Novos itens de tecnologia e seguranรงa como partida do motor ร distรขncia, sensor de ponto cego, cรขmera Multiview, central multimรญdia com tela de 8โ e sistema de som Bose
O Renault Captur conquistou o pรบblico graรงas a seu design sofisticado, alinhado ร sย caracterรญsticas de robustez e versatilidade de um SUV, alรฉm de toda a oferta deย easy lifeย e conectividade. Agora, na linha 2022 o SUV chega com o design externo renovado, uma revoluรงรฃo no interior e o inรฉdito e moderno motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 flex, redefinindo o conceito de prazer ao dirigir.
Alรฉm do motor turbo TCe 1.3 flex que gera 170 cv de potรชncia e 27,5 kgfm, o maior torque do segmento, o Captur 2022 tambรฉm chega com a nova transmissรฃo automรกtica CVTย XTRONICยฎ. O casamento desse moderno motor com o eficiente cรขmbio continuamente variรกvel garante รณtimas retomadas e ultrapassagens mais rรกpidas.
O Captur 2022ย atualiza as definiรงรตes de design que o consagraram no Brasil e no mundo. As linhas fluidas, marcantes e bem balanceadas exibem modernidade e elegรขncia. O novo para-choque รฉ ainda mais envolvente e traz novos elementos tecnolรณgicos, como a nova luz de circulaรงรฃo diurna DRL em LED que emoldura os farรณis de neblina tambรฉm em LED com a funรงรฃo auxiliar em curvas. Os farรณis passam a ser full LED na versรฃo topo de linha, com atรฉ 75% de melhoria na eficiรชncia da iluminaรงรฃo. A grade superior estรก mais larga e ganhou detalhe cromado, dando ainda mais sofisticaรงรฃo ao modelo. O modelo tambรฉm ganhou novo ski dianteiro com entrada de ar. As rodas de 17 polegadas tambรฉm sรฃo novas.
O interior foi completamente renovado. Com materiais suaves ao toque, o Captur estรก num novo patamar de percepรงรฃo de qualidade. A versรฃo topo de linha ganhou ainda a opรงรฃo bรญton no interior com a combinaรงรฃo da cor marrom Castanyera, dando um toque a mais de requinte ao veรญculo.ย O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimรญdia e das saรญdas de ar.
Para facilitar ainda mais a vida a bordo, a nova central multimรญdia com tela de oito polegadas estรก mais rรกpida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro cรขmeras.
A direรงรฃo รฉ elรฉtrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do โpiloto automรกticoโ (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. A versรฃo topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo, promovendo uma experiรชncia sonora de qualidade superior.
Garantindo mais conforto ao motorista, o apoio de braรงo agora รฉ integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos. Alรฉm do conforto a bordo, os passageiros do banco de trรกs passam a ter duas saรญdas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrรดnicos neste mundo cada vez mais conectado.
O Captur tambรฉm traz novos itens de tecnologia e seguranรงa, como partida do motor ร distรขncia com a nova chave โhands freeโ, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veรญculo, alรฉm de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presenรงa de uma motocicleta ou automรณvel fora do campo de visรฃo do motorista.
Produzido no Complexo Ayrton Senna, em Sรฃo Josรฉ dos Pinhais (PR), o Captur chega em trรชs versรตes de acabamento: Zen, Intense e Iconic. Todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.
O maior torque da categoriaย
O novo motorย turboย TCe 1.3ย flex do Captur foi desenvolvido com o know-how da Alianรงa Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como caracterรญsticas um alto torque em baixas rotaรงรตes e baixo consumo de combustรญvel. Isso se traduz em um comportamento รกgil.
O eficiente propulsor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fรณrmula 1, categoria que a marca jรก conquistou 12 tรญtulos mundiais, como a injeรงรฃo direta central com 250 bar de pressรฃo, turbocompressor com vรกlvula wastegateย eletrรดnicaย e duplo comando de vรกlvulas variรกvel com atuadores elรฉtricos, que garantem uma combustรฃo otimizada com mais performance e menos consumo de combustรญvel.
