Varejo segue ritmo de recuperação em maio, aponta IGet

O IGet Varejo, índice desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, apontou crescimento pelo segundo mês consecutivo, descontados valores sazonais, dando sinais de recuperação do setor gradualmente. Os varejos ampliado e restrito tiveram alta mensal de 8,6% e de 11,7%, respectivamente. Na comparação anual, o aumento foi de 12,6% no ampliado e 13,1% no restrito.

“Mesmo sem contar com o Dia das Mães, quando registramos recorde de transações de cartões de débito e crédito, temos visto o varejo mais aquecido desde a segunda quinzena de abril, retomando aos poucos suas atividades”, afirma André Parize, CFO da Getnet. Das categorias que mais impulsionaram as vendas em maio foram Artigos Pessoais (46%), Vestuário (34,8%), Materiais para Escritório (21,2%) e Partes e Peças Automotivas (10,8%). Importante destacar também o aumento do consumo em Supermercados de 2,4%, uma vez que não teve alta nem queda em abril.

Para o economista do Santander, Lucas Maynard, “os números de março, que foram negativos, carregaram estatisticamente um efeito de baixo desempenho da atividade econômica para o segundo trimestre. Porém, com o aumento das vendas no varejo em abril e maio apontados pelo IGet, podemos prever mais equilíbrio do setor terciário”, conclui.

Metodologia

O IGet – Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro – utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. Em maio, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

Sobre a Getnet

A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui. Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.

Destaque da Semana

Jockey Plaza Shopping apresenta o Natal de Nova Iorque

Com pista de patinação como Rockefeller Center, cubo LED...

Semana com feriado e muito rock no Sheridan´s

A largada da semana no Sheridan´s será ao som...

Bosco Gastronomia lança cardápio especial para encomenda da ceia de Natal

Uma seleção variada para facilitar as celebrações de fim...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor