Que a transformaรงรฃo digital dos bancos foi acelerada pela pandemia, nรฃo restam dรบvidas. Mas o que pouca gente se deu conta รฉ que, enquanto a tecnologia estรก agilizando os atendimentos e evitando a ida a uma agรชncia bancรกria, parece que as instituiรงรตes financeiras se esqueceram do velho e bom telefone.
Quem pensa que as ligaรงรตes diminuรญram com a pandemiaย e a consolidaรงรฃo dos recursos tecnolรณgicos, estรก enganado. Uma pesquisa recente, realizada pela startup de call tracking PhoneTrack, mostrou que as ligaรงรตes para as instituiรงรตes financeiras continuam acontecendo. No caso de vendas de produtos, como crรฉdito consignado para aposentados e pensionistas, por exemplo, o telefone รฉ um dos canais mais ricos, porรฉm, mais subvalorizados. Verificou-se que o รญndice de ligaรงรตes perdidas pode chegar a 45%. Ou seja, quase metade das ligaรงรตes (que poderiam resultar em vendas) sรฃo perdidas โ e a maior parte das empresas nem sabe disso.ย
A pesquisa apontou tambรฉm que instituiรงรตes financeiras que realizam o monitoramento das ligaรงรตes alcanรงam, com isso, uma taxa de retorno de 98%, transformando as chamadas perdidas em oportunidades de vendas. “Tendo a informaรงรฃo na mรฃo, รฉ possรญvel realizar tratativas diferentes como: retornar a ligaรงรฃo, enviar notificaรงรฃo via SMS, encaminhar para atendimento no WhatsApp, entre outras coisas”, afirma Marcio Pacheco, CEO da PhoneTrack. Segundo ele, entre o pรบblico acima de 60 anos, 40% ainda prefere entrar em contato com o gerente ou com o banco via telefone, jรก que nรฃo pode ir atรฉ a agรชncia. O levantamento analisou mais de 18 mil ligaรงรตes entre agosto de 2020 e maio de 2021, em 80 pontos de venda de todo o Brasil.