Com soluรงรฃo da startup Payface, a primeira loja a implementar o self checkout no Brasil tambรฉm se torna a pioneira na adoรงรฃo de reconhecimento facial para pagamentos no Paranรก, diminuindo filas e evitando o contato fรญsico entre seus consumidores
A maior rede de supermercados do Sul do Brasil e a nรบmero um do Paranรก, o Grupo Muffato, com mais de 70 lojas no Paranรก e em Sรฃo Paulo, passa a oferecer em uma de suas lojas fรญsicas a opรงรฃo de identificaรงรฃo e pagamento por reconhecimento facial, se tornando a primeira rede paranaense a implementar a tecnologia. Com soluรงรฃo da startup Payface, a tecnologia conecta o rosto de cada usuรกrio com o seu cartรฃo de crรฉdito. Sem precisar mostrar o cartรฃo, o consumidor poderรก optar por pagar suas compras usando apenas o rosto, diminuindo filas e evitando contato fรญsico.
A soluรงรฃo estรก instalada em todos os 28 caixas da unidade Muffato Madre, localizada no Jardim Bela Suiรงa, em Londrina (PR). A integraรงรฃo faz parte da estratรฉgia de inovaรงรฃo do Grupo Muffato, prioridade daย empresa ao longo dos seus 46 anos de histรณria. โO Super Muffato foi a primeira a trazer o self checkout para o Brasil, em 2012, e a lanรงar, em 2019, a tecnologia de Shop&Go, que permite a compra por celular em loja fรญsica, sem fila e realizada 100% por meio de autoatendimento. A inovaรงรฃo sempre foi um dos nossos focos e agora nรฃo seria diferenteโ, conta Everton Muffato, diretor executivo e sรณcio do Grupo Muffato. Segundo a Associaรงรฃo Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor de supermercados registrou um crescimento de 9,36% em 2020, em relaรงรฃo ao ano anterior.
Para Elรกdio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, a implementaรงรฃo no Super Muffato mostra o potencial que a tecnologia de reconhecimento facial tem de avanรงar por todo o Brasil, mudando a vida de diferentes perfis de consumidores. โVermos uma das principais redes supermercadistas do paรญs mantendo um histรณrico expressivo de busca por inovaรงรฃo mostra que o varejo, nos prรณximos anos, serรก um dos principais negรณcios passando por transformaรงรฃo digitalโ, diz Isoppo.
Para comeรงar a pagar por reconhecimento facial, o usuรกrio baixa o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra o rosto. No momento em que for fazer suas compras, o cliente se posiciona em frente a um dispositivo mรณvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificaรงรฃo com o rosto. Entรฃo, com a identificaรงรฃo validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor para que o cliente finalize a compra via Payface. Todo o processamento รฉ feito sem nenhum toque no dispositivo.
No Paranรก, o setor de supermercados teve um crescimento de 11% na comparaรงรฃo com 2019, conforme dados da Secretaria da Fazenda do Paranรก. O setor foi um dos que mais cresceu no comรฉrcio varejista, atrรกs apenas do mercado de รกudio, vรญdeo e eletrodomรฉsticos (com crescimento de 24%) e do de materiais de construรงรฃo e ferragens (+13%). Isso porque, devido ร s medidas de isolamento social, as pessoas precisaram mudar seus hรกbitos de alimentaรงรฃo, contribuindo com o aumento de consumo dentro do lar. Tambรฉm, esses estabelecimentos continuaram funcionando nos perรญodos em que bares, restaurantes e serviรงos nรฃo essenciais fecharam as portas devido ร s regras de quarentena.
Rede de supermercados Angeloni implanta pagamento por reconhecimento facial