Renault do Brasil é a primeira montadora de automóveis a aderir à iniciativa empresarial pela igualdade racial

A Renault do Brasil é a primeira montadora de automóveis no país que se torna membro signatário da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, um movimento criado em 2015 e formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. A adesão à Instituição ocorre em uma data emblemática, no dia 13 de maio, quando se completa 133 anos da Abolição da Escravatura no Brasil.

“O tema da diversidade e inclusão já é uma realidade em nossa empresa há 20 anos, quando o Renault Group aderiu ao Pacto Global da ONU, com a implementação dos 10 princípios, que se aplicam a todas as unidades no mundo. Na Renault, nós encontramos força em nossa diversidade e queremos ser um local de trabalho que reflita a comunidade diversificada que servimos, onde todos se sintam incluídos, respeitados e valorizados,” explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Com a assinatura da parceria, a Renault firma uma aliança com os “10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial”, que são:

  1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito à promoção da igualdade racial.
  2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.
  3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.
  4. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial.
  5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial.
  6. Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing.
  7. Promover o respeito a todas as pessoas no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
  8. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.
  9. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão na cadeia de valor.
  10. Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.

De acordo com o coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Raphael Vicente, “a adesão destas grandes empresas em uma data tão marcante para a história do Brasil, representa mais um ponto de inflexão, um ato simbólico de compreensão da necessária transformação da qual todos somos parte. A sociedade está em rápida transformação e certamente, em breve, ninguém aceitará mais o flagelo do racismo.”

Outras iniciativas de diversidade e inclusão da Renault do Brasil

A diversidade e inclusão fazem parte da estratégia da Renault para criar condições de todos os colaboradores atuarem em um ambiente cada vez mais inclusivo. Desde 2010 a marca vem criando Grupos de Afinidade para diversas áreas, para desenvolver projetos que fomentem a inclusão e a diversidade.

Em 2010, a Renault criou o Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um aumento no número de mulheres e a presença delas em posições de liderança na empresa. Em 2020, outros três grupos foram desenvolvidos: Proud@Renault que promove iniciativas de representatividade para os grupos LGBTQIA+, Acess@Renault, que tem como objetivo desenvolver projetos que visam conscientizar e assegurar um ambiente mais inclusivo a todos os colaboradores com alguma deficiência e o AllColors@Renault.

“O AllColors@Renault tem como principal objetivo desenvolver projetos que buscam conscientizar e assegurar um ambiente seguro e livre de preconceito e discriminação racial ou de etnia para todos os colaboradores da Renault,” explica Alexandre Peres, Diretor de Qualidade e Satisfação Clientes na Renault do Brasil e padrinho do grupo de afinidade AllColors@Renault.

Sobre a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial é um movimento criado em 2015, formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. O universo Iniciativa representa mais de R$ 1,3 trilhão em faturamento, mais de 800 mil pessoas e alcance global, tendo como sua finalidade a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor.

Destaque da Semana

Pátio Batel desperta a magia e os sentidos com floresta encantada de Natal

Marcos Soares estreia assinatura de decoração de Natal com...

Tirol celebra 50 anos com campanha e sorteio de prêmios especiais

Para envolver seus consumidores nas comemorações dos 50 anos...

Dicas para presentear com arte neste Natal

Bela, repleta de significados e com história para contar,...

Homens são mais afetados pela hérnia inguinal

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor