
Trata-se de um sistema de infotainment capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. A dinâmica de funcionamento foi desenvolvia com base em pesquisas com clientes e inspirada no uso de um smartphone. Sua usabilidade conta com padrões intuitivos do mundo digital, tais como o slider entre telas e a função “buscar”. Basta digitar o que você precisa que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador.
E quando o assunto é conexão com a internet, a Volkswagen habilitou um recurso de roteamento de internet via Celular ou Wi-Fi externo. Ao ser conectado, o VW Play oferece as mesmas funções de um smartphone.
Com o VW Play, todos os serviços que o cliente Volkswagen tem nos aplicativos da marca para smartphones, também são oferecidos dentro do veículo. É possível, por exemplo, agendar pelo painel do carro a revisão. E mais: o sistema te avisa a hora de realizar o serviço!
Simulações virtuais
Os testes mecânicos “estressam” o componente e simulam situações extremas, como por exemplo, esquentando e esfriando a peça, balançando o painel, expondo a tela a grandes quantidades de poeira e de umidade e eventuais impactos frontais.
Especificamente nos testes de impacto há uma parte fundamental: as simulações virtuais. Nesses testes são colocados à prova todo desenvolvimento e planejamento para que as áreas do painel se deformem estrategicamente para absorver o impacto e preservar a integridade física dos ocupantes. Assim, se eventualmente em uma colisão algo se chocar contra a tela do VW Play, o vidro que cobre as 10.1″ não estilhaçará, pois é temperado. Exatamente como as telas de smartphones e tablets.
Nos testes elétricos o VW Play enfrentou uma “chuva” de ondas eletromagnéticas para garantir que suas funções não oscilem quando o veículo passar por áreas onde há grande quantidade de antenas, por exemplo. Tudo com um objetivo: deixar o sistema robusto o suficiente para não sofrer interferências.