O turbo TCe 1.3 flex รฉ um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos paรญses. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validaรงรฃo em condiรงรตes extremas e jรก teve mais de 1,2 milhรฃo de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versรฃo flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Amรฉricas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em Sรฃo Josรฉ dos Pinhais (PR).
Entre as principais caracterรญsticas do motor turbo TCe 1.3 flex estรฃo:
- Turbocompressor:ย trabalha com a pressรฃo mรกxima de 1.4 bar controlada com precisรฃo pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona o torque mรกximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia,ย o motor ganha em agilidade, para responder melhor ร s variaรงรตes de pressรฃo na admissรฃo.
- Cabeรงote em formato delta:ย essa construรงรฃo permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle tรฉrmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeรงote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque.
- Comando de vรกlvulas:ย o duplo eixo do comando de vรกlvulas no cabeรงote tem temporizaรงรฃo variรกvel das vรกlvulas de admissรฃo e escape, comandada eletronicamente permitindo variaรงรฃo contรญnua dos รขngulos de abertura e fechamento das vรกlvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotaรงรฃo. Alรฉm disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam reduรงรฃo de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustรญvel.
- Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon):ย utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes mรณveis do cabeรงote, anรฉis e pinos dos pistรตes receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustรญvel.
- Bronzinas polรญmero-metรกlicas:ย aplicaรงรฃo de tratamento superficial de polรญmero para reduรงรฃo de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade.
- Injeรงรฃo diretaย de combustรญvel:ย a adoรงรฃo de injetores centrais com pressรฃo de 250 barย com design desenvolvido para o etanol (vazรฃo, direรงรฃo e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomizaรงรฃo do combustรญvel, proporcionando maior torque e potรชncia.
- Cilindros comย BSC (Bore Spray Coating):ย o bloco de alumรญnio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca tรฉrmica mais eficiente entre a cรขmara de combustรฃo e a camisa dโรกgua, reduzindo atrito com os anรฉis e pistรตes, alรฉm de um melhor controle da prรฉ-detonaรงรฃo.ย Sรณ esta medida jรก permite reduzir o consumo e as emissรตes em aproximadamente 1%. Essa tecnologia รฉ utilizada com sucesso na Alianรงa no esportivo Nissan GT-R.
- Sonda lamba proporcional:ย analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustรฃo assegurando a melhor performance em qualquerย situaรงรฃo e de maneira mais rรกpida.
A combinaรงรฃo de um motor com tecnologia de ponta com o moderno cรขmbio automรกtico CVTย XTRONICยฎย garante retomadas de velocidade vigorosas e forรงa em todas as condiรงรตes de uso.
O novoย CVTย XTRONICยฎย proporciona o mรกximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo tambรฉm economia de combustรญvel. Um dos seus destaques รฉ um software de gerenciamento que simula a troca de marchasย no modo automรกtico, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor.
Essa transmissรฃo continuamente variรกvel oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de cรขmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla ร esquerda para assumir o controle. A opรงรฃo traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustรญvel onde รฉ possรญvel usar o freio-motor.
Com aceleraรงรตes constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissรฃo foi baseado em trรชs pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saรญdas de semรกforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensaรงรฃo รฉ de conforto, sem que haja qualquer tranco.
Entre as novidades do cรขmbio automรกticoย CVTย XTRONICยฎย de oito marchas estรฃo:
- Faixa de atuaรงรฃo do lock-up ampliada, reduzindo a sensaรงรฃo de deslizamento nas arrancadas, com mรกxima transferรชncia do torque do motor para as rodas.
- Bomba de รณleo de dimensรตes reduzidas e cรกrter com menor volume. Com menos peso, o consumo de combustรญvel รฉ menor.
- Vรกlvula de controle hidrรกulico de maior precisรฃo, garantindo rapidez nas retomadas de trocas de marchas.
- Corrente de menor largura, ampliando a relaรงรฃo de transmissรฃo para aceleraรงรตes mais vigorosas e menores rotaรงรตes do motor em velocidades de cruzeiro.
