Linx e DB1 desenvolvem primeiro app em SaaS para farmácias

Ferramenta pioneira em nuvem no setor melhora experiência do usuário e gestão de vendas nas farmácias.

A Linx, por meio da parceria com a DB1 Global Software, desenvolveu o primeiro aplicativo SaaS para o segmento farmacêutico, o Linx Farma Cloud, totalmente em nuvem.

A Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo, por meio da parceria com a DB1 Global Software, desenvolvedora de softwares e tecnologia sob demanda, desenvolveu o primeiro aplicativo SaaS para o segmento farmacêutico, o Linx Farma Cloud, totalmente em nuvem.

A inovação veio em linha com o momento da empresa, que já havia feito aquisições importantes no segmento – como a Softfarma, especialista em sistema de gestão para farmácias de pequeno e médio portes, e a ShopBack, empresa especialista em multiplataforma SaaS – e identificou, no ano passado, uma oportunidade de mercado ainda não explorada, sem concorrentes: uma ferramenta automatizada em nuvem para o setor farmacêutico, permitindo uma melhor gestão do negócio por meio do acesso facilitado, que pode ser de qualquer lugar a qualquer instante. Após mais de dez reuniões de prospecção, o app foi desenvolvido e aprimorado pela DB1 Global Software.

“No início deste processo, foi identificado que as principais dores do cliente eram a melhoria da experiência do usuário e agregar novas funcionalidades para melhor gestão das vendas, financeiro, precificação e produtos controlados pela Anvisa. O varejo farmacêutico tem muitas particularidades e burocracias importantes que precisavam estar integradas no sistema de forma automatizada e em nuvem”, disse  Alexandre Rezende, Gerente de Projetos da DB1 Global.

O produto em si é dividido em dois sistemas: um mais simples, para ser usado na farmácia, com enfoque em pedidos, fechamento, recebimento na frente de caixa, TEF, pagamentos com cartão e dinheiro, entre outras funcionalidades; e o outro com enfoque em retaguarda, onde é feita a entrada de mercadorias, ajustes no estoque, devoluções, contas a pagar e receber. “É um ERP de farmácia, mas que foi desmembrado para garantir maior disponibilidade do sistema para lugares com internet instável ou de baixa velocidade, assim oferecendo uma melhor experiência e usabilidade. Era algo que faltava na gestão de farmácias e que o setor ainda não tinha conseguido endereçar”, explica Leandro Ruggero, gerente do segmento de farmácias da Linx.

Uma das primeiras entregas de valor realizada pelo time de experiência do usuário (UX) da DB1 foi uma nova versão do dashboard no sistema, desenvolvido em Java e Angular. “Isso trouxe uma nova proposta para disponibilizar informações de gestão de forma simples e agradável para acompanhamento da alta direção e tomada de decisão”, comenta Alexandre. Outra entrega de valor foi a nova experiência de usabilidade, também elaborada pelo mesmo time, visando facilitar o registro, conferência e envio para Anvisa dos produtos controlados pelo farmacêutico. Além disso, desenvolveram novos relatórios financeiros e de vendas.

Com as evoluções, Ruggero acredita que o momento agora é de escalar o produto e até faz projeções. “Com o apoio que a DB1 continua nos fornecendo, queremos alcançar a meta de ter até 3 mil farmácias usando o sistema até o final do próximo ano”, finaliza.

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