Podcast Entre Amigos oferecido pelo E-commerce Brasil traz discussões de alto nível, projeções de mercado, cases de sucesso e as últimas novidades do mercado de e-commerce.
Sempre de olho nas últimas tendências do universo e-commerce, o podcast Entre Amigos dessa semana traz um bate pape entre Pierre Baptista, coordenador de marketing do ANYMARKET, e Gabriel Bollico, CEO da ShopB e um dos maiores nomes do e-commerce brasileiro, sobre as particularidades de uma operação de sucesso em um marketplace de nicho.
Neste episódio, Pierre e Bollico debatem os diferentes aspectos da operação de venda digital, desde o início da estratégia à definição de requisitos, explorando vantagens e pontos de atenção na hora de escolher o marketplace ou as ferramentas e ideais.
Gabriel Bollico, que atua no Nicho gamer desde 2009 nos sites ShopB, Meu Game Usado, Club Games e Distribuidora de Jogos, conta que começou a gerar conteúdo sobre e-commerce por ser o que ele vive todos os dias e sobre o que ele gosta muito de falar.
De uma maneira geral quando procuramos listar as maiores vantagens em atuar no marketplace de nicho, as primeiras respostas que surgem são especialização e centralização do marketplace, que já traz um público específico e garante a facilidade da busca pelo consumidor, o que representa uma oportunidade para que o próprio empreendedor conheça melhor o comportamento de consumo desse público.
Nesse sentido, Gabriel costuma dizer que o melhor lugar para vender hoje é a Internet. Em contrapartida, o lugar mais competitivo também é a Internet. Então, como brigar de frente com os grandes? “Em primeiro lugar é preciso que você seja um especialista. E você só consegue ser um especialista hoje em dia quando você consegue estar nichado. E o fato de você ter um negócio nichado vai ajudá-lo a vender em marketplace. É um ciclo virtuoso”, explica Bollico.
“Eu costumo dizer que quando você gosta de fazer o que você faz, quando você tem aptidão para vender o que você vende, é meio que natural esse processo de estudo em cima do produto, em cima do nicho. Isso aumenta o teu conhecimento, transformando você em uma autoridade, e essa autoridade é replicada em pequenos aspectos, desde cadastro de produtos, até persuasão na venda, o que é uma vantagem em cima do grande varejo”, garante Gabriel.
Ele conta que como o grande varejo está sempre vendendo de tudo, quando você mostra que entende do produto e já envolve os clientes ali nos gatilhos de venda, isso vai fazer a diferença para você.
“Desde o primeiro momento lá em 2009, eu criei a ShopB como uma loja gamer e estruturei um ecossistema em volta da ShopB, que é formado pelo Meu Game Usado, que é o maior site de compra e venda de jogos usados do Brasil, pela club, que é um serviço de aluguel, pela Distribuidora de Jogos, mas tudo dentro do ecossistema dos Games. E foi isso que chamou a atenção da indústria. Hoje temos parcerias exclusivas com a Nintendo, com a Xbox e com a PlayStation”.
“Com o PlayStation 5, a Shop B foi umas das únicas lojas do Brasil a fazer a pré-venda do item mais escasso do mundo nesse momento. Quando você se torna um representante comercial direto da Nintendo, se não me engano são apenas 7 lojas no Brasil, você tem acesso a produtos exclusivos. E depois que você tem acesso a esses produtos fica muito mais fácil vender. Então teve todo um trabalho de 10 anos de marketing, de construção de imagem, de aquecer a comunidade, de ser um negócio nichado representa um grande valor. Tanto que a ShopB hoje é a única loja gamer com parceria direta com Nintendo, Xbox e PlayStation. Todos os outros são os grandes do varejo”, orgulha-se Gabriel.
De acordo com o empreendedor, quando alguém decide vender de tudo encontra muito mais dificuldade justamente por bater de frente com essas potências como Amazon e B2W. Segundo ele, o ponto é se você tem know-how e grana para bater de frente com eles.
“Agora quando você é nichado e vira uma autoridade, você vai conseguir fazer um grande trabalho. Não é fácil, não é do dia para a noite, mas é possível e eu sou a prova viva disso. Eu acho que hoje em dia, se você não tiver bilhões na conta, criar um negócio nichado e uma comunidade de clientes e fãs da marca, é o que vai garantir que você consiga fazer o grande negócio”, conclui ele.
Bollico ressalta a importância da tríade organização, planejamento e foco. “Se não tiver um serviço para fazer a operação rodar, cedo ou tarde você vai se dar mal. Problemas acontecem sempre. Nós encontramos um furo de 57 mil reais e estamos correndo atrás para conseguir reaver esse valor. O crescimento é uma dor e tem empresa que quebra justamente nessa hora. Por isso eu digo que vale a pena se preparar antes com um Hub e um sistema de conciliação”.
Pierre Baptista finaliza esse episódio com uma importante dica para quem deseja trabalhar com e-commerce em marketplace. “É preciso dar uma atenção especial ao atendimento e à logística. Mapeie seus pontos de reclamação e atue nisso. Olhe para o que o cliente está falando, faça pesquisas recorrentes, tente entender como está o serviço de logística e surpreenda, o que contribui muito para a experiência de usuário e percepção da marca”.
Para escutar o podcast na íntegra, acesse https://bit.ly/marketplace-de-nicho.