- Novo รณleo de baixa viscosidade, gerando menos atrito e um consumo de combustรญvel menor.
Outra tecnologia aplicada para a reduรงรฃo do consumo de combustรญvel รฉ o sistema Start&Stop, que desliga o automรณvel automaticamente em semรกforo ou outras paradas prolongadas. Este modernoย sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de atรฉ 5% de combustรญvelย no trรขnsito urbano.
Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustรญvel e no monitoramento de suas viagens, a central multimรญdia Easy Link mantรฉm as funรงรตes Eco Scoring e Eco Monitoring.
Toda a tecnologia embarcada no motor e cรขmbio do Captur TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada รฉ de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo รฉ de 8,3 km/l no percurso rodoviรกrio e 7,5 km/l no urbano.
DESIGN ร PRIMEIRA VISTA
O Captur sempre chamou a atenรงรฃo nas ruas pelo design. Agora, o modelo foi reestilizado sem perder a sua elegรขncia e linhas bem marcadas. A nova grade dianteira, com desenho fluido e no conhecido formato de โCโ, ficou ainda maior e ganhou detalhe cromado.ย O novo para-choque รฉ ainda mais envolvente e traz inรฉditos elementos tecnolรณgicos, como os apliques prateados, a luz de circulaรงรฃo diurna DRL em LED โC Shapeโ, que emoldura os farรณis de neblina LED com a funรงรฃo โcorneringโ, auxiliar em curvas, e o novo ski dianteiro com entrada de ar, que dรก um toque de sofisticaรงรฃo e esportividade. Os farรณis passam a ser full LED na versรฃo topo de linha, em atรฉ com 75% de melhoria visual.
Na lateral, hรก um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenรงรฃo pelas linhas fluidas e lateral esculpida, alรฉm dos mรบsculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17โโ, disponรญveis com dois desenhos e dois tipos de acabamento, de acordo com a versรฃo, integram o conjunto em perfeita harmonia.
A traseira traz LEDS na identidade visual das lanternas, ponteira do escapamento cromada e agora onde estรก o nome Captur passa a ser na mesma cor da carroceria. E a sigla TCe (do inglรชs Turbo Control Efficiency), em alusรฃo ao motor turbo 1.3 flex, estรก estampada na tampa do porta-malas.
A pintura em bรญton oferece originalidade e personalizaรงรฃo. Sรฃo oferecidas oito combinaรงรตes de cores, incluindo seis combinaรงรตes em bรญton. O teto do Captur pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam ร s cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopรฉe.
O Captur acomoda cinco passageiros com conforto, graรงas aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensรตes entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. Mesmo no banco traseiro, trรชs pessoas podem viajar confortavelmente.ย O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.
Alรฉm da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando ainda mais encontrar a melhor posiรงรฃo de dirigir.
TECNOLOGIA: EASY LIFE E SEGURANรA
Facilitar a vida a bordo รฉ sempre uma preocupaรงรฃo da Renault. Agora, ligar o motor do carro ร distรขncia รฉ possรญvel no Captur. Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro estรก estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado jรก funcione e deixe o interior do veรญculo em uma temperatura agradรกvel.
O Captur 2022 tambรฉm traz alerta de baixa pressรฃo dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressรฃo estรก baixa. Outros alertas luminosos sรฃo o sensor de ponto cego, que indica quando um veรญculo ao lado se aproxima, mas estรก fora do campo de visรฃo do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.
Na lista de equipamentos tambรฉm estรฃoย controles de estabilidade (ESP), traรงรฃo (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), alรฉm de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opรงรฃo de desativaรงรฃo do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteรงรฃo para a cabeรงa em colisรตes laterais. Alรฉm disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixaรงรฃo de cadeirinhas infantis.
Pensando na comodidade e seguranรงa do condutor, o Captur acende automaticamente os farรณis quando detecta baixa luminosidade graรงas ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar รกgua no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartรฃo se distanciou do veรญculo (funรงรฃo โhands freeโ).
