sábado, 22 fevereiro 2025
26.4 C
Curitiba

Clarios completa dois anos guiada pela responsabilidade social

  • A líder mundial em armazenamento de energia fez uma parceria global com a UNICEF e a ONG Pure Earth para conduzir a iniciativa “Protegendo o Potencial de Cada Criança”

 

  • Meta da empresa é manter e ampliar investimentos em baterias de íon-lítio de baixa voltagem

No mês de maio, a Clarios, líder mundial em soluções inteligentes para armazenamento de energia presente em mais de 150 países e maior fabricante de baterias do Brasil, completa dois anos de mercado. Nesse período de existência, um ano e meio, foi durante a pandemia. Com matriz sediada em Glendale, Wisconsin, Estados Unidos, a fábrica da Clarios no país localiza-se em Sorocaba (SP) e produz mais de 10 milhões de baterias ao ano.

A empresa é detentora, dentre outras marcas, da Heliar, hoje a mais usada em veículos comerciais, equipando 08 em cada 10 unidades fabricadas no país. A cada 10 motos produzidas em território brasileiro, 9 saem de fábrica com baterias Heliar e a cada 10 carros, 5 usam a marca. Globalmente, os produtos da Clarios equipam 1 em cada 3 carros em circulação no mundo.

O vice-presidente e diretor geral da Clarios no Cone Sul, Alex Pacheco, explica que apesar dos desafios impostos pela mudança de cenário, trata-se de um negócio muito robusto, com forte geração de caixa e uma base de clientes muito sólida.

“Em nenhum momento durante a pandemia, as operações da Clarios no mundo enfrentaram sérias dificuldades, tanto financeiramente quanto em escala. Isso porque uma região acaba compensando a outra e o negócio é realmente muito resiliente”, analisa. 

Em 2019, a Johnson Controls vendeu sua divisão de Soluções de Energia para a Brookfield Business Partners, criando a marca Clarios. A transação significou um novo começo para líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia já estabelecido. 

O vice-presidente destaca que esses primeiros anos foram marcados por uma nova maneira de trabalhar que exigiu uma nova cultura e organização. Porém, salienta que a Clarios surgiu herdando um histórico de competências, tecnologias e relacionamento com os clientes. 

“Nascemos há dois anos, já carregando a reputação de mais de 125 anos de história com as diferentes marcas que produzimos e os negócios que gerimos. Somos hoje uma empresa diferente, e ainda melhor, daquela que começou em 1º de maio de 2019”, acrescenta Alex Pacheco.

Para o futuro, a Clarios tem definidos os pilares estratégicos e as áreas em que quer se desenvolver. Sendo assim, mobilidade é o principal core business. “Temos decisões estratégicas já tomadas de manter e ampliar investimentos em baterias de íon-lítio de baixa voltagem. Isso abre porta para pensarmos em um futuro de investimentos, crescimento e consolidação em regiões em que há oportunidades. No Brasil, muito em breve, seremos a marca líder também nesse segmento”, afirma o vice-presidente.

 

Responsável e sustentável

A Clarios é reconhecida por operar no mais alto nível em todos os locais que atua e por seu compromisso em proteger as pessoas e o meio ambiente. No Brasil, mantém uma operação totalmente sustentável pautada pela economia circular e 100% de reciclagem. Para cada bateria que sai nova de fábrica, uma bateria usada é reciclada, gerando matéria-prima para um novo ciclo.

Preocupada não apenas com o que faz, mas como faz, a empresa pratica seus valores por meio de diversas ações. Um exemplo é a adesão ao Pacto Global da ONU. 

“Encontramos uma maneira de conectar a perspectiva do meio ambiente e responsabilidade social dentro de nossas operações. Nosso ciclo fechado de reciclagem de baterias e o cuidado em nossas operações são só dois exemplos. Em nossas aspirações de cunho social, entendemos que isso está atrelado ao negócio de baterias como um todo e não somente à Clarios”, assinala Alex Pacheco.

Recentemente, a Clarios Foundation, entidade independente estabelecida para promover as comunidades e as causas defendidas pela Clarios, fez parceria com a ONG Pure Earth e a UNICEF para conduzir a iniciativa “Protegendo o Potencial de Cada Criança”. 

O propósito das entidades é aumentar a conscientização sobre o impacto da exposição ao chumbo na saúde e no desenvolvimento de crianças em longo prazo e mobilizar a população para abolir as práticas perigosas. Bangladesh, Geórgia, Gana, Indonésia e México são os primeiros países a implementar esse projeto. O programa ainda não chegou no Brasil em razão da gravidade do problema em outras localidades, mas há planos para que isso aconteça também no país. 

“Estamos emprestamos nosso know-how para auxiliar essas comunidades que lidam com esse problema latente. Com isso, esperamos transformar toda a indústria de baterias de chumbo ácido no mundo em um negócio mais limpo e sustentável. Não somente onde a Clarios opera. Desejamos ser escolhidos não só pelas capacidades técnicas dos nossos produtos, mas, também, pelo que promovemos em termos de sustentabilidade”, frisa.

Para provar a busca pelo crescimento inclusivo e sustentável, a Clarios delineou “O Plano de Sustentabilidade da Clarios” que representa o próximo passo no seu compromisso de tornar o mundo melhor hoje para que seja possível progredir no amanhã. 

 

Sobre a Clarios

Antes Johnson Controls Power Solutions, a  Clarios é líder global em soluções de armazenamento de energia, maior fabricante de baterias do Brasil e produtora da marca Heliar, líder entre as montadoras. Em parceria com nossos clientes, buscamos atender a uma demanda cada vez maior por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16 mil funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de baterias em constante evolução para praticamente todos os tipos de veículos. Utilizamos tecnologias que oferecem desempenho único e de última geração e trazem ao dia a dia confiança, segurança e conforto. Agregamos valor a cada elo na cadeia de suprimentos, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que compartilhamos. Saiba mais sobre a Clarios em www.clarios.com. A Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners, uma empresa de serviços comerciais e industriais, focada na propriedade e operação de negócios de alta qualidade. A Brookfield Partners está nas Bolsas de Valores de Nova Iorque e Toronto (NYSE: BBU) (TSX: BBU.UN). Para mais informações, acesse https://bbu.brookfield.com.

Destaque da Semana

Jurerê OPEN registra aumento de 200% no número de visitantes neste verão

Temporada já é considerada a melhor de todos os...

Quais são os erros mais comuns no marketing no Instagram e como evitá-los?

O Instagram é uma das plataformas mais poderosas para...

Com impacto emocional, alopecia areata ganha novas opções de tratamento

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recomendações atualizadas para aprimorar...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor