Coca-Cola e Colgate permanecem no topo. No ano passado, pessoas foram menos aos pontos de venda, mas consumo de grandes marcas cresceu globalmente
Realizado desde 2013, o ranking Brand Footprint da Kantar, lรญder global em dados,ย insightsย e consultoria, acaba de divulgar as marcas mais escolhidas mundialmente pelos consumidores em 2020. Pelo nono ano seguido, a Coca-Cola foi a mais consumida, escolhida 6,5 bilhรตes de vezes dentro de casa. E apesar das restriรงรตes durante a pandemia terem impactado seu desempenho fora de casa, ร medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comรฉrcio eletrรดnico em 50% por ter sido escolhida 59 milhรตes de vezes online.
Assim como em 2019, a Colgate manteve a vice-lideranรงa no ranking, sendo escolhida 4,3 bilhรตes de vezes, e o terceiro lugar ficou com a Lifebuoy (marca da Unilever especializada em sabonetes bactericidas), apontada mais de 3 bilhรตes de vezes.
O ranking analisou 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 paรญses dos cinco continentes, incluindo o Brasil, com alcance de 73% da populaรงรฃo mundial e cobertura de 89% do PIB global.
Embora a Coca-Cola e a Colgate tenham permanecido como as duas marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente, respectivamente, a lista de 2020 teve mudanรงas no seu topo: a Maggi, que apareceu em 3ยบ lugar em 2019, desceu para a 4ยช colocaรงรฃo, sendo substituรญda pela Lifebuoy.
A lista com as 25 maiores marcas inclui tambรฉm, por ordem, Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafรฉ, Vim, Knorr, Nestlรฉ, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.
Um dos destaques foi a marca Dettol, que mais cresceu no Top 50 Global, com avanรงo de 39% deย CRPs (Consumer Reach Points),ย sendo escolhida quase 1.4 milhรตes de vezes e subindo da 27ยช posiรงรฃo em 2019 para a 16ยช posiรงรฃo. CRP รฉ a mรฉtrica desenvolvida pela Kantar para criar o ranking Brand Footprint com base na quantidade de vezes que as marcas foram escolhidas pelos consumidores em um ano.
Esse aumento, mais do que o dobro do de 2019 e quatro vezes o seu desenvolvimento mรฉdio na รบltima dรฉcada, foi impulsionado por um aumento na penetraรงรฃo, com um em cada quatro lares escolhendo Dettol durante o ano em comparaรงรฃo com um em cada cinco em 2019, junto com um 10% de aumento na frequรชncia de compra.
As marcas de higiene e alimentos embalados foram as que mais se beneficiaram da pandemia. Junto com o aumento do desenvolvimento de Dettol em casa, Lifebuoy, Vim e Palmolive tambรฉm aumentaram suas taxas de penetraรงรฃo. Na categoria de alimentos embalados, Maggi, Oreo, Heinz, Lays e Barilla foram escolhidos por mais famรญlias em 2020 do que em 2019.
O estudo tambรฉm mediu o comportamento dos compradores. Por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas foram bem menos ao supermercado: 1,6 bilhรฃo de viagens deixaram de ser feitas em 2020, em comparaรงรฃo com o ano anterior. E apesar da reduรงรฃo, o tรญquete por viagem aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram suas opรงรตes de compra e quase dois terรงos (64%) das 50 principais marcas encontraram compradores adicionais em 2020.
De uma maneira geral, as marcas tiveram crescimento de quase 10% no ano, mas com grandes diferenรงas regionais. รndia e Estados Unidos foram os mercados mais importantes para o crescimento das 50 maiores marcas em 2020, representando 55% deste desenvolvimento.
Conforme identificado no relatรณrioย Winning Omnichannelย da Kantar, a pandemia acelerou a migraรงรฃo de compras presenciais para o online, como alimentos, o que aumentou suas vendas digitais em 45,5%. Como resultado, os compradores se voltaram para as maiores marcas online. As 5 principais escolhidas foram Coca-Cola, Heinz, Nescafรฉ, Colgate e Lay’s. L’Orรฉal Paris foi a marca online de maior sucesso, com 17% de suas vendas por meio desse meio eletrรดnico; seu crescimento online de 35% compensou parcialmente seu declรญnio offline.
Benjamin Cawthray, Diretor Global de Lideranรงa de Ideias da divisรฃo Worldpanel da Kantar, afirma: “2020 foi um ano difรญcil para as empresas, mas as marcas de bens de consumo massivo permaneceram consistentes e responsivas ร s tendรชncias. Os eventos de COVID-19 mudaram o crescimento lento das marcas FMCG, levando as Top 50 a um crescimento em 2020 que nรฃo tinha sido visto em anos anteriores. A penetraรงรฃo foi um impulsionador crucial do desenvolvimento, jรก que 88% das marcas viram um aumento no nรบmero de compradores que as escolheram. Alรฉm disso, 5 marcas no Top 10 tiveram mais lucros do que os observados em 2019, o que aponta para um crescimento global mais consistente com o maior aumento de compradores visto em um maior nรบmero de mercados.โ
Confira lista completa das 25 marcas mais consumidas mundialmente em 2020:
Confira a lista das 20 marcas online mais escolhidas
Acesse o ranking completo das Top 50 marcas emย www.kantar.com/brandfootprint