Outra novidade do Captur 2022 รฉ o sistema Multiview, que consiste em quatro cรขmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualizaรงรฃo entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visรฃo de todas as direรงรตes do veรญculo.
A nova direรงรฃo elรฉtrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisรฃo para o uso em estradas. Com a melhoria, o nรบmero de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,3 para 3,0 e o esforรงo de manobra diminuiu 35% em relaรงรฃo ร versรฃo anterior.
SISTEMA MULTIMรDIA
A nova central multimรญdia EasyLink traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma tela capacitiva de 8โโ com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizรกvel e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Os ocupantes tambรฉm podem realizar conexรฃo via Bluetooth e visualizar informaรงรตes como temperatura externa e horรกrio direto na tela.
O sistema possui uma vasta gama de opรงรตes de personalizaรงรฃo para adaptar a tela ao gosto de cada cliente. O EasyLink permite o cadastro de atรฉ cinco perfis, que podem personalizar funรงรตes sem interferir nos outros perfis cadastrados.ย Pelo sistema รฉ possรญvel:
- Escolher um nome e uma foto de capa;
- Definir um layout personalizado da tela;
- Salvar suas preferรชncias de configuraรงรฃo de som e rรกdio;
- Salvar atรฉ nove estaรงรตes de rรกdio na memรณria do sistema;
- Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
- Personalizar uma sequรชncia de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veรญculo;
- Personalizar o som das teclas.
Outra importante novidade รฉ a possibilidade de parear atรฉ seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possรญvel realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veรญculo. Tambรฉm existe a opรงรฃo de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas jรก configuradas.
VERSรES E EQUIPAMENTOS
Zen:
- Multimรญdia Easylink 8โ com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
- Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
- 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
- Cรขmera e sensores de estacionamento traseiros
- Controle de estabilidade (ESP)
- Controle de traรงรฃo (ASR)
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Luzes de circulaรงรฃo diurna (DRL) em LED
- Sensor de pressรฃo dos pneus
- Chave-cartรฃo
- Sistema Start&Stop
- Piloto automรกtico (regulador e limitador de velocidade)
- Rodas de 17 polegadas
Opcional:ย pintura bรญton
Intense, os equipamentos da Zen mais:
- Ar-condicionado automรกtico
- Luzes de neblina em LED com funรงรฃo โcorneringโ, auxiliar em curvas
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Duas saรญdas USB para o banco traseiro
- Funรงรฃo โFollow me homeโ nos farรณis
Opcionais:ย pintura bรญton e revestimento interno premium
Iconic, os equipamentos da Intense mais:
- Farรณis com tecnologia full LED
- Sensor de ponto cego
- Sistema de cรขmeras Multiview, com quatro cรขmeras
- Sistema de partida remota do motor
- Revestimento interno premium
Opcionais:ย pintura bรญton e sistema de รกudioย BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil hรก mais de 22 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fรกbricas no complexo Ayrton Senna, em Sรฃo Josรฉ dosย Pinhais (PR): a de veรญculos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), alรฉm da fรกbrica de injeรงรฃo de alumรญnio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veรญculos como o Kwid e Master, lรญderes em seus segmentos, alรฉm do Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Captur e, ainda, o Zoe E-Tech, veรญculo 100% elรฉtrico, a Renault inovou ao lanรงar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluรงรตes para facilitar a vida dos clientes.
Com o Renault On Demand, serviรงo de aluguel de veรญculos a longo prazo, a montadora traz novas soluรงรตes de mobilidade, juntamente com vรกrios projetos de compartilhamento de veรญculos. A Renault tambรฉm desenvolve soluรงรตes de geraรงรฃo de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construรญda uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veรญculos elรฉtricos que rodam por lรก.
O Instituto Renault, responsรกvel pelas aรงรตes socioambientais da marca no paรญs, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e jรก impactou cerca de 800 mil pessoas ao longo dos seus 10 anos nos eixos de Inclusรฃo e Seguranรงa.