Início Geral Mídia e Marketing Dicas de Marketing para o Dia dos Namorados 

Dicas de Marketing para o Dia dos Namorados 

0

Shirley Miranda Camargo (*) 

Bem, vamos começar pelo começo. Acredito que você já sabe que o Dia dos Namorados em outros países é comemorado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentino ou “Valentine’s Day”. Mas você sabe por que aqui no Brasil a celebração do amor é comemorada em uma data diferente?

Em 1949, João Doria (pai do atual governador de São Paulo) foi contratado por uma loja para melhorar os resultados das vendas no mês de junho, que sempre eram muito fracas comparadas ao sucesso de maio, mês das mães. Então, eles resolveram instituir o Dia dos Namorados em 12 de junho, por ser a véspera do Dia do Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro” (BBC News, 2018).

Então, é uma data comercial? Claro que sim! Mas é legal comemorar? Eu particularmente acho (e ai do meu marido se pensar o contrário). No entanto, gostando ou não, se você é gestor ou empreendedor, não pode negar que é uma data importante. Só para você ter uma ideia, segundo dados do E-commerce Brasil, o faturamento dos e-commerces no ano passado entre os dias 28 de maio e 12 de junho foi de R$ 6,45 bilhões (mais do que o dobro do ano anterior).

Então, seguem algumas dicas para ajudar a alavancar suas vendas nesta data.

1) Estamos na era do marketing permissivo, do “inbound marketing”, onde o cliente tem que se sentir atraído por você e não importunado! Pensando nisso, que tal criar posts ou artigos bem bacanas, com dicas de presentes para ele e para ela? Conheço muitas pessoas que ficariam bem felizes com este tipo de ajuda.

2) Segundo o Neuromarketing, o senso de urgência faz as pessoas tomarem suas decisões de compra. Portanto, uma boa ideia é colocar um cronômetro ou uma contagem regressiva, lembrando os consumidores de que a data está se aproximando.

3) Sempre teremos os procrastinadores crônicos, que vão querer comprar presentes de última hora. Se sua empresa consegue ter agilidade para entregar seu produto ou serviço de forma rápida para clientes de última hora, ponto para você, terá muito sucesso! Mas estruture-se muito bem para cumprir o que prometer e não correr o risco de “queimar” a sua marca.

4) Por fim, sua empresa pode seguir um outro caminho e se posicionar “Anti-Dia dos Namorados”, apoiando os solteiros neste dia com seus produtos e serviços. E, caso nem esta estratégia sirva para sua empresa, faça no mínimo uma postagem bem fofa para marcar presença e não deixar o dia passar em branco.

No mais, desejo não só um excelente Dia dos Namorados para você, mas também excelentes vendas!

Shirlei Miranda Camargo

(*) Shirlei Miranda Camargo é professora e coordenadora adjunta dos Cursos de Administração do Centro Universitário Internacional UNINTER

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile